Pular para o conteúdo principal

O Documentário "BECOMING LED ZEPPELIN"

Poucas bandas conseguiram deixar um legado como o Led Zeppelin. Surgido no final dos anos 60 e tido como um dos precursores do Heavy Metal. Mas todos sabem que os Pais do Metal é o Black Sabbath. Com uma proposta que unia o blues do Mississipi e o emergente rock da terra do agora Rei Charles. O guitar hero Jimmy Page, o carismático Robert Plant nos vocais, o multi-instrumentista John Paul Jones e o batera JohnBonzoBonham mostraram que o rock é um gênero que abalou as estruturas do mundo do entretenimento. 

Iniciado com o Rei do Rock Elvis Presley e ratificado com a beatlemania dos quatro rapazes de Liverpool e os Rolling Stones. Em meio a isso, Page e Jones já trabalhavam como músicos de estúdio. O primeiro desde a infância se fascinou com o musico de skittle Lonnie Donnegan. Sua habilidade com a guitarra transformou a vida de Jimmy. Já John Paul tinha uma veia artística vinda dos pais. E por isso, encarava qualquer desafio na área. Bonham após ver o filme “The Benny Goodman Story (1956)” na infância, se impressionou com a técnica de Gene Kupra nas baquetas e descobriu que faria pelo resto da sua vida. Plant estava estudando para ser contador e ao ver o inquieto Little Richard, se apaixonou pelo rock and roll. Assim temos o embrião do que se tornaria uma das maiores banda de rock de todos os tempos. E não, da última semana.


Daí o mote do documentário “Becoming Led Zeppelin”. Dirigido por Bernard MacMahon, que escreveu o roteiro ao lado de Allison McGourty. Focando no início da banda, quando eles se encaminhavam para se tornarem as lendas que conhecemos. Um dos grandes atrativos é a entrevista até então inédita de Bonham. Ele não gostava de falar com a imprensa, foi realizada pouco antes do seu falecimento em setembro de 1980 aos 32 anos. O trio remanescente relembra o passado. Jimmy testando uma nova formação dos Yardbirds ao lado de Plant, Bonham e Jones. Com ultimo, tocaram juntos e se conheceram, ao gravarem com a cantora Shirley Bassey. John Paul fez os arranjos de cordas para “She’s A Rainbow” dos Stones. Page comentou que ao ver a Band of Joy.

Primeiro grupo de Plant e Bonham, se impressionou com a presença de palco do primeiro e estilo único do segundo na bateria. Como já conhecia Jones, ele foi chamado de primeira para formarem o “The New Yardbirds”.  Os primeiros ensaios e constatação que eles podem ir mais além como um novo grupo. O mundo estava efervescente com os assassinatos brutais de Martin Luther King e Robert Kennedy, o começo da Guerra do Vietnã e a tensão crescente da Guerra Fria entre EUA e a então União Soviética. O quarteto se fez presente com o primeiro álbum homônimo, chamou atenção de público e crítica. Com a segunda literalmente “pegando no pé” da banda. As comparações com o disco de Jeff Beck “Truth”, lançado em agosto de1968. Enquanto “Led Zeppelin” saiu em janeiro de 1969. 

Ambas contem a cover de “You Shook Me” de Willie Dixon. A discórdia estava à mesa. Muitos gostaram, outros detestaram. Dizendo o LZ fez uma versão muito abaixo a de Beck. Além de criticarem Page como um produtor medíocre. Sobre isso, ele não dá bola, enfatizando o empenho de todos para produzir material de qualidade. Ratificado por Robert e John PaulAs idas e vindas de um grupo que estava à frente do seu tempo. Discutindo sua proposta musical, Jimmy e John Paul já tinham experiência necessária no ramo musical. Ao mesmo tempo, Robert já impondo sua perspectiva e dividindo os holofotes com o guitarrista. 

Com Bonzo soltou toda sua técnica e irreverência na bateria. Além da influência de bluesmen norte-americanos como Robert Johnson e Willie Dixon. Aqui os plágios que o LZ foram acusados, são citados. Como em “Dazed and Confused”, Page diz que teve como referência o artista Jake Holmes. Quando na verdade a canção foi composta por ele e teve que entrar na justiça pelos seus direitos autorais. Já Plant diz abertamente que usou parte da letra de “I Need Love” de Willie Dixon para compor “Whole Lotta Love”. Isso foi comprovada posteriormente.

Dixon ganhou os créditos merecidos. Este e outros contos em “Becoming Led Zeppelin” nos trazem como o LZ foi tomando forma, tendo um restrito círculo de amizade. Exemplificado com a fala de Robert sobre a esposa de Bonham, Pat. Por ser uma pessoa extrovertida, ela dizia ao marido ficar longe: “Ele é encrenca”. Pat veio a falecer no ano passado. Plant completa que ela não estava errada. Mas que ficou muito amiga de Maureen, sua mulher na época, aliviando seu pensamento sobre ele. O interessante é o trio falando abertamente sobre o início de tudo. Somado à imagens de arquivos raras nunca vistas, liberadas por Jimmy. Ele é o guardião do legado da banda, mantido a sete chaves. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....