Pular para o conteúdo principal

"A VERDADEIRA DOR" de Jesse Eisenberg

Uma viagem para reencontrar suas raízes e apaziguar uma dor imensurável, este dilema que acompanhamos em “A Verdadeira Dor (A Real Pain, 2024)”. Escrito, dirigido e estrelado por Jesse Eisenberg, conhecido mundialmente por ter interpretado o jovem empreendedor Mark Zuckerberg em “A Rede Social (2010)” de David Fincher. Agora ele é David Kaplan que resolve fazer uma viagem de Nova York até a Polônia. Uma homenagem à sua falecida avó, para se conectar com suas raízes judaicas. Fazendo a parte europeia, em viagem de trem. Tendo ao seu lado, o primo Benji com Kieran Culkin (o Roman Roy da série HBO “Sucession, 2018 a 2023”). 

Uma viagem se que torna um rito de passagem para David e Benji. Já que o segundo se abalou emocionalmente com o falecimento da avó. Os dois foram criados praticamente juntos. Uma irmandade que se rompeu em partes por causa do casamento de David. E Benji sente falta do convívio que tinha com o primo. Quase que diária. Atualmente David trabalha para cuidar da esposa e do filho. A dupla passa por pontos turísticos que marcaram o Holocausto. E chegando à casa que avó morou até fugir dos nazistas. David e Benji revisam as próprias vidas. Recheado de muito bom humor e sarcasmo. 

Benji é uma pessoa dinâmica e carismática. Totalmente opostos, David gostaria de ter a espontaneidade do primo. Enquanto este ainda vivencia o luto pela avó. Kieran caiu como uma luva no papel. Exibindo todo seu amadurecimento como ator. Deixando de lado a imagem “o irmão de Mcaulay Culkin” para ser um artista completo. Sua performance em “Sucession” foi um aprendizado. As discussões com Jesse são perspicazes e cheias de energia por parte de ambos. Uma interação em cena de dar inveja. “A Verdadeira Dor” é uma reflexão sobre a vida e a morte. Eiseberg aproveita para desenvolver David e Benji. 

Seus trejeitos, caras e bocas são característicos de suas performances. Como bem vimos em “A Rede Social” e as franquias “Zumbilândia” e “Truque de Mestre”. Aqui ele as equaliza para mostrar David como uma pessoa frágil e insegura. Isso se evidencia com a presença de Benji, que internamente deseja ser como o primo. Há um certo tom de inveja. A atuação de Kieran é um deleite em cena. Inquieto, vibrante e mostrando seu amadurecimento como ator. Deixando de lado a imagem “o irmão de Macaulay Culkin” para trás. 

Sua performance em “Sucession” é o exemplo perfeito de como ele se tornou um artista completo. Ao mesmo tempo, nos emocionar com a dor causada pela perda da avó. A única pessoa que o compreendia, nas suas palavras. David fez a viagem como um meio de se reconciliar com Benji e tentando protege-lo de si mesmo. Apesar do seu jeito despojado, Benji está muito fragilizado emocionalmente. Em “A Verdadeira Dor”, o passado e o presente se tornam um remédio para nos curar em nossos corações e mentes. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...