Pular para o conteúdo principal

O "JOGO SUJO" de Mark Wahlberg

O gênero filme de assalto tem ganhado espaço na sétima arte nos últimos anos. Seja com a franquia “Onze Homens & Um Segredo” e mais recentemente com ‘As Viúvas (2018)” e “Os Provocadores (2024)”. Agora é a vez de Shane Black se aventurar com “Golpe Sujo (Play Dirty, 2025)”, lançado pelo Prime Video. Baseado na obra do escritor Donald E. Westlake, quando usava o pseudônimo Richard Stark e trouxe uma série literária com o assaltante profissional chamado Parker. Ate seu falecimento em 2008, Westlake não permitia a adaptação da sua obra para o cinema. Sua esposa e herdeira do espolio, liberou o uso em 2013, tivemos a película “Parker” estrelado pelo incansável Jason Statham. 

Para assumir o papel temos Mark Wahlberg e ao lado do parceiro e melhor amigo Phillly (Thomas Jane) e um grupo de ladrões assaltam um jockey club. Apesar dos percalços, tem sucesso na ação. O que eles não esperavam é que fossem traídos. No caso, pela enigmática Zen (Rosa Salazar, “Alita: Anjo de Combate, 2019”). Que assassina a todos, Parker é o único a escapar com vida. Além roubar todo dinheiro do assalto. Conseguindo refúgio num motel, vai em busca de informações sobre a localização de Zen. Com o auxílio de Grofield (LaKeith Stanfield, “Entre Facas & Segredos, 2019”), a encontra. 

Antes faz uma promessa à esposa de Philly, Grace (Gretchen Mol), de recuperar o dinheiro e vingar a morte do marido. Revê Zen e descobre que ela mais do que aparenta. É uma revolucionaria a mando do coronel Ortiz (Hemky Madera), que está do ditador de seu país, De La Paz (Alejandro Edda). Este foi informado de um tesouro escondido, que vale uma fortuna. Pretende apresenta-lo para o mundo como um artefato inestimável de seu país. Quando na verdade, quer rouba-lo e vende-lo.  Zen e Ortiz pretendem usa-lo para erradicar a fome de lá. Só um pequeno detalhe: ele está guardado no cofre da firma Outfit. 

Que é gerenciada por um velho desafeto de Parker. O mafioso Lozini, feito por Tony Shalhoub (da série “The Marvelous Mrs. Maisel, 2017 a 2023)”. Parker consegue se livrar da prisão e ser morto pela máfia, graças a um acordo com Lozini. Nunca mais por os pés em Nova York. Às escondidas, com Grofield e Zen reúne os amigos o casal Ed e Brenda Mckey (Keegan-Michael Key e Claire Lovering respectivamente) e o atrapalhado Stan (Chai Hansen). Planejando o roubo perfeito, enquanto De La Paz com o auxilio de Lozini vai sumir com o tesouro. Assim temos o roubo depois do roubo, se é que deu para entender.

Daí o mote para “Jogo Duplo”. Com Shane usando toda sua expertise em filmes policiais e thrillers de ação, para nos proporcionar uma película divertida. Ele é o criador da franquia policial anos 80 “Máquina Mortífera” estrelada pelo mad Mel Gibson e Danny Glover. Que rendeu uma das melhores parcerias do cinema. Aqui é de certo modo revivida com Mark e LaKeith. Com o segundo sendo o alivio cômico, os dois exibem boa sintonia em cena.  Adaptando a obra de Stark, ao lado dos roteiristas Charles Mondry e Anthony Bagarozzi, Black consegue trazer na medida certa muito bom humor, drama, suspense e ação. Bem exemplificada na sequência em Parker e seu grupo tentam recuperar o tesouro escondido, nos vagões do metrô de Nova York. Ele também trabalhou no Universo Cinematográfico Marvel em “Homem de Ferro 3 (2013)”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....