Aproveitando o feriado da Proclamação da República do Brasil, vamos celebrar tardiamente os quatorze anos do Blog deste que vos escreve. Pegando emprestado o Delorean do doutor Brown da saga "De Volta Para o Futuro”, para voltar no dia 24 de setembro de 2011. Quando tivemos por aqui um dos melhores shows daquele ano. Tomando todo cuidado para não cruzar com o meu de 2011, estamos na casa de show HSBC Brasil. Atualmente denominado Tokyo Marine Hall. Estamos lá para ver e curtir a turnê que celebrou os 20 anos do lançamento do álbum “Screamadelica” dos escoseses Primal Scream. Banda liderada por Bobby Gillespie. Lançado originalmente em 23 de setembro de 1991.
É considerado o melhor disco do PS. O grupo teve uma rápida passagem em nossa terra brasilis na noite da última terça-feira (11 de novembro de 2025). De volta à 2011, foi um espetáculo em que o rock surgiu em todas suas vertentes. Desde o rock psicodélico dos anos 60, a influência dos Stones na sonoridade do PS e o clima dançante das pistas dos anos 90 na terra do agora rei Charles. Com Bobby exibindo toda sua desenvoltura no palco. Acompanhado pelo fieis escudeiros Andrew Innes nas guitarras e teclados, e o batera Darrin Mooney. Alem de Mani no contrabaixo, que fez parte do ícone britpop Stone Roses, e cantora Denise Johnson. Nos fazem sentir na fase áurea do PS nos anos 90. Com Denise assumindo o microfone na hipnótica “Don’t Fight It, Feel It”.
A abertura foi com o gospel de “Movin’ on Up” e a psicodélica “Slip Inside This House”. A balada “Damaged” traz na memória os Stones nos anos 70. Com “I’m Coming Down”, “Shine Like Stars” e “Inner Light”, o clima de rave Madchester mesclado à pegada rock and roll do PS. Em “Higher Than The Sun”, a psicodelia volta com força. Para fechar a primeira parte com o blues rock com pitadas eletrônicas “Loaded” e o gospel rock anos 70 “Come Together”. Não é o clássico dos Beatles e cairia perfeitamente em “Let it Bleed (1969)” dos Rolling Stones. Uma espécie de Parte Dois para “You Can’t Always Get What You Want”.
Encerrando uma grande apresentação com o mais puro rock and roll. A pulsante “Country Girl”, a riffada “Jailbird” e a contagiante “Rocks”. Fazem o HSBC Brasil estremecer nas suas estruturas. Foi uma das poucas vezes que tivemos um show como este. Celebrando um dos álbuns mais marcantes dos anos 90. Que rivalizou com o elogiadíssimo “Nevermind” do Nirvana e a megalomania de Axl Rose nas duas partes de “Use Your Ilusion” com o Guns N’Roses. Lançados no mesmo ano. Para muitos, “Screamadelica” se tornou um hino para o indie rock do momento. E para aqueles que apreciam boa música, o disco é puro deleite. Ainda mais vivenciado ao vivo e a cores.

Comentários
Postar um comentário