Todd Haynes se notabilizou como um cineasta que tenta descontruir o ser humano. Exibindo como somos falhos para com nosso próximo. Em especial com nós mesmos. Como por exemplo, em “Mal do Século (1995)” e “Longe do Paraíso (2002)”. Além homenagear seus ídolos musicais como o mítico poeta Bob Dylan em “Não Estou Lá (2007)” e o camaleão do rock David Bowie em “Velvet Goldmine (1998)”. Agora ele traz como novo trabalho, o drama com ares psicológicos “Segredos de um Escândalo (May December, 2023)”. Baseado num fato real ocorrido em 1996, onde a professora Mary Kay Letourneau se envolveu com seu aluno Vili Fualaau, de 12 anos, e por isso foi presa por estupro de vulnerável. Com quem teve duas filhas nascidas na prisão e cumprindo uma pena de 07 anos.
Ao sair, os dois consumaram sua união, ficaram casados por 12 anos e se separaram em 2017, a pedido de Vili. Haynes aproveita o tema para nos trazer o pós dos eventos, com Mary sendo interpretada por Julianne Moore (Oscar de Melhor Atriz por “Para Sempre Alice, 2014”). Sua personagem ganha um novo nome Gracie Atherton-Yoo e Vili se torna Joe Yoo com Charles Melton (o Reggie da serie “Riverdale, 2017 a 2023”) na fase adulta. Eles vivem felizes, ao lado dos filhos Mary (Elizabeth Yu), Honor (Piper Curda) e Charlie (Gabriel Chung). Os dois últimos estão se formando e se preparando para irem à universidade. Em meio a isso, a história deles será tema de um filme protagonista pela atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman, Oscar de Melhor Atriz por “Cisne Negro, 2010”). Este veio estudar Gracie para dar mais autenticidade à sua atuação.
Uma convivência que se mostra pacifica, já que Elizabeth está lá para acompanhar o dia a dia deles. Aprofundar-se na personalidade de Grace e tentar entender suas motivações ao assumir a relação com Joe. Deixando para trás um casamento estável e filhos. Somada ao julgamento moral que sofreu na época e de tempos em tempos é lembrada do que fez. O que parece ser uma mulher que resolver seguir seu coração, Elizabeth vai percebendo que há muito mais por trás. Indo aos locais que os dois se encontravam, como o pet shop em que trabalhavam, e conversando com o ex-marido de Gracie, Tom (D.W. Moffett), e o filho mais velho Georgie (Cory Michael Smith). Este era o melhor amigo de Joe na época.
Também conversa bastante com Joe, que se mostra incomodado com sua presença. Já não se lembra com tanta precisão dos fatos ocorridos. Ao mesmo tempo, se questiona sobre suas decisões, o atual status da relação com Gracie e a falta que sentirá dos filhos. Daí o mote inicial de “Segredos de um Escândalo”, com Todd mostra como a natureza humana é falha e manipuladora. Natalie e Julianne exibem isso perfeitamente. Com a primeira buscando compreender as atitudes de Gracie e ao mesmo tempo, a julgando por isso. Indo além dos trejeitos e modo de falar manso dela, acreditando que captou sua essência de ser.
Já a segunda traz uma fragilidade que no decorrer da película, é a sua mascara na frente de todos. Quando na verdade, ela é uma pessoa segura de suas decisões e não se importando com opinião alheia. Totalmente ciente do que fez e nenhum pinto de arrependimento. Quem se destaca é Melton, como a criança que cresceu repentinamente. Assumindo desde cedo, o papel de “o homem da casa”. Com a presença de Elizabeth, começa a se questionar. Aos poucos, imagina que sua vida poderia ter tido outro rumo. Se não tivesse se casado com Gracie. No caso, ter amigos da sua idade e viajar mais. Apenas uma certeza e várias duvidas.
Comentários
Postar um comentário