Quando estreou em 2017 no canal das redes sociais Netflix, a série espanhola “La Casa de Papel”, o que seria mais uma adição para seu vasto catálogo se tornou um fenômeno mundial. Criado por Álex Pina, ela trouxe um grupo de assaltantes liderados pelo Professor (Álvaro Morte), que planejou nos mínimos detalhes, o ambicioso assalto ao Banco Central da Espanha. Seus integrantes, ao invés de usarem seus nomes verdadeiros, cada um se nomearam com a capital de um país. Como a rebelde Tóquio (Úrsula Corbero), o sensível Rio (Miguel Herrán), a casca dura Nairóbi (Alba Flores) e o carismático Berlim. Este é feito por Pedro Alonso. O seriado teve cinco temporadas, encerrada em 2021, nos trouxe uma trama envolvente recheada por ótimas sequencias de ação e personagens instigantes.
Em 2022 tivemos o primeiro spin-off “La Casa de Papel: Coreia”, que não teve o mesmo impacto. Pina ao lado de Esther Martínez Lobato nos trazem a série “La Casa de Papel: Berlim (La Casa de Papel: Berlin, 2023)”. Seus eventos ocorrem antes do que vimos no intenso seriado. Com Berlim, que na verdade se chama Andrés de Fonollosa, planejando o roubo a uma casa de leiloes na cidade luz Paris. No lugar do Professor temos Dámian (Tristan Ulloa) e completam o time: a hacker Keila (Michelle Jenner); o malandro Bruce (Joel Sánchez); o jovem Roi (Julio Peña Fernández) que abre qualquer fechadura e a misteriosa Cameron (Begoña Vargas). Em seus oito episódios, a serie pega emprestado a rica de detalhes do planejamento ao roubo, desde a invasão ao administrador da casa de leilão François Polignac (Julien Paschal).
Onde colocaram escutas e câmeras escondidas em seus ambientes, para descobrir suas senhas de acesso ao cofre onde joias estimadas em mais de 44 milhões de euros, estão guardadas. A equipe se hospeda num hotel em frente à sua casa. Durante a vigilância, lá Berlin / Andrés se apaixona pela esposa de François, Camile (Samantha Siqueiros). Emocionalmente abalado pela separação da sua terceira esposa, ele imagina um meio de conquista-la e conseguir concluir a ação ao mesmo tempo. Enquanto isso pede a Roi ficar de olho em Cameron. Este o tem como pai, já cuida dele desde a adolescência. Dámian planejou todos os detalhes do assalto. Desde a infiltração para casa de leiloes pelo subterrâneo da cidade luz Paris. Onde fingiu ser um renomado arqueólogo e o pessoal como sua equipe de escavação em uma igreja que é próxima à casa. Além de como farão o assalto sem deixar rastros.
Mantendo o ritmo frenético característico, “La Casa de Papel: Berlim” aposta no amor. Andrés fazendo de tudo e mais um pouco para conquistar Camille. Enxergando nela, o mesmo espirito aventureiro e inquieto. Já Roi vai se aproxima de Cameron e percebe que possuem mais em comum do que imagina. Ela tem um passado tortuoso e chegou a ser diagnosticada como louca. Já ele teve uma relação difícil com o pai e por isso, fugiu de casa para se tornar um ladrão. Junto a eles, o improvável relacionamento entre a Keila e Bruce. A primeira prefere viver no mundo virtual e o segundo curte a vida loucamente. Já Dámian vive um drama pessoal em meio ao assalto, seu casamento de longa data está acabando.
Há semelhanças
entre as series. Servindo como referencias. Cameron é um misto entre Tóquio
e Nairóbi. Bruce seria uma versão do otimista Denver (Jaime Lorente). A timidez
de Keila remete a do Professor na primeira temporada de “La Casa de Papel”. Pedro traz de volta toda versatilidade
vista em outrora, adicionando um humor mais sarcástico. Agora sem o macacão
vermelho e mascara, ele tem oportunidade de desenvolver seu personagem. Envolvente,
sofisticado e com ares de psicoticos. Você deve se lembrar que ele morreu ao se
sacrificar para o sucesso do assalto ao final da Parte 2 de “La Casa de Papel”.
Temos a participação de Najwa
Nimri e Itziar Ituño revivendo
seus papeis como a implacável Alicia Serra e Raquel Murillo respectivamente.
Elas ajudam a força policial francesa na investigação, que descobriu que o
grupo tem origem espanhola. Vemos que elas possuíam uma grande amizade desde os
tempos de academia. No episodio final “Um
Elefante à Beira de Extinção”, Dámian e Andrés se encontram para planejar
um novo roubo, já que o segundo teve um pequeno percalço financeiro. A deixa
perfeita para uma possível segunda temporada.
Comentários
Postar um comentário