Pular para o conteúdo principal

O Documentário HBO Max "RITA LEE: MANIA DE VOCÊ"

No último 08 de maio, fez dois anos do falecimento da rainha do rock da nossa terra brasilis Rita Lee, devido a um câncer no pulmão. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2023/05/a-eterna-rainha-do-rock-brasil-rita-lee.html. Aproveitando a data o canal de streaming HBO Max lançou o documentário “Rita Lee: Mania de Você (2025)”. Dirigido pelo argentino Guido Goldberg, contando com a assessoria do filho de Rita, João Lee nas pesquisas. É um relato emocionado sobre a vida e a obra de Rita Lee Jones. Começando pela sua carreira solo após deixar os Mutantes dos irmãos Baptista. 

Ela já partiu com tudo para o rock and roll. Querendo deixar de lado, a imagem de popstar vinculada quando estava no grupo. Formando o Tutti Frutti com o guitar hero Luis Carlini e Lee Marcucci no contrabaixo. Exibindo sua personalidade forte e independente a frente de uma banda. Aqui um comentário sincero de Carlini sobre a relação conflituosa com Rita, mas com muito respeito. Contando com depoimentos dos próprios, além de amigos e parceiros musicais como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, o produtor Guto Graça Mello e o biografo oficial, o jornalista Guilherme Samora. Com um extenso trabalho de pesquisas, entrevistas antigas até sua última aparição pública, quando se aposentou dos palcos. 

Rita fala abertamente sobre sua música. O destaque fica para as cartas escritas por ela à família. Em especial, ao seu companheiro musical e de vida Roberto de Carvalho. Apesar dos 47 anos de matrimonio, ele só foi oficializado em 1996. Em uma delas, o relato emotivo quando foi pressa em 1976 por suposto porte de entorpecentes. Na época, estavam iniciando o namoro e ela engravidou do primeiro filho, Beto Lee. Que ele estava liberado de qualquer tipo de compromisso. Esta é uma das muitas escritas de próprio punho, por uma mulher que estava à frente do seu tempo. Independente e determinada, Rita exibe toda sua força de vontade para ser a artista que conhecemos. 

Além do forte vincular familiar e amigos próximos. E superando os próprios vícios em álcool e drogas. Aqui um testemunho amargurado de Beto, que viu de perto este momento delicado da mãe. Somados a todas alegrias e tristezas que ela e Roberto enfrentaram. Em especial, quando o alcoolismo pegou pesado e ela sofreu uma queda em casa. Como isso fortaleceu o relacionamento deles, cumplicidade e amor verdadeiro. Mania de Você” se divide em duas partes. Ao relatar sua carreira musical, os altos e baixos. O amadurecimento como artista. 

Não só como rainha do rock, mas se lançando na MPB, bossa nova e disco. Rita & Roberto comentam como surgiram "Mania de Você" e "Doce Vampiro". Os filhos Beto, João e Antônio, e Roberto, se tornaram seu porto seguro nos momentos mais difíceis. Isso é evidenciado nas imagens de arquivos e documentos cedidos por João. Uma família unida e na última carta escrita para o marido e os filhos. A emoção vai à flor da pele, sendo seu último testemunho em vida e uma declaração de amor incondicional a eles. Apesar de todos os percalços, Rita conseguiu seguir em frente com a presença deles e o companheirismo de Roberto. Uma reflexão sobre a própria vida, as conquistas e as alegrias ao lado deles.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....