Pular para o conteúdo principal

O LADO "SELVAGEM" DE OLIVER STONE


Em exibição em nossas salas de cinema, o mais novo filme do cineasta Oliver Stone, “Selvagens (Savages, 2012)”. Baseado no livro do autor Don Winslow, que pesquisa sobre o cultivo de maconha nos Estados Unidos e os carteis de droga no México.


Escrito a seis mãos, Stone, Winslow e o roteirista Shane Salerno, o filme conta a história de dois amigos de infância, Ben & Cho, Aaron Johnson e Taylor Kitsch respectivamente. Sendo Ben, o cabeça da dupla, formado em administração e botânica tem uma idéia juntamente com o amigo Cho, ex-militar que lutou no Afeganistão e trouxe de lá uma semente de maconha que devido a sua pureza consegue mais de 30% de eficácia no seu efeito alucinógeno. Para os entendidos, isso é um fator determinante para a compra e venda do produto, consequentemente o seu sucesso.


A pesquisa e a venda de maconha como produto medicinal não é proibida, mas a dupla consegue burlar a lei. Camuflando a sua pesquisa, conseguem criar um negócio independente de ótima aceitação.



Em meio a isso, temos O, abreviação de Ofélia (personagem de Blake Lively do seriado de TV Gossip Girl), como o interesse romântico dos dois. Onde ela divide seu espaço com eles e sem qualquer problema entre os mesmos. Plenamente satisfeitos com a situação. E contando também com os olhos fechados do agente de policia Dennis (John Travolta de Pulp Fiction, 1994), que recebe deles uma boa fatia dos lucros para fazer isso.


O sucesso deles chama a atenção do cartel de drogas no México, chefiado por Elena Sanchez (a Frida Kalo Salma Hayek), que sugere uma parceria com eles. Mas Ben e Cho se negam, ela se irrita com a negativa deles e sequestra O com a ajuda de seu comparsa e faz tudo Miguel “Lado” Arroyo (o Che Benicio Del Toro).


Desse modo, é uma corrida contra o tempo para eles salvarem o amor de suas vidas. Ao mesmo tempo em que são obrigados a fazer a parceria com Elena e manter O viva. Assim o filme se transforma de uma película que discutia o cultivo da maconha e o amor livre em pleno século XXI para um filme policial com contornos de ação e suspense.



Stone sai da sua zona de conforto de filmes políticos (JFK, 1991; Nixon, 1995 & W, 2008) e de guerra como os premiados “Platoon (Platoon, 1986)” e “Nascido em quatro de Julho (Born on the Forth of July, 1989)” e o pouco visto “Entre o Ceú e a Terra (Heaven & Earth, 1994)”. Fazendo assim um filme que não é comum na sua filmografia como citado acima.


Onde consegue se sair bem, dosando na medida exata a ação com o suspense. Com momentos de pura nostalgia como numa conversa do trio falando sobre a fuga deles lembra a cena final do clássico “Butch Cassidy (Butch Cassidy & The Sundance Kid, 1969)”, onde Butch e Sundance Kid conseguem (ou não) sobreviver. E há também referências de “Assassinos por Natureza (Natural Born Killers, 1993)” e “Reviravolta (U Turn, 1997)”, são os que mais se assemelham com este, outros filmes de Stone que mostram como ele pode variar de estilo. Devido ao teor de violência, consumo de drogas e suspense.


Quanto ao trio formado por Kitsch, Johnson e Lively conseguem transmitir a sensualidade nas cenas em que estão juntos. Já Hayek faz um tipo “O Poderoso Chefão” de saias que tenta se reconciliar com a filha e Del Toro, o típico mexicano malandro que quer tirar proveito da situação como um todo.  Travolta se sai bem como o policial corrupto que não quer perder a oportunidade de ganhar mais dinheiro. Tornando o filme em uma viagem lisérgica com a narração em off de O para guiar o espectador em 131 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...