Pular para o conteúdo principal

"NA TERRA DO AMOR & DO ÓDIO", A MUSA ANGELINA JOLIE ATRÁS DAS CÂMERAS


 
 
Como uma das principais estreias do último final de semana, temos o filme “Na Terra de Amor & Ódio (In the Land of Blood & Honey, 2011)” dirigido por Angelina Jolie. Mas este, porém não é sua primeira vez como diretora. Em 2007 realizou “A Place in Time”, um documentário sobre diversidade e senso de comunidade.
 
 
Além de dirigir, produziu e escreveu uma história original sobre o amor de militar sérvio e uma pintora bósnia de origem mulçumana em plena Guerra da Bósnia. No movimento armado que durou de 1992 a 1995, o maior período de uma guerra civil desde a Segunda Guerra Mundial e que devastou a antiga Iugoslávia.
 
 
Temos o romance entre Danijel (Goran Kostic), militar de origem sérvia e segue os passos do severo pai e general do exercíto (Rade Serbedzija, de “Busca Implacável 2, 2012”), e Ajla (Zana Marjanovic), que é interrompido com o início da guerra, no encontro deles em um bar.
 
 
 
 
 
Desse modo, se separam. Ele vai para o front de batalha e ela fica isolada no apartamento que vive com a irmã e seu sobrinho recém-nascido. Até que as forças sérvias o invadem e pegam as mulheres para viverem em condições subumanas em um quartel improvisado por eles na cidade em que vive. E lá todas elas são submetidas a todas as torturas psicológicas e físicas que alguém pode suportar. Onde são violentadas todos os dias pelos soldados. Até que os caminhos de Danijel e Ajla se cruzam novamente.
 
 
Ele é o comandante do quartel. Para não dar muita na cara, finge que a estupra na frente dos seus subordinados e das mulheres presas. E a coloca em posição, como a favorita dele, assim ninguém pode tocá-la. Com isso, Danijel tenta se reconciliar com Ajla mostrando que tem consciência do que está ocorrendo, mas não acha correta a atitude do exército sérvio a respeito dos mulçumanos da Bósnia.
 
 
Aos poucos, a confiança e o sentimento de amor entre eles vai florescendo. Danijel tenta ajuda-la o máximo que pode, dando a Ajla alternativas para fugir de lá. Até o momento que ele vai ser transferido para Sarajevo, pois o exército sérvio precisa de sua experiência como atirador de elite. Mostra como sair de lá, mas ela perde a oportunidade.
 
 
Sem Danijel, Ajla se torna alvo fácil dos soldados até que resolve fugir por onde ele indicou e consegue obter sucesso. Perdida em meios aos destroços da cidade, ela encontra um rapaz que conhece sua irmã e a leva até seu encontro. Onde descobre que seu sobrinho foi assassinado pelos soldados, só porque não parava de chorar.
 
 
Assim “Na Terra do Amor & do Ódio” mostra como um país pode cair devido às diferenças religiosas e de etnia, onde os sérvios e os bósnios estão em conflito por causa de quem realmente começou isso tudo. E quem paga o preço disso, são os mais fracos. No caso, mulheres e crianças, que são forçadas a ter uma vida onde são atacadas brutamente física e psicologicamente.
 
 
Angelina Jolie com seu trabalho como embaixadora da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) conseguiu através dos relatos das vítimas, construir um roteiro que nos mostra como deve ter sido difícil para elas viverem esses tempos de guerra.
 
 
E critica a posição das Nações Unidas e dos Estados Unidos em não ajudá-las para resolver o problema entre os sérvios e os bósnios. A estimativa chega a mais de 100 mil mortes e de 50 mil mulheres estupradas nos massacres nas cidades e na criação de campos de concentração.
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c