Principal estreia do último final de semana, temos o filme “Os Infratores (Lawless, 2012)” do diretor John Hillcoat do drama pós-apocalíptico “A Estrada (2009)”. Estrelado pelo filho de Indiana Jones Shia LaBeouf e o Bane de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)” Tom Hardy. O filme conta a história dos irmãos Bondurant que faziam a venda de uísque em plena Lei Seca no sudoeste do estado de Vírginia, no ano de 1931.
Baseado no livro “The Wettest Country in the World” de Matt Bondurant, neto de Jack Bondurant, este o personagem de LaBeouf. Onde temos, ele e seus irmãos Forrest (Hardy) e Howard (Jason Clarke) tentando sobreviver a esses tempos difíceis na sua terra natal. Logo na abertura, se vê como seriam suas personalidades ao atingirem a idade adulta, quando Jack tem que atirar na cabeça de um porco na fazenda em que vivem, seus irmãos o provocam e ele não consegue fazê-lo. Com Forrest pegando a arma e dando o tiro. Assim vemos, ele como o líder da família, Jack o sensível e Howard o guarda costas.
Narrado em off por Jack, a história da vida deles se confunde com a lenda imposta aos mesmos. Por mais que tentem feri-los e/ou mata-los, eles sobrevivem. Como por exemplo, seus pais morrem de febre amarela, Forrest foi atingido pela mesma doença e conseguiu sobreviver. Quando seu negócio local prospera, chega o governo para pegar a sua fatia do lucro. Representado por Charley Rakes (Guy Pearce, de “O Discurso do Rei, 2010”). Porém, Forrest se recusa a dividir seu rendimento e desse modo, começa uma guerra pessoal entre ele e o governo.
E Jack
querendo participar da ação com a ajuda de seu amigo de infância Criket Pate (Dane DeHaan, o Timbo do seriado de TV “True Blood, 2008 a 2014”) que é um gênio
da mecânica. Em meio à confusão, temos Maggie Beauford (Jessica Chastain de “A Árvore
da Vida, 2011”), uma mulher de passado obscura que cuida da estalagem dos
Bondurant e se torna uma paixão secreta de Forrest. E a filha de um pastor
batista alemão, Bertha Minnix (Mia
Wasikoswska, a “Alice no País das
Maravilhas, 2010” de Tim Burton) como interesse romântico de Jack.
A película nos mostra como era a realidade vivida daqueles tempos juntamente com uma ilusão criada pelo próprio cinema, onde os produtores da época e o governo americano criaram o “Código Hays”, que visava proibir a “imoralidade” dos filmes policiais que transformava os mesmos gangsters em anti-heróis que aterrorizavam Chicago e Nova York nos anos 30.
O filme transita com a lenda criada e a vida real dos Bondurant. Há cenas que lembram os melhores momentos de “Os Intocáveis (1987)” de Brian DePalma e os filmes sobre a máfia italiana de Martin Scorsese. No que diz respeito, a como eles resolviam as pendências entre eles.
“Os Infratores” tem a participação especial de Gary Oldman (o Sirius Black da saga Harry Potter) como Floyd Banner, um notório gângster da época. Assim, “Os Infratores” vale o ingresso. Por ser um excelente policial, com ótimo elenco. E uma curiosidade, o livro foi adaptado para a tela grande pelo músico Nick Cave bem como sua trilha musical feita por ele e Warren Ellis. Outro destaque fica para a seleção de canções tocadas, uma variação do mais puro Blues com a música regional da época. Para ouvi-la, no link: https://www.youtube.com/watch?v=OVvFxmyKRlM&list=OLAK5uy_nuC_zJ6AWDbuOxsT4B5Jf50bl6qVnz8II
Comentários
Postar um comentário