Em nossas salas de cinema, o mais
novo filme do galã dos anos 80 Richard
Gere, “A Negociação (The Arbitrage,
2012)”. Dirigido por Nicolas Jarecki
( roteirista de “The Informers – A Geração Perdida, 2008”) e co-estrelado por Susan Sarandon (Oscar de Melhor Atriz
por “Os Últimos Passos de um Homem, 1995”) e Tim Roth (“O Incrível Hulk, 2008”).
Gere é o magnata Robert Miller que como todo bom ricaço americano tem uma vida dupla. Na frente da esposa e da filha, o homem exemplar de índole imaculada. Porém, esconde segredos delas como as falcatruas dos seus negócios e uma amante (Laetitia Casta), dona de uma galeria de arte na cidade em que vivem.
Mostrando os tempos de crise na economia americana, Miller sofre com processos na Justiça e justamente em seu aniversário de 60 anos, ocorre um acidente de carro com ele e sua amante, onde esta falece.
Daí “A Negociação” se torna um suspense policial, onde o responsável pelo caso, detetive Bryer (Roth) está atrás do responsável pela morte dela. Pois até então ele tinha contornos dos filmes de Oliver Stone sobre Wall Street, “Wall Street (1987)” e “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme (2010)”. Onde o cinismo do personagem de Michael Douglas é recriado perfeitamente por Gere em seu Robert Miller.
Assim como numa perseguição de gato e rato, Bryer tentando descobrir provas que incriminem Miller, porém sempre conseguir encontrar um modo para escapar dele. E Susan Sarandon como a esposa traída Ellen Miller, vendo a máscara de marido perfeito de Robert cair por completo.
“A Negociação” vale a ida ao cinema por cumprir exatamente o que propõe. Um filme que fala sobre os bastidores financeiros das grandes empresas americanas mesclado a um suspense policial onde cada negócio feito às escondidas por Miller é descoberto e sua imagem de bom filantropo e marido cai por terra. Mas mesmo assim, ele mantem a pose imponente.
Desse modo, Richard Gere conseguiu uma indicação para Melhor Ator para o próximo Globo de Ouro. Destaque também para Susan Sarandon e Tim Roth como obstinado detetive Bryer.
Comentários
Postar um comentário