O criador George Lucas talvez não imaginasse que sua opera espacial se expandisse. Indo além dos seis filmes que a compõem até a venda para a Disney em 2012. Antes disso, tivemos livros, histórias em quadrinhos, jogos rpg e de games. Ficando conhecido como Universo Expandido. Com a Disney adquirindo os direitos da saga, criou seu próprio cânone. E partir daí, é o que vale. O UE passou a ser chamado de “Legends”. Sendo uma referência para o que vimos desde “O Despertar da Força” em 2015. Em meio a isso, os primeiros spin-off para cinema como o surpreendente “Rogue One: Uma História Star Wars (2016)”. Que nos trouxe a impactante primeira temporada de “Andor (2022)”, personagem interpretado por Diego Luna. Deixou um gostinho de "quero mais". Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2022/11/a-1-temporada-de-star-wars-andor.html. E series como “O Mandaloriano”, “O Livro de Boba Fett”, “Ahsoka” e “Obi-Wan Kenobi” deixaram seu recado.
Sendo a última, a mais vista na plataforma Disney+, relacionada à Star Wars. Depois de muita expectativa, finalmente "The Acolyte (2024)” foi disponibilizada no streaming. Composta por oito episódios, vemos a ascensão dos Jedi. Passada 100 anos antes dos eventos do "Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)”, conhecemos o mestre jedi Sol (Lee Jung-Jae do seriado "Round 6, 2021”) que está investigando a morte da mestre Indara (Carrie Anne-Moss, a eterna Trinity da franquia "Matrix"). Onde a principal suspeita é sua antiga padawan Osha (Amandla Stenberg). Ela deixou seus estudos como jedi por não conseguir se graduar. Sol assumiu a frente assim que soube do ocorrido através da mestra Vernestra Rwoh (Rebecca Henderson). Sua padawan Jecki (Dafne Keen, a Arma 23 de “Logan, 2017”) e o cavaleiro Jedi Yord (Charlie Barnett). Eles buscam por Osha e informações sobre quem realmente assassinando jedis.
A próxima vítima foi o mestre Torbin (Dean-Charles Chapman). Investigando mais fundo, relembra sua passagem no planeta Brendok, ao lado do wookie jedi Kelnacca (Joonas Suotamo, que substituiu Peter Mayhem como Chewbacca), de Indara e Torbin, na época foi padawan dela. Eles buscam por indícios da Força no planeta. Aparentemente desabilitado, Sol sente a Força e vê duas meninas gêmeas. Osha e Mae (Lauren e Leah Brandy respectivamente). Ela as segue e chega a uma fortaleza. Com o auxílio de seus amigos, adentram. Encontram a mãe das meninas, Aniseya (Jodie Turner-Smith). Descobrem que ela libera um covil de bruxas que manipulam a Força. Sol deseja treinar Osha, já que este demonstrou ser sensível à Força. Mae se sente traída, tenta convence-la do contrário. Enquanto isso, os jedi e as bruxas entram em conflito.
O covil é destruído, as irmãs são separadas. Osha segue com os jedi e Mae tem destino ignorado. Imagina-se que ela morreu na ação. Ledo engano, é ela quem está atacando a ordem jedi. Pois deseja vingança pela morte da mãe e a separação da irmã. Antes eles encontram Osha (Stenberg) trabalhando como mecânica. Ela tenta provar para Sol e seus amigos que não é a responsável pelos assassinatos. Se junta a eles, para encontrar Mae e o verdadeiro mandante de suas ações contra os jedis. Assim temos a trama inicial de "The Acolyte" da showrunner e responsável pela sua história, Leslye Headland.
Em seus oito episódios, vemos a era de ouro dos jedis. E como em “A Ameaça Fantasma”, o mal está nas sombras. Ele é representado por Qimir (Manny Jacinto), que se mostra como um ladrão. Que na verdade é o sith que treinou Mae e que deseja um aprendiz para trazer de volta o Lado Sombrio da Força. Já Sol busca um meio para aplacar o passado que o atormenta desde que conheceu as gêmeas. A serie traz velhos e novos dogmas dentro da saga. Como a Ordem Jedi liderada por Vernestra repetindo os erros que Ordem cometeu na Prelogia.
Ao mesmo tempo, a presença de Qimir exibe todo potencial Sith, como nunca vimos anteriormente. No episodio “Teach / Corrupt”, onde tenta seduzir Osha a segui-lo literalmente. Quando estão num planeta desconhecido, que é sua moradia. Referência à Dagobah com mestre Yoda. Já no último episódio que dá título à série, vemos a chama sith na sua essência. Com Osha exibindo todo seu potencial, onde faz o kyber cristal do sabre de Sol “sangrar”. Assim sua inocência é substituída pela raiva e ódio. Ao saber toda a verdade do que aconteceu com sua mãe e o motivo por ter se separado de Mae, para se tornar uma sith plena. Deixando o leque aberto para uma nova temporada com a presença de dois grandes personagens da saga. A suspeita que Qimir era Darth Plagueis, cai por terra. Quando surge seu vulto na morada de Qimi. Já no Templo Jedi em Coruscant, Vernestra sente que há um distúrbio na Força e vai ao encontro do mestre Yoda. Destaque fica para Amandla, excepcional como as gêmeas.
Comentários
Postar um comentário