Mick Jagger, “Keef” Keith Richards e Ronnie Wood são incansáveis. Após passarmos pela pandemia da Covid-19 2020 a 2023) e o falecimento do icônico bateria Charlie Watts em 2021. Eles mantem a chama do rock and roll acesa em seus corações e mentes. Mesmo com a idade pesando nas costas. Mick tem 82 anos, Keith com 81 e Ronnie, 78. Este se proclama o “cara novo (the new guy)” da banda, por ter entrado por último. Já que substituiu o eclético Mick Taylor, que saiu em 1974. Exatamente o ano em que o grupo lançou “Black and Blue”. Até então era musico convidado. Assim como outros guitarristas. No caso, Harvey Mandel (Canned Heat), Wayne Perkins e o guitar hero Jeff Beck.
Todos eram cotados para a vaga de Taylor, mas o preferido foi Wood. Dizem que a interação entre ele e Richards foi imediata. Sendo determinante para sua efetivação como membro oficial. Tocou três canções: “Cherry Oh Baby”, “Crazy Mama” e “Hey Negrita”. Sendo a fonte de inspiração, desta última. O próprio diz que era a chance dele, já que estavam no mesmo hotel. E ele teve a ideia para o riff da canção, Keith lhe perguntou o que estava fazendo. Com Charlie Watts (bateria) e Bill Wyman (contrabaixo) formando a cozinha perfeita, Jagger soltando a voz e atacando a guitarra em “Crazy Mama”. E tocando piano em “Fool to Cry (a letra fala da relação com a filha Jade e como se tornaram próximos)" e “Memory Hotel”. Eles têm o auxílio do homem dos teclados Billy Preston.
Que também inspirou “Melody”, além de dividirem os vocais e a composição. E os auxiliou na nova proposta musical dos Glimmer Twins. Uma sonoridade mais voltada ao reggae e ao funk. Como bem ouvimos na faixa de abertura ‘Hot Stuff” e no reggae “Cherry Oh Baby” de Eric Donaldson. Keith estava ouvindo bastante o gênero, durante e após as gravações de “Exile on man Street (1972)”. De acordo Watts numa entrevista dada em 2003. O disco “The Harder They Came” não saia da vitrola de Richards. Uma coletânea de reggae encabeçada por Jimmy Cliff. Keef encabeçou o projeto e mantendo a chama Stone acesa com Jagger.
Exemplificada com “Hand of Fate”, “Crazy Mama” e a baladaça “Memory Hotel”. Agora em 2025, ganha uma nova mixagem por Steve Wilson e uma caprichada edição expandida, recheada de material inédito. Entre elas, “Shame, Shame, Shame”, “I Love Ladies” e “Chuck Berry Style Jam” com Harvey Mandel. Jeff Beck surge em “Blues Jam”, “Freeway Jam” e Rotterdam Jam”, já esta conta com a participação de Robert A. Johnson. Quem puder adquirir a edição Super Deluxe em vinil com 05 discos. Tem como bônus, o show inédito em Earl Courts de 1976. Tanto no disco quanto no Bluray. Que virá acompanhado com a apresentação transmitida ao vivo no Aux Abattoirs (Paris) em junho do mesmo ano. Que nunca foi lançada oficialmente. Um livro de 100 páginas com o especialista em Stones, Pauil Sexton, e a reprodução do pôster do show de 1976. Além de uma entrevista com Ronnie. Para maiores detalhes no link oficial: https://therollingstonesshop.com/products/black-and-blue-super-deluxe-5lp-blu-ray-color

Comentários
Postar um comentário