Kevin Costner surgiu no final dos anos 80 e inicio dos 90 como um dos grandes galãs da época. Filmes como o policial “Os Intocáveis (1987)”, o drama “Campo dos Sonhos (1989)” e o thriller “O Guarda-Costas (1992)”. Isso o projetou mundialmente e tocando projetos pessoais como o premiadíssimo “Dança Com Lobos (1990)”. Pelo qual produziu, dirigiu e atuou. Levando para casa os Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor daquele ano. Além de atuar no western “Wyatt Earp (1994)” e no épico apocalíptico “Waterworld: O Segredo das Águas (1995)”.
Voltando a ficar em evidencia no seriado “Yellowstone (desde 2018)” como o impiedoso rancheiro John Dutton. Além de ser o pai do Supeman, Jonathan Kent em “Homem de Aço (2013)”. Com isso dito, Costner nos traz “Horizon: Uma Saga Americana – Capitulo 1 (Horizon: An American Saga – Chapter One, 2024)”. Um retrato da expansão do território norte-americano, onde colonos avançam para dentro do país. No caso, o Oeste. Enfrentando o calor e a população indígena local, os apaches. Costner apresenta quatro arcos. No primeiro, temos o militar Trent, feito pelo Jake Sully Sam Worthington, liderando um grupo de colonos em Camp Gallant, ao lado do coronel Albert Houghton (Danny Huston) e o sargento Thomas Riordan (Michael Rooker, o Yondu dos "Guardiões da Galáxia").
No segundo, temos Sienna Miller como Frances Kittredge e a filha Elizabeth (Georgia MacPhall) tiveram sua família e amigos próximos dizimados por um ataque dos apaches em sua colônia no Arizona. Conseguem refúgio em Camp Gallant. Lá Frances e Trent se aproximam. O terceiro temos pistoleiro solitário Hayes Ellison, com Kevin no papel, buscando por um local para descansar e conhece a jovem Marigold (Abbey Lee). Ela oferece um quarto e boa comida. Ele aceita de bom agrado, sem imaginar no que estava se metendo. Marigold mora com a irmã Lucy (Jena Malone), que possui uma rixa com a família Sykes.
Eles ditam as regras da colônia no Wyoming (Montana). Sem querer, Hayes se desentende com Caleb Sykes (Jamie Campbell Bower). Os dois duelam, vitimando o segundo. Ele foge com a ajuda de Marigold, levando com eles o filho de Lucy, Sam. Tendo no encalço deles, o irmão mais velho de Caleb, Junior (Jon Beavers). Já o quarto temos o ranger Matthew Van Heyden (Luke Wilson) liderando um grupo de colonos que vão mais adentro do território Apache.
Vivem em alerta para possíveis ataques. Em meio a isso, os conflitos surgem entre eles. Como por exemplo, Owen Kittredge (Will Patton) e Hugh Proctor (Tom Payne). A comunidade indígena é representada pelo rebelde apache Pionsenay (Owen Crow Shoe) e seu conflito com o líder de mercenários Tracker (Jeff Fahey). Somado à sua luta contra os colonos, que chegam em grande numero ao território. Assim Costner nos apresenta o “Capitulo Um”. O inicio de uma saga dividida em quatro partes. Um retrato sobre a expansão do território norte-americano. Seja pelos nascidos no país e os recém-chegados em busca de novos rumos na própria vida. São quatro pontos de vistas distintos sobre a colonização.
Como em “Dança com Lobos”, as planícies se destacam. Nos planos sequencias em desfiladeiros e na vastidão do oeste. Graças ao trabalho do diretor de fotografia J. Michael Muro, acompanhados pela belíssima trilha musical composta por John Debney. O filme estreou na 77ª Edição do Festival de Cannes (2024) e chegou a ser exibido nos EUA em junho deste ano. O “Segundo Capítulo” estreou na 81ª Edição do Festival de Veneza em setembro. Por uma decisão da Warner Bros e HBO, os dois capítulos devem ser lançados em sua plataforma digital HBO Max. O terceiro capitulo está sendo filmado e o quarto segue em desenvolvimento.
Comentários
Postar um comentário