Pular para o conteúdo principal

O Conto Real "SETEMBRO 5"

Hoje quando vemos um evento acontecendo em tempo real. As redes sociais entram em ação. Seja nos canais oficiais de emissoras televisivas, seja para quem está ao vivo no local. A velocidade da informação é mais que a velocidade da luz. Você consegue imaginar que 52 anos atras, a situação era bem diferente? No caso, estamos falando dos fatídicos eventos ocorridos nas Olimpiadas de 1972 em Munique (Alemanha). Que vitimou membros da equipe olímpica de Israel por terroristas palestinos. O que de inicio foi sequestro, se tornou um atentado que assassinou todos os envolvidos.

O evento foi tema do filme “Munique (2005)” do mago Steven Spielberg, que o reproduziu e trouxe como o Mossad (Agencia de Inteligência e Operações Especiais de Israel) foi atras daqueles que organizaram o atentado. Agora em “Setembro 5 (September 5, 2024)”, temos um olhar de quem acompanhou de perto o que ocorreu. A equipe do canal ABC, que estava transmitindo os Olimpiadas, foi umas primeiras a ser informada de algo errado na vila olímpica. Foram ouvidos tiros, próximo dos dormitórios da equipe israelita. O produtor Roone Arledge (Peter Sarsgaard) está de folga.

O diretor responsável pela transmissão Geof Manson (John Magaro) e o chefe de operações Marvin Bader (Ben Chaplin) assumem a frente do que pode estar acontecendo. Com o auxilio da tradutora Marianne (Leonie Benesch), por ser alemã, vai a campo para pegar mais informações com a segurança local e a polícia. Através do walkie talkie os informa que o apartamento dos atletas israelenses foi invadido. Só que não tem certeza quem o fez e sua motivação. Roone de volta da folga, tenta convencer os executivos da ABC, que ele e seu pessoal são capazes de fazer a transmissão. Evitando que a equipe de jornalismo político assume. Assim temos a trama de “Setembro 5”.

Dirigida pelo suíço Tim Fehlbaum, que escreveu o roteiro ao lado de Moritz Binder & Alex David. Aproveitam para nos aproximar da tensão vivida pela equipe da ABC. A luta de Roone para se manter a frente da transmissão, o ambiente claustrofóbico dentro do estúdio e a dificuldade vivida por todos. Como levar as câmeras ficarem mais próximas ao dormitório. Além de posiciona-las num ângulo que o público pudesse acompanhar de perto e o jornalista Peter Jennings, vivido por Benjamin Walker, que se tornou o narrador oficial da ABC in loco. O trio formado por Magaro, Sarsgaard e Chaplin estão em pura sintonia. Os embates sobre o que é certo e o que é errado na transmissão.

Exemplificado no uso ou não do termo “terrorista”, para nomear os sequestradores. O destaque fica para a atuação de Leonie. Por sua origem, se ressente por estar vivenciando pelo que aconteceu em seu país na Segunda Guerra Mundial. O preconceito contra os judeus e Marianne se culpa pelos pais que se deixaram levar pela ideologia de Hitler. E auxilia o trio a realizar uma transmissão verossímil. Acompanha tudo de perto, como as autoridades alemãs estão lidando com a situação. Indo além de ser a interprete, uma testemunha ocular de como o ser humano pode causar o mal ao seu próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...