Pular para o conteúdo principal

MERYL STREEP - A DAMA DO CINEMA MUNDIAL


Em seu mais novo filme, Meryl Streep faz o ícone político Margaret Thatcher. Utilizando o apelido dado a ela, temos o título da película.  “A Dama de Ferro (The Iron Lady, 2011)” nos trazer a cinebiografia desta mulher que foi a primeira e até hoje a ser Primeira-Ministra da Inglaterra desde  1979 até 1990. Thatcher era conhecida assim por seu estilo rígido e ríspido no exercício do cargo.
É uma obra totalmente ficcional que foi baseada em fatores reais. Hoje Thatcher vive reclusa e sofrendo de demência. O filme mistura bem essa atual fase com seus anos dourados na política inglesa e conta um pouco da sua juventude aonde se formou a sua ideologia política graças à influência do pai, membro do Partido Conservador da época.
O filme já começa com Thatcher idosa indo ao mercadinho do bairro em que mora para comprar 1 litro de leite, não sendo reconhecida e sendo tratada com certo desdém pelas pessoas. Sofrendo de certos delírios por causa da idade avançada conversa com o marido Denis, já falecido por causa do câncer, frequentemente e separando as roupas para que ele possa usar no dia-a-dia.


Denis é feito brilhantemente por Jim Broadbent (o pai de Bridget Jones em seus filmes), sabendo dosar humor e drama na medida certa. Mas quem dá o tom é Streep. Sabendo mostra como o envelhecimento da sua personagem se confunde com a sua própria história. Em meio aos devaneios, Thatcher relembra de quando era uma adolescente estudiosa e não queria se divertir como as meninas de sua época. A formação política pelo pai e o momento em que concorre para ser membro do parlamento inglês com a consequente derrota e o detrimento dos membros de seu partido que a consideram a “filha do quitandeiro”, a profissão de seu pai.
Vemos sua ascensão política junto a isso seu casamento com Denis, o nascimento de seus filhos gêmeos (um menino e uma menina) e optando pela vida política, os deixando assim de lado e mais tarde pagando o preço por essa escolha. Streep mostra muito bem a amargura de Thatcher por essa opção de vida.
Em um dos melhores momentos do filme é o seu treinamento para concorrer ao cargo de Primeiro Ministro da Inglaterra, pois seus conselheiros acham sua voz muito estridente e precisando de um refinamento vocal e assim foi contratado um técnico vocal para aprimorá-la. Uma pequena mudança no seu visual ao fazer aparições públicas e a sua decisão de não tirar o colar de pérolas dado por Denis para celebrar o nascimento dos gêmeos.


Com o clima tenso no país por causa de uma crise econômica que o levou quase a falência total e a entrada de Thatcher para tentar estabilizar a situação. Com a criação de taxas iguais tanto para ricos como para os mais pobres. Se fazendo presente diante de seus oponentes assim como seus aliados, doa a quem doer. Sem esquecer-se da Guerra nas Malvinas e a decisão de Thatcher de entrar em guerra com Argentina mesmo sabendo que a Inglaterra não tinha condições financeiras para isso. Decidida a fazer isso, certa ou errada, se comove com os rumos da batalha e decide escrever de próprio punho cartas de condolências para as famílias de soldados ingleses mortos no conflito.

Por causa disso, Meryl Streep mereceu a estatueta este ano. Não só pelo o recorde de nomeações ao Oscar que somadas totalizam 17, para as categorias de Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante. Ganhadora em duas ocasiões por “Kramer Vs. Kramer (1978)” como Melhor Atriz Coadjuvante e em “A Escolha de Sofia (1982)” como Melhor Atriz.  E sim por todo seu repertório dramático e capacidade de se adaptar aos mais diferentes papéis. Vide filmes como “Mama Mia (2008)”, “O Diabo Veste Prada (2006)”, “As Pontes de Madison (1995)” e “Entre Dois Amores (1985)”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c