Começa a maratona cinematográfica com a 48ª Mostra Internacional de Cinema da Cidade de São Paulo nesta quinta-feira (17 de outubro de 2024). E desde último dia 12 foi disponibilizada a venda online dos ingressos, bem como sua programação. Que vai até o dia 30 de outubro e possivelmente uma repescagem no feriado de finados em novembro. Este com os filmes que ganharam os prêmios da Mostra e aqueles tiveram uma boa repercussão. O pôster desta edição é um desenho feito pelo cineasta indiano Satyajit Ray (1921 -1992) para seu primeiro filme, “A Canção da Estrada (1955)”. Ele ganha uma retrospectiva da carreira na Mostra. O icônico ator italiano Marcello Mastroianni ganha uma mostra paralela para celebrar seus 100 anos. Que completaria em 2024, se estivesse conosco.
São mais de 419 títulos de 82 países. Dos mais diversos gêneros, que buscam por novas técnicas e inovações cinematográficos como narrativas e estéticas. Além de homenagear quem engrandece a sétima arte. Um dos principais destaques é o filme nacional “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles Jr., baseado no romance escrito por Marcelo Rubens Paiva. Que foi ovacionado no último Festival de Cannes e a atuação de Fernanda Torres sendo enaltecida por público e crítica. A história real do escritor que teve seu pai como desaparecido político durante a ditadura no Brasil e a luta da sua mãe Eunice (Torres) para encontrar o marido.
Para abertura da Mostra, temos “Maria (2024)”, cinebiografia da mítica cantora de ópera Maria Callas. Dirigido por Pablo Larrain (“Spencer, 2021”) e com a musa Angelina Jolie no papel. O cineasta francês Michael Gondry, vindo do mundo dos videoclipes, ganha um documentário sobre sua carreira “Michael Gondry: Faça Você Mesmo (2023)”. Conhecido por ter trabalhado com Bjork, White Stripes e Daft Punk somada sua transição para o cinema com filmes como “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2003)”. Com seu olhar único e estética inusitada.
E as apresentações especiais de “Paris, Texas (1984)” do alemão Wim Wenders e de “Relatos Selvagens (2014)” do argentino Damían Szifrón, que celebra os 10 anos de seu lançamento. De última hora, a vinda de Francis Ford Coppola que ganhará uma homenagem. Somada a exibição de seu primeiro filme desde 2011, com o terror “Virginia”, o épico reflexivo “Megalópolis”. Que estreia oficialmente em 31 de outubro. Para maiores informações no site oficial: https://48.mostra.org/
Comentários
Postar um comentário