No próximo domingo, dia 24, será realizada a cerimônia e a festa do Oscar, a maior premiação do cinema mundial. Entre os principais prêmios temos a música composta para os filmes. Porém, os seus respectivos compositores só podem ser nomeados se o tema composto para o longa for inédito e não baseado em uma obra já existente.
Isso leva uma discussão no meio artístico, pois nem toda trilha musical feita para um filme é totalmente original, sempre há influências e referências de outros trabalhos de artistas aclamados ou não.
Voltando ao tema das cinco melhores trilhas musicais indicadas ao Oscar deste ano, temos:
- Thomas Newman por "007 – Operação Skyfall"
- Alexandre Desplat por "Argo"
- Mychael Danna por "As aventuras de Pi"
- John Williams por "Lincoln"
- Mychael Danna por "As aventuras de Pi"
- John Williams por "Lincoln"
- Dario Marianelli por "Anna Karenina”
Cada um com sua característica peculiar ao fazer a música para a película que está trabalhando. Vamos falar sobre cada um deles e a trilha pela qual está concorrendo à estatueta.
Começando por Thomas Newman, filho do maestro Alfred Newman de “O Rei & Eu (1956)” e “Camelot (1967)”. Thomas é conhecido pelas trilhas de “Um Sonho de Liberdade (1994)”, “À Espera de um Milagre (1999)” e “Beleza Americana (1999)” de Sam Mendes, do qual se tornou parceiro musical dos filmes do diretor. Esta é a sua décima primeira nomeação ao prêmio.
THOMAS NEWMAN – 007: OPERAÇÃO SKYFALL
Para fazer a música do último filme de James Bond “007 – Operação Skyfall”, Newman aproveitou o aniversário de 50 anos do personagem, fez um trabalho inspirado revisando os primeiros episódios do agente acrescido da excelente canção de Adele, “Skyfall”.
ADELE - SKYFALL
Alexandre Desplat, conhecido pelas trilhas do último filme do mago adolescente Harry Potter, “As Relíquias da Morte Parte I & II (2010 & 2011)” e “O Discurso do Rei (2010)”. Em “Argo”, Desplat faz um trabalho que lembra os filmes de espionagem dos anos 60 & 70 com influência de música étnica. Com uma linda harmonização em seus momentos de reflexão e de tensão, na fuga dos americanos da embaixada. Esta é a sua quinta indicação.
ALEXANDRE DESPLAT – ARGO
Mychael Danna, conhecido por utilizar instrumentais não-ocidentais e música eletrônica nos seus trabalhos, entre os mais conhecidos temos “A Pequena Miss Sunshine (2006)”, “(500) Dias com Ela (2009)” e “O Homem que Mudou o Jogo (2011)”. Em “As Aventuras de Pi”, Danna utiliza um tom mais reflexivo em seu tema musical onde a mistura entre a percussão, música indiana e instrumentos de cordas funciona a contento.
MYCHAEL DANNA – AS AVENTURAS DE PI
John Wiliams, o mestre de todos eles. O que dizer do compositor que fez a trilha musical de duas das maiores sagas que o cinema já viu e ouviu. Estou falando de “Star Wars” e “Indiana Jones”. A mais nova parceria com o mago Steven Spielberg, “Lincoln”, traz uma música mais sóbria e sem o tom épico que marca seu trabalho com Spielberg. A trilha de “Lincoln” lembra um pouco à de “O Resgate do Soldado Ryan (1998)”. Williams soma 48 nomeações e cinco estatuetas no seu currículo.
JOHN WILLIAMS – LINCOLN
Dario Marianelli, parceiro de Joe Wright nos filmes “Orgulho & Preconceito (2005)”, “Desejo & Reparação (2007)”, “O Solista (2009)” e agora com “Anna Karenina (2012)”. A música tem um tom épico e melancólico que lembra muito a trilha de “Os Miseráveis (2012)” com um diferencial. Desta vez, ela é totalmente instrumental. Marianelli tem duas indicações e um Oscar ganho em 2007 por “Desejo & Reparação”.
DARIO MARIANELLI – ANNA KARENINA
A sorte está lançada. Se não são as melhores trilhas sonoras musicais, isso fica a critério de cada um que ler este artigo. E no domingo, vamos saber quem levou a estatueta para casa.
Comentários
Postar um comentário