Pular para o conteúdo principal

A Saga MAD MAX se expande em "FURIOSA"

Quando estreou em 2015, “Mad Max: Estrada da Fúria” marcou o retorno do antológico personagem criado por George Miller, que trouxe ao mundo o talento e o carisma de Mel Gibson nos anos 80 como o ex-patrulheiro Max Rockatansky vivendo em um mundo pós-apocalíptico. Destruído por uma guerra mundial dos grandes países do mundo em busca do controle pelo petróleo e pela agua ao redor do globo. O que sobrou foi o caos e o fanatismo de líderes utópicos. Em meio a isso, conhecemos Imperatriz Furiosa, com a musa Charlize Theron no papel. Max foi interpretado por Tom Hardy, o vilão Bane da “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)”. O deserto, os carros e a loucura agradaram os fãs da trilogia, ganhando novos. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2015/05/mad-max-estrada-da-furia.html. O impacto foi tão grande que “Estrada da Fúria” levou para casa seis estatuetas do Oscar daquele ano nas principais categorias técnicas. Entre elas Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Mixagem de Som. Além disso, Theron literalmente roubou a cena.


Isso fez com Miller escrevesse um filme voltado a ela. Contando sua origem, ao lado do roteirista Nick Lathouris, nos trazem “Furiosa: Uma Saga Mad Max (Furiosa: A Mad Max Saga, 2024)”. Ela é feita em dois momentos, na infância por Alyla Browne e na fase adulta por Anya Taylor-Joy (da minissérie Netflix “O Gambito da Rainha. 2020”). Descobrimos que ela foi sequestrada pelo lorde de guerra Dementus, interpretado pelo Deus do Trovão Chris Hemsworth, e não por Immortan Joe como vimos em “Estrada da Fúria”. Furiosa (Browne) está pegando frutas na parte mais distante do Vale Verde. E lá tem o primeiro encontro com homens de Dementus. Estes a sequestram para ser entregue a ele. No encalço deles, sua mãe Mary Jo Bassa (Charlee Fraser). Chegando ao seu acampamento consegue resgata-la, mas acaba sendo encurralada por ele e seu exercito de motoqueiros. Tentam dissuadi-la a revelar a localização exata do Vale Verde.

Mas acaba morrendo para manter o segredo. Furiosa segue com Dementus como seu troféu. Até chegarem à Cidadela de Immortan Joe. Agora feito por Lachy Hulme, substituindo Hugh Keays-Byrne. Um encontro nada amistoso, já que Dementus ameaça Immortan. O que se torna uma luta em que o primeiro é derrotado com facilidade pelo exercito do segundo, os garotos de guerra. Faz com que Demetrus se volte para a cidade Gasolina, que possui negócios com Immortan. Em troca de todo combustível produzido por ela, por comida e agua da Cidadela. Cria um plano para invadi-la para ter seu controle. E assim negociar com Immortan e seus sócios O Comedor de Gente (John Howard) e o Fazendeiro da Bala (Richard Carter), que controla a produção da Fazenda da Bala. 

Os dois reprisam seus papeis de “Estrada da Fúria”. Dementus consegue uma reunião com Immortan para negociar a paz e este se encanta por Furiosa. Ela é usada como uma bandeira de trégua. Assim como o Mecânico Orgânico, que conta com o retorno de Angus Sampson ao papel, uma espécie de médico. Ela é levada para o cofre onde estão às esposas de Joe e numa cerimonia, chama atenção do filho dele, Rictus (Nathan Jones). Ele tenta toca-la intimamente, Furiosa consegue fugir. Se disfarçando como garoto de guerra ate chegar à idade adulta (Taylor-Joy). O piloto Pretorian Jack (Tom Burke) se espanta com sua destreza e raciocínio rápido. Ela é chamada para ser sua copilota na recém-construída Máquina de Guerra. Que transporta mantimentos para os aliados de Immortan e trazendo de volta o combustível e armamento necessários para proteger a Cidadela. Em uma das viagens, ela revê Dementus. 

Porem, ele não a reconhece. A jovem alimenta seu desejo de vingança. Daí temos a trama inicial de “Furiosa”, com Miller a dividindo em cinco atos. Desde pequena até se tornar a Furiosa que conhecemos em “Estrada da Fúria”. E como a presença de Dementus foi determinante. Hemsworth, bem a vontade no papel, exibindo todo sarcasmo do personagem. O ritmo frenético da película de 2015 é diminuído para vermos como Furiosa sobreviveu a tantas adversidades em sua jornada. Aprendendo do jeito mais difícil a viver em meio à loucura de um mundo sem leis. Alyla e Anya estão perfeitas e em sincronia. Com a segunda se destacando, se mantendo convicta para cumprir a promessa feita à mâe.  

Não importando o tempo em buscar um meio para voltar para casa, o Vale Verde. E encontrando em Jack, um aliado e mentor para conseguir isso. Exibindo com precisão os gestos e feições de Charlize. George transforma as sequencias de perseguição num espetáculo de encher os ossos. O clima árido do deserto aliado com o metal dos carros, caminhões e motos ganha ainda mais força com a presença de paraquedas e hélices. Graças ao trabalho do diretor de fotografia Simon Duggan. Ao mesmo tempo, temos mais detalhes sobre a rotina entre a Cidadela, a Cidade Gasolina e a Fazenda da Bala. Criando um universo próprio e rico em referencias que vão muito além do que foi visto na trilogia. E para o espectador mais atento, Max se faz presente em “Furiosa”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...