A sétima arte sempre rendeu boas parcerias como Martin Scorsese & Robert De Niro, Robert Zemeckis & Tom Hanks, Tim Burton & Johnny Depp e Paul Greengrass & Matt Damon. Uma das mais celebres é engajado Spike Lee com o versátil Denzel Washington. Juntos realizaram “Mais & Melhores Blues (1990)”, “Malcolm X (1992)”, “He Got Game (1998)” e “Plano Perfeito (2005)”. Passados 20 anos, eles retomam a parceira com “Luta de Classes (Highest 2 Lowest, 2025)”. É uma refilmagem de “Céu & Inferno (1963)” do mestre do cinema japonês Akira Kurasawa, que é baseado no romance “King’s Ransom” de Ed McBain. Washington é o produtor e magnata da música David King, que sempre valorizou artistas negros. E conhecido como o “melhor ouvido do ramo”.
Após anos de gloria com sua gravadora Stackin’ Hits, está à beira da falência. Apesar da fortuna considerável, ele vive no limite. Morando numa suntuosa cobertura no Brooklyn (Nova York) com a esposa Pam (Ilfenesh Hadera) e o filho Trey (Aubrey Joseph). Ao lado deles o motorista e amigo de longa data Paul Christopher, vivido por Jeffrey Wright (o Felix Leiter da franquia 007 com Daniel Craig), e o filho dele, Kyle (Elijah Wright). Em meio as negociações para readquirir o controle acionário da sua gravadora, ele recebe a pior das notícias. Trey é sequestrado e para resgata-lo precisa pagar de 17, 5 milhões de dólares. E o valor deve ser convertido para notas de mil francos. Correndo contra o tempo, para conseguir a soma pedida. Dai o problema.
É o valor que David tem em mãos para recuperar o controle da Stackin’ Hits. questionando se deve ou não pagar. É aconselhado pelo socio Patrick Bethea (Michael Potts) a fazê-lo. Já que se não o fizer, sua imagem e da gravadora serão afetadas. Até que o momento que temos uma virada, Trey é encontrado pela polícia local. Levado para casa, descobrem que a verdadeira vítima é o filho de Paul, Kyle. Dai o dilema moral de David, se deve ou não salvar o filho do melhor amigo e confidente. Ao mesmo tempo, ele imagina como vai salvar a si e sua família. Lee nos leva a uma roda de emoções pelos guetos da cidade de Nova York. Onde o alto padrão da vida de David em contraste com as ruas da cidade. Os bairros mais pobres e humildes, onde o sequestrador está escondido.
Com o passar do tempo, descobre que o raptor é um jovem artista que tentava mostrar seu talento a David. Chamado Yung Felon, feito pelo rapper ASAP Rocky (mais conhecido como o marido da cantora Rhianna). Este usa o sequestro para vingar dele. Já que não conseguir exibir sua arte. Spike aproveita para criticar as mídias sociais. A exposição das celebridades, denunciam seus estilos de vida. O cotidiano fica exposto. Por exemplo, onde mora e hábitos como ir à academia ou ao restaurante favorito. Desse modo, Felon colocou seu plano em pratica. Seguindo em frente, mesmo com a vítima errada. Somada a homenagem à musica negra da terra do tio Sam. Aqui vemos o olhar apurado de Lee.
A sequência dentro do trem no metrô de NY, em direção ao estádio dos Yankees. Com David levando o dinheiro do resgate e o perde ao soltar a mochila entre os vagões. Dentro dela, um GPS para localiza-lo. A policia tenta acompanhar o sinal em meio a um festival que celebra a comunidade de Porto Rico na cidade. O caos está instalado, tentam recuperar o dinheiro. Kyle surgindo preso próximo ao estádio. Denzel está excepcional como o empresário relutante se deve salvar sua pele ou de um ente querido. Sem que isso interfira em seus negócios diretamente. Ao mesmo tempo, recuperar sua essência como “o melhor ouvido do ramo”. Quando a música estava em primeiro lugar. A fama e a fortuna são consequências. Isso é exemplificado no ato final com o confronto entre David e Felon, este já preso. E na audição com a cantora Sula (Aiyana-Lee), indicada por Trey.
Comentários
Postar um comentário