Na última segunda-feira (09 de setembro de 2024), o mundo de entretenimento foi pegado de surpresa com o falecimento do ator James Earl Jones. Nascido em 17 de janeiro de 1931 na cidade Arkabutla (Mississipi, EUA). O artista ficou eternizado como a voz do Lorde Negro da Força Darth Vader da saga Star Wars. Sem maiores informações sobre a causa da morte. De acordo com seu agente, ele estava na sua residência em Nova York ao lado da família. Com uma carreira consolidada no teatro nos anos 50, após servir o exército dos EUA na Guerra da Coreia. Jones ganhou notoriedade na peça “A Grande Esperança Branca” em 1968. Pela qual ganhou o Tony, a maior premiação do teatro.
Repetiu o papel na adaptação para o cinema em 1970. Por sua impactante atuação foi indicado ao Oscar de Melhor Ator daquele ano. Posteriormente foi chamado para dar voz ao icônico personagem da saga do criador George Lucas, “Star Wars”. Aqui um conto interessante. Ele ganhou sete mil dólares por isso e preferiu que seu nome não fosse colocado nos créditos finais de “Uma Nova Esperança (1977)” e em “O Império Contra-Ataca (1980)”. Só sendo devidamente creditado em “O Retorno do Jedi (1983)”.
Que se tornou mundialmente conhecido e sua voz marcou mais um personagem na sétima arte. Mufasa, o pai do Rei Leão Simba na animação homônima Disney de 1994. E o reprisando na versão live action de 2019. Além de atuar em filmes como o implacável Thulsa Doom de “Conan: O Bárbaro (1982)”; "Jardins de Pedra (1987)" de Francis Ford Coppola; o recluso escritor Terence Mann no tocante “Campo dos Sonhos (1989)” com o galã Kevin Costner e o almirante James Greer em “A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)”, “Jogos Patrióticos (1992)” e “Perigo Real e Imediato (1994)”. Os três últimos fazem parte da franquia Jack Ryan no cinema que foi estrelado por Alec Baldwin e Harrison Ford respectivamente.
Uma das suas últimas aparições foram em “Um Príncipe em Nova York 2 (2021)”, retomando o papel de Rei Jaffe Joffer, como o pai de Akeem feito pelo estridente Eddie Murphy. E voltando à saga em pontuais participações em “Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)”, a animação ”Star Wars Rebels”, o spin-off “Rogue One: Uma História Star Wars (2016)”, “Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019)” e seu último registro oficial como Darth Vader na minissérie “Obi-Wan Kenobi (2022)”. Foi casado duas vezes. Sua segunda esposa Cecilia Hart veio a falecer em 2016. Eles tiveram um filho, Flyn Earl Jones.
Comentários
Postar um comentário