A maratona cinematográfica tem início! A partir desta quinta-feira (16 de outubro de 2025), a Mostra Internacional de Cinema realizada na terra da garoa São Paulo chega a sua 49ª edição. São mais de 370 filmes entre curtas, documentários e series vindos de 80 países. Que serão exibidos nos principais circuitos de cinema da cidade. Como o Reserva Cultural, Cinesala, Cinesesc, Espaço Petrobrás de Cinema e o espaço dedicada à sétima arte, a Cinemateca Brasileira. Um dos novos pontos é o teatro Cultura Artística. Que foi recentemente reaberto após o incêndio que devastou suas instalações. Ganhando uma cara nova para os cidadãos paulistanos. Como nas últimas edições, a Mostra tem sido exibida nos CEUs das regiões mais distantes da capital.
Como em Perus, Taipas e Vila do Sol por exemplo. O pôster desta edição foi criado pelo artista plástico e escritor português Valter Hugo Mãe. Descrito como as linhas sinuosas despertam nossa imaginação e nos surpreendem com bolas de luz. O convite veio após a organização da Mostra ver o documentário “De Lugar Nenhum” de Milton Gonçalves Mendes somada a estreia mundial de “O Filho de Mil Homens (2025)” na Mostra. Que é a adaptação do livro de Valter e estrelado por Rodrigo Santoro, com direção de Daniel Rezende. Uma reflexão do multiartista sobre o Brasil e vice-versa. Esta é uma das muitas atrações da 49ª Edição.
Teremos homenagens para a cineasta martinicana Euzhan Pearcy e o iraniano Jafar Panahi com a exibição de seus principais trabalhos como “Rua Cases Nègres (1992)” e “Foi Apenas Um Acidente (2025)” respectivamente. Além da exibição do curta “Como Fotografar Um Fantasma (2025)” de Charlie Kaufman, que escreveu e dirigiu. Logo em seguida teremos a renomada animação “Anomalisa (2015)”, que realizou ao lado de Duke Johnson. Que ainda contará com sua presença na masterclass que inaugura o V Encontro de Ideias.
Juntamente com as pré-estreias de “Frankenstein (2025)” de Guillermo del Toro e “Jay Kelly (2025)” de Noah Baumbach, ambos produzidos pelo canal das redes sociais Netfilix, vão ganhar sessões exclusivas. O primeiro estará na abertura da Mostra, quando o segundo será o filme de encerramento. A data, o horário e o local ainda não foram disponibilizados. O cinema da nossa terra brasilis marca presença com a estreia oficial da cinebiografia homônimo do cartunista Mauricio de Sousa e o aclamado “O Agente Secreto (2025)” estrelado por Wagner Moura, com sessões especiais. Os queridinhos da Mostra também estarão presentes.
Como Jim Jarmush no drama “Pai Mãe Irmã Irmão (2025) e Richard Linklater. Ele surge em dose dupla com “Blue Moon (2025)” e “Nouvelle Vague (2025)”, este tem como atrativo os bastidores de “Acossado (1969)” de Jean-Luc Godard. Trazendo sua visão como o diretor que definiu o cinema francês como bem diz o título da película. Como no ano passado, teremos a segunda edição da Mostrinha, voltada para o público infanto-juvenil em 26 CEUs. Outro destaque é o filme de abertura, a produção franco-espanhola “Sirât (2025)” que acompanha pai e filho na busca pela primogênita perdida numa rave nas montanhas ao sul do Marrocos. Para maiores informações no site oficial: https://mostra.org/


Comentários
Postar um comentário