Pular para o conteúdo principal

Os 20 Anos de "STAR WARS EPISÓDIO III: A VINGANÇA DOS SITH (2005)"

Nesta quinta-feira (24 de abril de 2025) é celebrado os vinte anos do lançamento de “Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (Star Wars Episode III: Revenge of the Sith)”. Lançado originalmente em 19 de maio de 2005, este foi o último capítulo da Prelogia da saga do Criador George Lucas. Que nos trouxe como o jovem Anakin Skywalker se tornou o Lorde Negro da Força Darth Vader. O primeiro foi “A Ameaça Fantasma” em 1999 e o segundo “Ataque dos Clones” em 2002. Seu interprete é Hayden Christensen e em “A Ameaça Fantasma”, Anakin foi feito por Jake Lloyd. Em “A Vingança dos Sith”, Anakin é um cavaleiro jedi pleno que auxilia seu mestre Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) numa ação arriscada para salvar o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid). Este foi sequestrado pelo General Grievous e aprisionado na sua nave de batalha. 

Ele comanda o exército separatista num ousado ataque à capital Coruscant. Em meio à batalha, Anakin e Obi-Wan entram na espaçonave de Grievous.  Com o auxílio de R2D2 (Kenny Baker), onde Palpatine está preso. Descobrem que ele é vigiado de perto pelo Conde Dooku (Christopher Lee). O embate é inevitável, Obi-Wan é atingido e o duelo entre Dooku e Anakin tem início. Ao contrário da primeira vez que se confrontaram, Anakin o derrota. Cortando suas mãos e Palpatine lhe dizendo para acabar de uma vez com Dooku. Ele se questiona, diz que isso vai contra o que os Jedis pregam. Mesmo assim, o faz. Palpatine diz que fez o certo. 

Recobrado, Obi-wan ao lado deles se dirigem ao hangar para escaparem em um transporte. Porem no seu caminho, Grievous e seu exército de droids tentam impedi-los. Na luta, em desvantagem, o mortal vilão foge e causa danos na nave. Que vai num voo rasante até a capital, Anakin preciso usar suas habilidades como piloto para pousa-la com segurança. Uma sequência tensa e empolgante, que prende a atenção do espectador mais desatento. Já em solo, Anakin vai se encontrar secretamente com Padme (Natalie Portman). Ela diz que está grávida. Ambos ficam felizes com a notícia. Nos seus aposentos, ele tem um sonho, onde Padme falece. Os dois concordam que a criança será uma benção.

Anakin vai se consultar o mestre Yoda (Frank Oz) a respeito. Não revelando seu relacionamento, mas explique que tem tido visões. Sendo alertado por Yoda, que é perigoso ligações como as que ele tem. Podem leva-lo ao lado negro da Força. Indo ao encontro de Obi-Wan, que lhe pede um favor. O Chanceler deseja que ele seja seu porta-voz no Conselho Jedi. Para isso, é necessário que seja cedido um assento. Anakin acredita que é a hora que se tornará um mestre. É alertado por Obi-Wan, ele fará e ao mesmo, não fará parte. Contrariado, Anakin questiona seu velho mentor e os métodos do Conselho. Isso o faz pensar se está trilhando o caminho correto. Assim temos o começo da jornada de Anakin para ser o atormentado Cavaleiro Sith que bem conhecemos. 

Christensen está ótimo nesta transição. Acompanhamos de perto, as tramoias de Palpatine para chegar ao poder, exterminar os Jedis e reacender a chama Sith. McDiarmid se mostra como o verdadeiro vilão da saga. Revelando a Anakin ser Darth Sidious. O Sith que o Conselho Jedi estava procurando desde “A Ameaça Fantasma”. Aproveitando o momento de fraqueza de Anakin, por não saber como salvar Padme. Acreditando na sua promessa para evitar que ela morra. Sem esquecer o embate que definiu o destino da galáxia. Mestre contra aprendiz, Ewan e Hayden protagonizam o duelo que todo fã da saga esperava ver. Os dois estão em seu melhor momento como espadachins de seus sabres de luz. 

Enquanto isso, no Senado da Velha República, um mestre Sith e um mestre Jedi, selam seus destinos. Palpatine se consagrando como impiedoso Imperador de seu Império Galáctico e Yoda se exilando em Dagobah para manter a essência dos Jedi viva. George trouxe um ar de frescor à saga. Ao contrário da Trilogia Clássica, aqui vemos como uma pessoa boa vai se tornando má cheia de dor e raiva por suas perdas em vida. Encontrando uma forma de redenção ao se submeter como aprendiz de Palpatine. Já Obi-Wan se ressente consigo próprio por ter falhando como mestre e amigo de Anakin. Para se redimir, também parte em exilio para Tatooine e ser o protetor de Luke Skywalker, filho de Anakin. 

Conectando com “Uma Nova Esperança (1977)”, onde vemos o Capitão Antilles. O último proprietário de R2D2 e C3PO (Anthony Daniels). E a ordem de Bail Organa (Jimmy Smits) para apagar suas memórias. A última frase dita no filme por Daniels: “Oh, não!” Traz uma mensagem que tudo pode mudar no momento certo. O nascimento de Darth Vader e quando Padmé dá luz aos gêmeos, Luke e Leia. O mal surge em pessoa e um raio de esperança se acende com os recém-nascidos. Somada a perda da jovem mãe que não morreu por causa do parto e sim de tristeza por testemunhar a derrocada de Anakin para o lado negro. E ainda acreditando que há bondade em seu coração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...