Pular para o conteúdo principal

Após 15 Anos, os BLACK CROWES retornam com "HAPPINESS BARTARDS"

Irmandades no rock são mais comuns do que se pode imaginar. Os míticos Beach Boys eram formados pelos irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson ao lado do primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Temos também Don & Phil Everly, os Everly Brothers, o trio Bee Gees formado pelos Gibb e sem esquecer os briguentos Noel e Liam Gallagher do Oasis. Entre eles temos Chris e Rich Robinson que formaram os Black Crowes nos anos 90. Fortemente influenciados pelos Faces de Rod Stewart & Ron Wood, os Rolling Stones e Led Zeppelin. 

Deixaram sua marca com uma sonoridade voltada ao melhor do rock anos 70 com canções como “Jealousy Again”, “She Talks To Angels”, “Twice As Hard”, “Remedy” e “Thorn in my Pride”. Entre 2002 e 2005, resolveram dar uma parada nas atividades do grupo. Apesar de irmãos, o clima entre os dois sempre foi conflituoso. Mesmo reunidos em 2010 e o anuncio da separação em 2015.

Chris e Rich seguiram suas carreiras individuais e não se falaram mais. Até que em 2019, voltaram a reunir e decidiram realizar a turnê comemorativa de “Shake Your Money Maker”. O primeiro disco do grupo lançado em 1990 e ia celebrar seus 30 anos. Ela teve que ser adiada devido à pandemia da Covid 19. Sendo retomada em 2022, ao invés de chamarem seus velhos parceiros de banda como o tecladista Eddie Harsch e o batera Steve Gorman. Foram convocados o guitarrista Nico Bereciartua, o baterista Brian Griffin e um velho conhecido, Sven Pipien no contrabaixo. Este substituiu Johnny Colt, integrante da formação original. 

Ainda em 2022, lançaram o album de covers, “1972” e o ao vivo “Shake Your Money Maker Live” em 2023. Os irmãos assumiram o grupo como duo que é completado pelos músicos citados anteriormente mais o tecladista Erik Deutsch. Juntos gravam “Happiness Bastards (2024)”. Lançado depois de um hiato de 15 anos, “Before The Frost ... Until The Freeze” saiu em 2009.

A expectativa era grande, Rich e Chris colocaram as diferenças de lado. Perceberam que funcionam musicalmente. Já como irmãos, a história é outra. Lançado pelo selo Silver Arrow, onde Chris é dono, o disco nos traz de volta o som que tornou o Black Crowes em um dos maiores grupos da sua geração. O rock’n’roll raiz aliado ao melhor da soul music e do gospel. O exemplo é a faixa de abertura “Bedside Manners”, pulsante e cheio de suingue. “Rats and Clows”, é direta e crua. “Cross Your Fingers” dá uma baixada nos ânimos. Balada ao estilo dos Crowes. O Riff cortante e Slide da guitarra de Rich, Chris soltando a vozeirão. “Wanting and Waiting” foi o primeiro single. 

A escolha foi certeira, ela evoca o melhor momento musical dos Crowes. Entraria fácil em “Shake Your Money Maker”. Seguida da balada country “Wiltred Rose”, onde Chris divide o microfone com a nova estrela do gênero musical, Lainey Wilson. Singela e linda melodia. Com “Dirty Cold Sun”, o rock volta com força total e ar gospel. Já “Bleed it Dry” é blues puro com Chris mandando ver na harmônica. “Flesh Wound” surge como a canção para curtir a noite. 

Despojada e pulsante. “Follow The Moon”, rock cadenciado, marcado pelo riff marcante de Rich. “Kindred Friend” encerra os trabalhos, em ritmo desacelerado. Mostrando como os irmãos Robinson sabem compor uma bela balada cheia de nuances com Chris entoando sua gaita e Rich, sua maestria no slide da sua guitarra. O arranjo de cordas e o coro gospel complementam sua beleza musical. Nas palavras de Rich, o álbum é “a carta de amor dos Black Crowes ao rock’n’roll”. Deixando bem claro seu recado, não só para os fãs. Mas para uma nova geração que precisa ouvir musica de verdade e de qualidade. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c