O rock inglês teve seu auge nos anos 60 e 70, muitos colocam isso na conta dos Beatles e dos Rolling Stones. Mas esquecem bandas como The Who, Cream e The Kinks por exemplo. Outra que deixou sua marca na história da música foi o Pink Floyd. Muitos lembram deles por causa dos antológicos “The Dark Side of the Moon (1973)” e “The Wall (1979)”. Além das brigas internas entre Roger Waters e David Gilmour. Porem poucos se lembram como a banda se formou e quem foi responsável por começar tudo. Estamos falando de Syd Barrett, o guitarrista fundou o PF e veio a falecer em 07 de julho de 2006, devido a um câncer no pâncreas. Syd ficou marcado como junkie do grupo.
Já que o sucesso alcançado com single “See Emily Play” e o primeiro álbum “The Piper at the Gates of Dawn” de 1967 (Detalhe histórico: eles estavam no estúdio ao lado dos Beatles, quando estavam gravando “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’), facilitou o uso compulsivo de LSD. Impossibilitando que ele mostrasse sua técnica apurada na guitarra. Além de ser um grande compositor, era carismático e tinha uma personalidade forte. Líder da banda e fez todas as canções do disco. O stress dos shows, o levaram a deixar de lado seus compromissos profissionais. A banda estava em ascensão, ele foi expulso pelos amigos e seu substituto indicado pelo próprio, David Gilmour, assumiu em definitivo as seis cordas da guitarra.
A partir daí ele se isolou de tudo e de todos. Chegou a gravar dois discos solos que não tiveram a repercussão de outrora. Praticamente sem dinheiro, apesar dos royaties recebidos pelos direitos autorais das canções compostas no PF, volta para sua cidade natal, Cambridge. Foi cuidado pela irmã Rosemary Breen, se dedicou à pintura e a fotografia. Isso foi a base inicial para o designer gráfico Storm Thorgerson realizar o documentário “Have You Got It Yet: The Story of Syd Barrett & Pink Floyd (2023)”. Mundialmente conhecido por ter criado as capas dos discos do PF, com sua empresa Hipnosis.
Conduzindo entrevistas com Roger, David, Nick, Rosemary, amigos próximos e as ex-namoradas de Syd. Storm veio a falecer em 18 de abril de 2013. Por isso, o documentário foi finalizado por Roddy Bogawa. Eles nos trouxeram um olhar mais próximo da persona de Syd. Nascido Roger Keith Barrett em 06 de janeiro de 1946, desde pequeno já exibia seu perfil artístico e humor afiado. Na juventude ganhou o apelido que se tornou seu nome artístico “Syd”, este era um musico que tocava no bar de jazz de Cambridge. Storm estudou com Syd no ensino médio e viu o embrião do PF. Ele relata as primeiras bandas e o início da amizade com Roger. Este conta uma viagem de trem que os dois fizeram até Londres para conhecerem a cena musical da época. Daí a ideia para montarem o Pink Floyd.
O nome da banda vem dos bluesman Pink Anderson e Floyd Council. Ídolos de Syd. As primeiras canções como “Bike”, Roger e Nick destacam a genialidade de seu amigo nas letras e arranjos. Além de estar sempre experimentando novos sons vindos da sua guitarra. Em um dos ensaios, Syd conversa sobre as músicas que compõe com Mason. Este questionou sobre uma especifica que sempre tocava. Barrett respondeu é “aquela que tem uma ideia do que pode ser”. Tradução livre do titulo do documentário. Ele teve uma exibição única (21 de junho de 2023) na 15ª edição do festival In-Edit, iniciado no ultimo dia 14 de junho. “Have You Got It Yet?” traz um retrato honesto sobre quem foi Syd Barrett.
Uma pessoa muito a frente do seu tempo. Que foi engolida pela própria persona e incomodado com o próprio sucesso. Ao mesmo tempo, como o consumo de drogas ascendeu e foi apagando sua chama criativa e contestadora. Junto a isso, tirar de vez a imagem ligada às drogas. Focando na sua alma artística, era uma pessoa carinhosa e muito inteligente. Uma das melhores histórias foi à visita de Syd a Abbey Road. Quando o PF estava gravando “Wish You Were Here” em 1975. Eles praticamente não o reconheceram. Já que estava careca e tinha engordado. David percebeu que ele estava distante.
Mostrou a demo de “Shine On You Crazy Diamond” e diz que há uma citação de “See Emily Play” na parte final da canção. Questionado a respeito, Syd não reconhece. Eles constaram que seu amigo já não era mais o mesmo. O documentário traz imagens inéditas dele e da banda nos anos 60 e 70. Somada as do videoclipe de “Shine On You”, que nunca foram vistas desde então. Se você for um fã de longa data do PF, já está cansado de saber que “Wish You Were Here” foi feita como uma homenagem à Syd. Mesmo após sua saída, determinou os rumos do grupo é considerado um dos maiores nomes do rock progressivo.
Comentários
Postar um comentário