Pular para o conteúdo principal

A Nova Fuga das Galinhas em "A AMEAÇA DOS NUGGETS"

No ano 2000, as animações feitas em stop motion ganharam um novo patamar e finalmente o reconhecimento merecido. O estúdio britânico Aardman conhecido pela animação da dupla Wallace & Gromit, nos trouxe “A Fuga das Galinhas (Chicken Run)”. Onde temos a jovem galinha Ginger planejando sua fuga e de suas amigas da fazenda em que moram. Já que sua dona, Tweedy, as mantem em cativeiro para produção continua de ovos. Além de virarem tortas no final do dia. Com muito bom humor e uma história engenhosa, que tem seu toque adulto, a animação se tornou um sucesso mundial. Indo além da fabula infantil. 


Passados 23 anos, temos sua continuação em “A Fuga das Galinhas 2: A Ameaça dos Nuggets (Chicken Run: Dawn of the Nugget, 2023)”. Ginger acaba de chocar e teve a pequena Molly e vivendo ao lado do galo Rocky. Ginger tem a voz de Thandiwe Newton (feita anteriormente por Julia Sawalha), Molly tem a voz de Bella Ramsey (a Ellie da série HBO “The Last of Us desde 2023”) e Zachary Levi (da franquia “Shazam!”) como Rocky. Em 2000, ele tinha como interprete, o mad Mel Gibson. Eles vivem no refúgio montado em uma ilha. Tudo corre na mais perfeita tranquilidade até que Molly cresce. E com o mesmo espirito desbravador da mãe, deseja conhecer o mundo além da ilha que moram.

Ginger e Rocky tentam convence-la do contrário, mas em vão. Eles percebem que há uma movimentação no entorno da ilha. O que acaba chamando atenção de Molly. Consequentemente, ela sai de lá. É sua primeira experiência fora da ilha e na estrada se encontra com Frizzle (Josie Sedgwick-Davies). Uma jovem como ela em busca de aventuras. No caso, ir para uma fazenda que cria e cuida de aves como elas. Ao chegaremos, descobrem mais do que imaginam. Galinhas sendo alimentadas e se divertindo. Já Ginger e Rocky, com o auxílio de Babs (Jane Horrocks), Bunty (Imelda Staunton), Mac (Lynn Ferguson), Fowler (David Bradley) e os ratos empreendedores Nick (Romesh Ranganathan) e Fletcher (Daniel Mays), vão em busca de Molly.

A caminhada deles é marcada com o reencontro de uma velha conhecida. Assim temos o mote inicial de “A Fuga das Galinhas 2: A Ameaça dos Nuggets”. Agora dirigida por Sam Fell e roteiro de Karey Kirkpatrick, John O’Farrell & Rachel Tunnard, eles adicionam ao conto criado por Peter Lord & Nick Park em 2000, um tom mais familiar. A dinâmica da família formada por Rocky, Ginger e Molly, o sentimento de proteção dos pais pelos filhos. E as semelhanças de personalidades entre mãe e filha. O espirito de aventura, justiça e igualdade para todos.

Agora temos o inverso, em 2000 elas queriam fugir da fazenda. Agora precisam invadi-la para salvarem suas semelhantes de um destino cruel. Antes se tornariam tortas, agora se transformariam em nuggets.  Contando com o retorno da veterana atriz inglesa Miranda Richardson como a vilã da vez, sra. Teedy. A animação aproveita para trazer de volta, a sensação de diversão na jornada de Ginger e seus amigos. Além de manter o tom crítico sobre o tratamento dado aos animais somado com o discurso ecológico, sem perder o bom humor. Não ficando preso a estereótipos, deixando isso fluir naturalmente na história. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...