Pular para o conteúdo principal

Denzel Washington Está "PROTEGENDO O INIMIGO"?



Este é o mais novo filme do astro a estrear neste final de semana em nossas salas de cinema e inaugurando de vez a temporada 2012 na tela grande. “Protegendo o Inimigo (Safe House, 2012)” é dirigido pelo chileno Daniel Espinosa, em sua primeira experiência cinematográfica. Contando a história do ex-agente da CIA, Tobin Frost (o personagem de Denzel Washington), uma lenda na agência, mas que saiu de lá para se tornar um traficante de informações privilegiadas entre as maiores agências de espionagem como a própria CIA, Inteligência Russa, Mossad e MI6.
Em uma das negociações ocorrida na Cidade do Cabo (África do Sul) algo dá errado e Frost é obrigado a pedir asilo no consulado americano do país. Como uma das pessoas mais procuradas nos quatro continentes, a CIA corre para tirá-lo de lá e levá-lo para um abrigo de segurança deles localizado secretamente na África. Daí o título original SAFE HOUSE, ou traduzindo abrigo de segurança, termo militar.






Entra Matt Weston, feito por Ryan Reynolds o “Laterna Verde (2011)”, um agente novato que é o “zelador” deste abrigo e que tem sua rotina monótona virada de cabeça para baixo com a chegada de Frost. Até então, morando lá a mais de 12 meses sem qualquer tipo de ação ou mobilização da agência e esperando uma promoção que nunca chega.
Como em uma operação militar, Frost chega lá para ser interrogado e assim revelar quais são seus reais propósitos. Utilizando técnicas de interrogatórias dignas do seriado “24 Horas”, a equipe especializada faz uso do waterboarding, técnica que usa uma toalha molhada, presa ao rosto da pessoa e logo em seguida, ela é deitada e derramado litros d’água em seu rosto para dar a sensação de afogamento. Em determinado momento, Matt pergunta: “Isso é legal?”.
De repente, o abrigo é invadido e é necessário que Matt aja do modo para que foi treinado, um agente de campo da CIA. Tirando Frost de lá e procurando um novo local seguro para poder entregá-lo para as autoridades competentes. É aí que o filme ganha contornos de ação contínua e de espionagem. Sem saber em quem confiar, Matt começa a agir por conta própria e a descobrir que nem todos aqueles em que confiava podem ser tão confiáveis.





É daí que vemos o trabalho do diretor de segunda unidade Alexander Witt, um dos melhores coordenadores para sequências de ação do cinema atual. No seu currículo temos filmes como “Máquina Mortífera III (1992)”, “A Identidade Bourne (2002)” e “007 – Cassino Royale (2006)”. Assim vemos a violência e as sequências de destruição de carros e casas fazendo parte do filme e não o ditando propriamente.
A história de “Protegendo o Inimigo” não é diferente de outros filmes do gênero. O herói ingênuo que aprende da pior maneira a amadurecer através de um mentor de índole duvidosa e ainda mostrar que é capaz de fazer o serviço. É aí que a desempenho dos atores se destaca, com Washington fazendo um personagem que ao mesmo tempo é vilão e até certo ponto mocinho. Essa duplicidade nos mostra porque ele é um dos melhores atores de sua geração e as comparações com Sidney Poitier são justificáveis.
Sua presença de cena tem um ar de autoridade que poucos têm atualmente. Ele consegue prender sua atenção e nos faz entender as intenções do seu personagem de tal modo que começamos a torcer por ele. Ryan Reynolds tem uma boa atuação também saindo do estereótipo canastrão de seus filmes e fazendo um trabalho em que a presença de Denzel não o intimide tanto em cena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...