A DC juntamente com a Warner tem tentado emplacar seu Universo Estendido na sétima arte. Porem sem o mesmo sucesso que o Universo Cinematográfico Marvel que se estabeleceu e criou um novo gênero, os filmes de super-heróis em quadrinhos. Apesar que mais recentemente o UCM não tem atendido as expectativas desde “Vingadores Ultimato (2019)”, o que seria a oportunidade perfeita para a DC se firmar e rivalizar pau a pau. O que infelizmente não ocorreu. Com exceção de “Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)”, onde o próprio revisou sua obra e trouxe um ar de esperança. Já este traz sua visão para UEDC e poderia se igualar ao UCM. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2021/03/finalmente-liga-da-justica-de-zack.html
“Shazam: A Fúria dos Deuses” e “The Flash” não empolgaram público e crítica em 2023. Neste momento o UEDC deve ganhar novo formato com James Gunn e Peter Safran. Assim chegamos à “Besouro Azul (Blue Beetle, 2023)”, que ainda não faz parte da reformulação que o filme já estava em andamento no processo. Com direção de Àngel Manuel Soto e roteiro de Gareth Dunnet-Alcorer para nos trazerem o conto sobre o jovem Jaime Reyes, vivido por Xolo Maridueña (o Miguel da série Netflix “Cobra Kai” desde 2018), tentando ajudar sua família a sobreviver. Recém-formado da faculdade de direito, vê o negócio do pai falir, este se recupera de um infarto e a eminencia de perda do seu lar pelo fisco do governo norte-americano, em sua cidade natal Palmera City.
Faz com que Jaime busque um modo reverter isso. Trabalhando com a irmã Milagro na faxina da suntuosa mansão da família Kord, que tem a matriarca Victoria a frente dela. Tendo a veterana Susan Sarandon (Oscar de Melhor Atriz por “Os Últimos Passos de um Homem, 1995”) como a personagem. Jaime tem o primeiro encontro com Jenny Kord, com a brasileira Bruna Marquezine no papel, sobrinha de Victoria. Seu pai Ted era o CEO da empresa, até seu desaparecimento. Que lhe oferece uma oportunidade melhor dentro da empresa e pede para encontrá-la mais tarde. Atendendo o chamado, Jenny surge e diz para Jaime ir embora, levando consigo uma caixa dada por ela.
Chegando em casa, ao lado do pai Alberto (Damián Alcazár), a mãe Rocio (Elpidia Carrillo), a irmã mais nova Milagro (Belissa Escobedo), a avó / Nana (Adriana Barraza) e o tio Rudy (George Lopez). Eles se questionam sobre o conteúdo dela, já que é embalagem de papel que guarda sanduiches no melhor estilo Big Mac. Jaime abre e dentro há um artefato. Brilhante e um formato que lembra um escaravelho. Acreditam que seja uma joia de valor inestimável roubada por Jenny. Pedem que Jaime a devolve, até o inesperado ocorre. A joia se une a ele, tomando todo seu corpo. O que se vê em seguida, que ela se transformou numa armadura. Trazendo na memória, a simbiose do anti-herói Venom.
Jaime descobre que o escaravelho / Scarab é de outro mundo e responde quem for seu portador. No caso, a inteligência artificial Khaji-da (com a voz da cantora Becky G), que lhe esclarece sobre seus poderes. Lhe disse que consegue manipular a matéria contida nele. Transformando qualquer pensamento de Jaime em formato físico. Uma espada por exemplo. Assim ele, com sua família, corre contra o tempo para evitar o Scarab retorne às mãos de Victoria. Esta tem outros planos. Aproveitar sua tecnologia para uso militar. A armadura OMAC (One Man Army Corps. Tradução: O exército de um homem só). Jenny se alia aos Reyes no confronto contra a tia e o guarda costa dela, o ex-soldado Conrad Carapax (Raoul Max Trujillo). Que se transforma no vilão “Homem Indestrutível”.
Assim temos o mote para “Besouro Azul”. Onde o diretor aproveita seu lado latino e do personagem das Hqs para se aproximar dos povos latino-americanos. Com referências que vão desde a novela mexicana “Maria do Bairro (1995-96)” ao mítico “Chapolim Colorado (1973 a 1979)” de Robert Gomez, mais popularmente conhecido como Chaves em nossa terra brasilis. DETALHE: Sendo homenageado na segunda cena pós credito do filme. Como toda boa história de origem, temos a clássica jornada do herói. Exemplificado em “Pantera Negra (2018)” e “Shang-Chi & A Lenda dos Dez Anéis (2021)”. Adicionando o clima étnico, destacando a ótima química formada pela família Reyes. Eles possuem o timing perfeito para a dinâmica familiar latina. Pura descontração com muita música.
O desmiolado tio Rudy está Impagável e Nana nos traz uma grata surpresa no ato final. Xolo e Bruna formam uma boa dupla em cena. e ela aproveita o momento na terra do tio Sam para exibir todo seu talento e carisma. Ainda deixa seu recado em bom português. Como é de praxe, temos duas cenas pós credito. A primeira, vemos o laboratório do pai de Jenny, com os computadores ligados. Surge uma mensagem de vídeo, bem truncada. É o pai dela pedindo para avisa-la que está vivo e retornando. Sendo um indicativo para a próxima aventura do Besouro Azul. A segunda mencionamos acima.
Comentários
Postar um comentário