No ano
2000, as animações feitas em stop motion ganharam um novo patamar e finalmente
o reconhecimento merecido. O estúdio britânico Aardman conhecido pela animação
da dupla Wallace & Gromit, nos trouxe “A
Fuga das Galinhas (Chicken Run)”.
Onde temos a jovem galinha Ginger planejando sua fuga e de suas amigas da
fazenda em que moram. Já que sua dona, Tweedy, as mantem em cativeiro para
produção continua de ovos. Além de virarem tortas no final do dia. Com muito
bom humor e uma história engenhosa, que tem seu toque adulto, a animação se
tornou um sucesso mundial. Indo além da fabula infantil.
Passados 23 anos, temos sua continuação em “A Fuga das Galinhas 2: A Ameaça dos Nuggets (Chicken Run: Dawn of the Nugget, 2023)”. Ginger acaba de chocar e teve a pequena Molly e vivendo ao lado do galo Rocky. Ginger tem a voz de Thandiwe Newton (feita anteriormente por Julia Sawalha), Molly tem a voz de Bella Ramsey (a Ellie da série HBO “The Last of Us desde 2023”) e Zachary Levi (da franquia “Shazam!”) como Rocky. Em 2000, ele tinha como interprete, o mad Mel Gibson. Eles vivem no refúgio montado em uma ilha. Tudo corre na mais perfeita tranquilidade até que Molly cresce. E com o mesmo espirito desbravador da mãe, deseja conhecer o mundo além da ilha que moram.
Ginger e Rocky tentam convence-la do contrário, mas em vão. Eles percebem que há uma movimentação no entorno da ilha. O que acaba chamando atenção de Molly. Consequentemente, ela sai de lá. É sua primeira experiência fora da ilha e na estrada se encontra com Frizzle (Josie Sedgwick-Davies). Uma jovem como ela em busca de aventuras. No caso, ir para uma fazenda que cria e cuida de aves como elas. Ao chegaremos, descobrem mais do que imaginam. Galinhas sendo alimentadas e se divertindo. Já Ginger e Rocky, com o auxílio de Babs (Jane Horrocks), Bunty (Imelda Staunton), Mac (Lynn Ferguson), Fowler (David Bradley) e os ratos empreendedores Nick (Romesh Ranganathan) e Fletcher (Daniel Mays), vão em busca de Molly.
A caminhada deles é marcada com o reencontro de uma velha conhecida. Assim temos o mote inicial de “A Fuga das Galinhas 2: A Ameaça dos Nuggets”. Agora dirigida por Sam Fell e roteiro de Karey Kirkpatrick, John O’Farrell & Rachel Tunnard, eles adicionam ao conto criado por Peter Lord & Nick Park em 2000, um tom mais familiar. A dinâmica da família formada por Rocky, Ginger e Molly, o sentimento de proteção dos pais pelos filhos. E as semelhanças de personalidades entre mãe e filha. O espirito de aventura, justiça e igualdade para todos.
Agora
temos o inverso, em 2000 elas queriam fugir da fazenda. Agora precisam
invadi-la para salvarem suas semelhantes de um destino cruel. Antes se
tornariam tortas, agora se transformariam em nuggets. Contando
com o retorno da veterana atriz inglesa Miranda
Richardson como a vilã da vez, sra. Teedy. A animação aproveita para trazer
de volta, a sensação de diversão na jornada de Ginger e seus amigos. Além de
manter o tom crítico sobre o tratamento dado aos animais somado com o discurso ecológico,
sem perder o bom humor. Não ficando preso a estereótipos, deixando isso fluir
naturalmente na história.
Comentários
Postar um comentário