Pular para o conteúdo principal

BRAD PITT É O "HOMEM QUE MUDOU O JOGO"


Baseado no romance “Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game” de Michael Lewis, o novo filme de Brad Pitt, “O Homem que Mudou o Jogo (Moneball, 2011)”, conta como seu personagem Billy Beane, ex-jogador de beisebol e hoje o empresário do time A’s de Oakland fez uma revolução neste esporte. Dirigido por Bennett Miller temos a história do homem que ajudou a renovar o método de avaliação dos jogadores da liga de beisebol americano.

A trama começa em 2002, com o time de Beane perdendo seus principais jogadores para times maiores da liga e como é um time de menor expressão tem um orçamento que não é possível fazer gastos milionários (U$$ 39 milhões contra U$$ 114 milhões dos grandes times). E consequentemente não tem como chegar às finais.
Ao tentar fazer negócios com outros times, conhece um analista formado em economia em Yale Peter Brand, interpretado por Jonas Hill de “Superbad - É Hoje (2007)”, onde com ele encontra uma forma de contratar jogadores de baixo custo e assim montar um time vencedor com base em dados de estatísticas e cálculos matemáticos.


E como é feito isso? Brand tem um programa de avaliação desses dados. Interpretado através de erros e acertos desses jogadores e daí sai uma média de seu desempenho. Mostrando que são bons jogadores só que subestimados por seus times e não tendo a oportunidade devida.

Assim temos uma história com toques de redenção e superação. Misturada com a própria história de Beane descoberto por um olheiro na juventude e tendo que se decidir sobre a carreira no esporte e uma bolsa de estudo para Harvard. Sem contar a convivência com a ex-mulher vivida por Robin Wright de “Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres (Millenium – The Girl with the Dragon Tattoo, 2011)” e a filha de 12 anos, preocupada com o emprego do pai. E a participação de Philip Seymour Hoffman, Oscar de melhor Ator por "Capote (2005)" faz o treinador Art Howe, mas preocupado em renovar seu contrato do que treinar o time.


O roteiro foi adaptado por Steven Zaillian (“A Lista de Schindler, 1993”) e Aaron Sorkin (“A Rede Social, 2010”) a partir das anotações de Stan Chervin. O filme mostra bem os bastidores deste esporte, que não é muito bem entendido por aqui, e como o modo de fazer negócio está ultrapassado, com velhos donos não querendo saber de mudança e afetando aqueles que já estão acostumados ao modo antigo. E vemos também de como é sujo este meio esportivo fora dos campos com todos fazendo de tudo para que a idéia de Beane não dê certo.
  
Pitt consegue fazer um grande trabalho, saindo do estilo galã de seus últimos filmes e nos mostrando um lado mais humano da sua persona. Vemos um homem de 50 anos com rugas criadas pelo desgaste do tempo e a preocupação em melhorar a atuação do seu time tentando encontrar um jeito de mudar o jogo a seu favor realmente e ainda sim superar todos os obstáculos e crenças pessoais. Por exemplo, ele não vê o jogo no estádio fica a distância, mas com um rádio ou tv portátil a tiracolo para saber como está indo a partida.
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c