Pular para o conteúdo principal

O Conto Verídico, "BATALHÃO 6888"

A Segunda Guerra Mundial é um dos temas mais recorrentes da sétima arte. Desde clássicos como “A Ponte do Rio Kwai (1957)” e “O Mais Longo dos Dias (1962)” passando por “A Batalha de Midway (1976)” e “Agonia & Glória (1980)” até chegar ao filme que renovou o gênero “O Resgate do Soldado Ryan (1998)” do mago Steven Spielberg. Desde então, momentos históricos têm sido levados tanto para o cinema quanto para as plataformas digitais como “A Conquista da Honra (2006)” e “Masters of the Air (2024)” respectivamente.

Bem como contos poucos conhecidos do grande publico, “Batalhão 6888 (The Six Triple Eight, 2024)”.  Dirigido por Tyler Perry que adaptou o livro “Fighting a Two-Front War”, escrito por Kevin M. Hymel. Sobre o pelotão que dá nome ao filme, formado por mulheres negras, que foi ao front de batalha para resolver uma tarefa difícil. Em meio aos esforços de guerra, a moral estava baixa entre os soldados norte-americanos e suas famílias na terra do tio Sam. A correspondência enviada e recebida, não chegavam ao seu destino final. A esposa do Presidente Franklin Roosevelt (Sam Waterston), Eleanor (vivida pela veterana atriz Susan Sarandon) soube da situação, decidiu dar um jeito. 

Marcando uma reunião com o general Halt (Dean Morris, o policial Hank do seriado “Breaking Bad”), o marido Franklin e a ativista pelos direitos da mulher negra Mary McLeod Bethune com a apresentadora de TV Oprah Winfrey. Halt diz que a correspondência está atrasada por devido ao envio de mensagens secretas aos postos de guerra. Juntamente com a falta de recursos para mantê-los. Bethune sugere que uma força tarefa seja criada para realizar o envio das cartas. Que a capitã Charity Adams (Kerry Washington, a Olivia Pope do seriado “Scandal, 2012 a 2018”) seja encarregada para realiza-la juntamente com seu pelotão. Ambas aguardam que o exército as convoque. 

Em meio a isso, temos a jovem Lena Derriecott (Ebony Obsidian) que vive o luto de seu amado Abram David (Gregg Sulkin), que morreu na guerra. Ela se juntou ao batalhão que dá nome à película e conhece Bernice Baker (Kylie Jefferson), Johnie Mae Burton (Shanice Shantay), Dolores Washington (Sarah Jeffrey) e Elaine White (Pepi Sonuga). Que como Lena, desejam fazer a diferença na guerra. Todas incumbidas de entregar a correspondência para os soldados em seus postos e ao mesmo tempo, levar tranquilidade para seus parentes na América. Uma missão que não será fácil para elas.

Já que enfrentaram duas frentes de batalha. O exército alemão e o preconceito racial daqueles que deviam apoia-las. Isso é bem representado na presença intimidadora de Halt. Este faz de tudo para que Adams, recém-promovida a major, não tenha sucesso em sua missão. Dai o mote de “Batalhão 6888”, Perry exibe mesmo em tempos de guerra, as pessoas deviam se unir para lutarem contra um mal que pode destruir tudo e a todos. O preconceito de cor fala mais alto. Um reflexo dos dias de hoje. Além de lidar com machismo da época, onde o esforço feminino não era reconhecido. A atuação de Kerry é pura resiliência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...