Pular para o conteúdo principal

MELHOR DO CINEMA - TRILHA SONORA (PARTE DOIS)


Dando continuidade na nossa discussão sobre o futuro dos maestros da música para filmes na telona. Surgem mais alguns nomes que fazem da história nas trilhas sonoras.

Vamos começar com John Barry (1933 – 2011), conhecido compositor das trilhas dos filmes do agente secreto britânico conhecido como James Bond ou 007, nos anos 60,70 e 80. Por exemplo: “007 Contra o Satânico Dr. No (1962)”, “007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (1974)” e “007 Na Mira dos Assassinos (1985)”. Sendo o principal tema da série “The James Bond Theme” foi composto por Monty Norman com participação de Barry nos arranjos.  Outros exemplos de sua genialidade são: “Perdidos na Noite (1969)”, “Entre Dois Amores (1985)”, “Dança com Lobos (1990)” e “Em Algum Lugar no Passado (1980)”. Sendo que nos três primeiros, John Barry foi ganhador do Oscar.




Bill Conti (1942 -    ), é outro exemplo de maestro que tem lugar garantida nesta dicussão. Pois é dele o principal tema da série “Rocky” e de suas continuações e é autor da trilha dos filmes “The Karate Kid (1984)” e “Nos Bastidores da Notícia (1987)”. Atualmente trabalha como maestro de orquestra na cerimônia do Oscar.


Henry Mancini (1924 – 1994), autor do tema principal para os filmes da “Pantera Cor-de-Rosa” e da série de tv Peter Gunn. Colaborador do cineasta Blake Edwards fez os principais temas de seus filmes, onde foi ganhador do Oscar de melhor canção por “Moon River” de “Bonequinho de Luxo(1968)”, “Days of Wise & Roses” por “Vício Maldito (1962)” e duas estatuetas por “Victor ou Victoria (1982)” de melhor trilha e partitura.


Não se pode esquecer de Bernard Herrmann, compositor da trilha de “Cidadão Kane (1941)” de Orson Welles. Fez também a trilha dos principais filmes de Alfred Hitchcock, “Um Corpo que Cai (1958)” e “Psicose (1960)”. Teve seu trabalho homenageado em “Cabo do Medo (1991)” de Martin Scorsese, que é uma refilmagem do filme “Círculo do Medo (1962)”. Onde teve a trilha rearranjada por Elmer Bernstein (1922 – 2004).


John Barry, Bill Conti Henry Mancini se destacam nesta lista porque eles introduziram um novo elemento na trilha de um filme: Jazz. A mistura da orquestra padrão com instrumentos como guitarra, contrabaixo, bateria e piano foi um novo ingrediente que chamou atenção do grande público na época.

Uma pequena correção da primeira parte. “Rocco e seus irmãos (1960)” não foi dirigido por Frederico Fellini e sim, por Luchino Visconti. Diretor dos filmes “O Leopardo (1963)” e “Morte em Veneza (1971)”.

E a nova geração de maestros?
Esta questão será respondida na próxima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c