O cineasta britânico Guy Ritchie chamou atenção por estilo despojado em filmes como “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998)” e “Snatch: Porcos & Diamantes (2000)”. Onde vemos o submundo da terra do agora rei Charles. O lado marginal de Londres, além do bom humor inglês. Ele retratou seu país, assim como Woody Allen faz com a cidade de Nova York.
Isso é exemplificado por filmes como “Rock’n’Rolla: A Grande Roubada (2008)”, “Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017)”, “Magnatas do Crime (2019)” e a franquia “Sherlock Holmes”. Se aventurou na Disney com a versão live-action “Alladin (2019)” e firmou uma parceria com Prime Video nos filmes “O Pacto” e “Esquema de Risco: Operação Fortune”, ambos de 2023. Agora retomada com “Guerra Sem Regras (The Ministry of Ungentlemanly Warfare, 2024)”.
Baseado na história verídica sobre a criação das Forças Especiais do exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Na administração do Primeiro Ministro Winston Churchil. Acessando os arquivos oficiais, Guy ao lado dos roteiristas Paul Tamasy, Eric Johnson e Arash Amel também adaptaram o livro “Churchill’s Secret Warriors: The Explosive True Story of the Special Forces Desperadoes of WW II (2014)” de Damien Lewis. Alternando fatos reais com ficção, Ritchie traz seu ponto de vista sobre este momento da história mundial.
Em especial, porque o exército nazista está próximo da Inglaterra, prestes a invadi-lo. Para evitar que isso ocorra, Churchill, feito por Rory Kinnear (o Tanner da franquia James Bond com Daniel Craig), e militares da alta cúpula montam a Operação Postmaster. Um grupo de soldados capaz de destruir a ameaça nazista em solo britânico. Um pequeno detalhe: eles fariam algo, mas que moralmente é ilegal. O brigadeiro Gubbins (Cary Elwes) é responsável pela seleção. O primeiro da curtíssima lista é o espertalhão Gus March-Phillips, com o Superman Henry Cavill no papel.
Este recruta Anders Lassen (o Jack Reacher do seriado homônimo do Amazon Prime Alan Richtson), a espiã Marjorie Stewart (Eiza Gonzalez), seu protegido Terry Hayes (Hero Fiennes Tiffin) e Freddy Alvarez (Henry Goulding). Eles têm como missão, impedir que a frota de submarinos alemães UBoat recebam suprimentos e armamentos vindos de um porto espanhol na ilha Fernando Po. Eles tomam o Pacifico e impedem que reforços cheguem até a Europa. Para impedir que Hitler domine o continente, eles formam um grupo inusitado e bem-humorado, que faz uso de técnicas militares não convencionais.
Qualquer semelhança com “Bastardos Inglórios (2009)” de Quentin Tarantino, não é mera coincidência. De acordo com os relatos secretos que se tornaram públicos em 2016, eles ficaram conhecidos por suas ações enérgicas e de certo modo, audaciosas. Que chegaram a mudar o curso da guerra. De modo não convencional. Além de responderem diretamente à Churchill. Mas antes de ir até a Fernando Po, Gus quer resgatar um velho aliado preso num campo de concentração nazista nas ilhas Canary (Espanha).
Ele é Geoffrey Appleyard (Alex Pettyfer), um grande estrategista. Com o time completo, Gus e seus amigos partem para sua arriscada missão. Dai o mote de “Guerra Sem Regras”, com Guy exibindo sua veia cinematográfica como bem conhecemos. Sequencias de ação empolgantes e explosivas, com Cavill e Ritchson transbordando carisma em cena. Com o primeiro, mostrando sua veia cômica como bem vimos em “O Agente da U.N.C.L.E. (2015)”. Já o segundo, traz um lado mais bem humorado do que acostumamos vê-lo.
Comentários
Postar um comentário