Pular para o conteúdo principal

A Babilônia dos STONES Chega a São Paulo (13.04.1998)

 
Continuando a falar dos 50 anos da maior banda de rock de todos os tempos, os Rolling Stones. Vamos voltar no tempo, pegando carona no Delorean do Dr. Emmett Brown da Trilogia De Volta para o Futuro e ir para mais exatamente no dia 13 de abril de 1998 na cidade de São Paulo no Estádio Ícaro de Castro Mello, onde é a pista de atletismo próxima ao ginásio do Ibirapuera. 

Local da segunda apresentação da banda em nossa terra brasilis em sua segunda passagem por aqui. Desta vez, acompanhado de meu amigo de infância Carlos Eduardo, sua futura e linda esposa Andreia e minha irmã Célia fomos em direção ao estádio. Chegando lá nos deparamos com uma fila quilométrica em todo o entorno do local. Quase uma hora depois, conseguimos entrar e vimos toda a estrutura de palco da “Bridges to Babylon Tour” e com uma passarela em direção a um pequeno palco central onde a banda teria um contato mais próximo com o público.


Aconteceram dois shows de abertura. A atração nacional foi a cantora Cássia Eller em sua fase rock’n’roll, antes da bem sucedida parceira com ex-titã Nando Reis, onde tivemos clássicos do rock brasileiro como “Vida Bandida (Lobão)” e “Geração Coca-Cola (Legião Urbana)” e um repertório baseado em seu álbum lançado na época, “Veneno Anti-Monotonia (1997)”. Com canções do poeta Cazuza como “Por que A gente é Assim”, “Bete Balanço” e “Brasil” juntamente com seu maior hit “Malandragem” e “ECT”. Fazendo assim, um show curto e coeso.


Logo em seguida, foi a vez do mítico poeta folk Bob Dylan. Sim, ele próprio. Foi a primeira atração internacional da noite. Como já é de praxe em suas apresentações, Dylan não toca seus principais sucessos e quando o faz ele muda totalmente o arranjo original como foi o caso de “Forever Young“ e “I Want You”. O show teve como base seu álbum “Time Out of Mind” de 1997, como a canção “Lovesick” e outras menos conhecidas como “The Man in Me”. Seria uma ótima apresentação se não fosse pelo “mico” apresentado pela produção dos Stones, onde acenderam todas as luzes do palco e expulsando literalmente Dylan do palco no meio da última canção, “Highway 61 Revisited”. Isso ocorreu devido ao atraso na entrada do público no estádio, mais de 40 minutos. Fazendo que atrasasse o cronograma das apresentações.


Passada a gafe, ficamos no aguardo do show dos Stones e é quando as luzes se apagam completamente. Rola uma introdução no melhor estilo tribal e de repente surge Keith Richard dando inicio à apresentação com o riff de “(I Can’t Get No) Satisfaction”. Dai foi à catarse sonora do mais puro rock’n’roll com “Let’s Spend The Night Together”, “Gimme Shelter”, “It’s Only Rock’n’Roll” mesclados com canções do álbum que dá nome a tour como “Flip The Switch”, “Out of Control” e “Saint of Me”. E o momento mais esperado da noite, o dueto entre a banda e Bob Dylan em “Like A Rolling Stone”. Apesar de algumas falhas no som e a voz rouca de Dylan, a performance foi a contento e marcante. Outro grande momento foi à canção “Sister Morphine”, que não era tocada há muito tempo. Causando certa surpresa para os presentes ao espetáculo.


Foram duas horas e meia de show com seus hits “Sympathy for the Devil”, “Start Me Up”, “Honky Tonky Women” e o final com “Jumpin’ Jack Flash” “You Can’t Always Get What You Want”e “Brown Sugar”. Para os saudosistas da fase anos 60, tivemos “Little Queenie (Chuck Berry)” e “Under My Thumb” no diminuto palco central. Keef trazendo de "Wanna Hold You (do disco "Undercover, 1984")" ao repertorio dos shows. Como saldo final, o que se viu foi uma grande banda tocando o faz de melhor.

It’s Only Rock’n’Roll (But We Like It)

Segue abaixo o setlist das apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro

11.04.1998 – Praça da Apoteose, Rio de Janeiro

Setlist: I Can’t Get No Satisfaction, Let’s Spend The Night Together, Flip The Switch, Gimme Shelter, Ruby Tuesday*, It’s Only Rock’n’Roll (But I Like It), Saint of  Me, Out of Control, Miss You, Like A Rolling Stone (dueto com Bob Dylan), You Don’t Have What Mean It* (Keith Richard: lead vocals), Wanna Hold You (Keith Richard: lead vocals), Little Queenie (Chuck Berry), I Just Wanna Make Love to You* (Willie Dixon), You Got Me Rocking, Sympathy For The Devil, Tumblin’ Dice, Honky Tonky Women, Start Me Up, Jumpin’ Jack Flash, You Can’t Always Get What You Want, Brown Sugar

13.04.1998 – Estádio Ícaro de Castro Mello (pista de atletismo Ibirapuera)

Setlist: I Can’t Get No Satisfaction, Let’s Spend The Night Together, Flip The Switch, Gimme Shelter, Sister Morphine*, It’s Only Rock’n’Roll (But I Like It), Saint of  Me, Out of Control, Miss You, Like A Rolling Stone (dueto com Bob Dylan), Thief in the Night* (Keith Richard: lead vocals), Wanna Hold You (Keith Richard: lead vocals), Little Queenie (Chuck Berry),Under My Thumb*, You Got Me Rocking, Sympathy For The Devil, Tumblin’ Dice, Honky Tonky Women, Start Me Up, Jumpin’ Jack Flash, You Can’t Always Get What You Want, Brown Sugar

*As canções em vermelho são as alterações no repertório de cada apresentação.

GIMME SHELTER

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...