Pular para o conteúdo principal

Matt Damon & Casey Affleck, uma dupla de "PROVOCADORES"

Matt Damon e Casey Affleck são amigos de infância e atuaram juntos na franquia “Onze Homens & Um Segredo (2001)” e retomam a parceira na comedia com pegada de ação “Os Provocadores (The Instigators, 2024)”. Ao mesmo tempo, Damon volta a trabalhar com Doug Liman, com quem iniciou a franquia do desmemoriado Jason Bourne em “A Identidade Bourne (2002)”. Com o trio formado temos o que há de melhor no gênero filmes de assalto. Só com um pequeno detalhe, os personagens de Matt e Ben em “Onze Homens” possuíam um estilo mais refinado e sagaz. Agora eles interpretam Rory e Cobby respectivamente. O primeiro é veterano da guerra em crise financeira e o segundo, recém-saído da prisão. E se mostram bastante inexperientes.


Os dois se tornam parceiros, o que seria algo simples. Assaltar o prefeito Micelli da cidade de Boston, com o eterno Hellboy Ron Perlman no papel, que está em campanha pela sua reeleição. Os cofres de seu escritório estão recheados de dinheiro. Assim temos o plano arquitetado por Besegai (Michael Stuhlbarg) e Dechico (Alfred Molina, o Doutor Octopus de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, 2022”). Somada a presença do capanga deles, Scalvo (Jack Harlow). Eles o encarregam ao lado de Rory e Cobby para roubarem o dinheiro da campanha antes que seja colocado no carro forte. Porém a ação dá errado. 

Scalvo é alvejado, porque este roubou o bracelete de estimação de Micelli. E Cobby é atingido no braço. Que é pego pela dupla e fogem do local desesperadamente. Micelli aciona seu chefe das forças especiais Frank Toomey (Ving Rhames, o Luther da franquia “Missão Impossível” de Tom Cruise) para recupera-lo. Em fuga, Rory pede auxilio da sua psiquiatra Donna Rivera (Hong Chau de “Tipos de Gentileza, 2024”). Pega de surpresa, fica sem reação no início. Acompanhando a dupla, vai conseguindo entender o que fazer nesta situação. Daí a trama inicial de “Os Provocadores”, escrita por Affleck ao lado do roteirista Chuck McLean. Ao contrario do que vimos na franquia “Onze Homens”, onde o plano para o roubo é feito nos mínimos detalhes.

Rory e Cobby não se ajudam. Apesar da experiencia criminal do segundo, tudo o que pode dar errado ocorre. E o primeiro apenas está lá, para pegar o dinheiro necessário para poder ver o filho. Já que não pagou as pensões após o divórcio. Fora que a dupla não se mostra muito inteligente. Cobby é uma pessoa extremamente irritante, falando coisas sem sentido. Já Rory se mostra inexperiente com a ação, apesar se ser veterano de guerra. Casey e Matt estão ótimos em seus papeis. Pura sintonia em cena, lembrando as parcerias vistas em “Máquina Mortífera (1987)” e “Antes Só Do Que Mal Acompanhado (1987). E Liman traz sua pegada que mescla perfeitamente comedia, ação e suspense.

Os Provocadores” presta um tributo à cidade de Boston. Terra natal de Matt e Casey, bem como de Ben, irmão mais velho do segundo. Este trabalhou com Damon em “Gênio Indomável (1997)” e “AirA História Atrás do Jogo (2023)”, que também produz a película. Uma amizade que já é uma irmandade. E faz um alerta sobre a saúde mental, no caso Rory. Fragilizado no pós guerra, não sabendo lidar com a separação e a distancia do filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c