O britânico
Guy Ritchie se notabilizou por sua
pegada bem humorada com toques de ação com “Jogos,
Trapaças & Dois Canos Fumegantes (1998)” e “Snatch: Porcos & Diamantes (2000)”. Onde vimos o submundo do crime
em Londres. Mais tarde nos trouxe a franquia “Sherlock Holmes” estrelada por Robert Downey Jr. e Jude Law,
trazendo um tom mais moderno ao conto de sir Arthur Conan Doyle. Além de nos
brindar sua visão sobre o Rei Arthur e a mítica Excalibur em “Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017)”. Além de aventurar no mundo Disney com a versão
live action de “Alladin (2019)”. Retornando
ao gênero que o consagrou em “Magnatas do
Crime (2019)” e “O Infiltrado
(2021)”. Neste retomou a parceria com o mercenário Jason Statham. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2021/08/jason-statham-e-o-infiltrado.html
Eles trabalham juntos desde “Jogos, Trapaças & Dois Canos Fumegantes”, retornam em “Esquema de Risco (Operation Fortune: Ruse de Guerre, 2023)”. Jason é o espião contratado Orson Fortune, que trabalha ocasionalmente para o MI6, está de férias no Marrocos. Seu contato na agencia, Nathan Jasmine (Cary Elwes), a interrompe com uma missão de última hora. O superior dele Knighton (Eddie Marsan) o alerta sobre um dispositivo que acessa qualquer sistema operacional pode causar o caos mundial. Se chama “A Mão”. Ele pode invadir sistemas bancários e plataformas digitais para derruba-las sem maiores problemas. Para recupera-lo, precisam dos serviços de Orson.
Conhecido por sua eficácia e destreza nas missões. Mas também pelas suas peculiaridades. Adquiriu fobias como agente de campo. Por exemplo, para embarcar num avião e não surtar, precisa tomar uma especifica safra de vinho. Mesmo assim recruta sua equipe formada pela hacker desbocada Sarah Fidel (Audrey Plaza, a Harper da 2ª temporada de “White Lotus, desde 2021”) e o agente novato JJ (Bugsy Malone). O traficante de armas Greg Simmonds (o veterano Hugh Grant no papel) está com o artefato e vai vende-lo pela melhor oferta na Deep Web. Orson e seu pessoal descobrem que Simmonds vai dar uma festa em seu iate e que ele é grande fã do ator Danny Francesco (Josh Hartnett).
Com o auxílio involuntário de Danny, se infiltram no iate de Simmonds. A impressão foi tão boa, que ele convida Danny e Michaela, disfarce de Sarah, a passarem o final de semana na sua vila em Antaya (Turquia). Enxergam a oportunidade perfeita para recuperarem “A Mão” e prenderem os envolvidos no leilão. Este é o mote para “Esquema de Risco”, escrito e dirigido por Guy. Além da pegada característica, adiciona clima de filme de espionagem ao estilo 007 de ser. Muito sarcasmo somada a desenvoltura física muito bem conhecida de Statham. Aqui como em “O Infiltrado”, tem a chance de ser “apenas ele mesmo” em cena. Rosto carrancudo ganha uma pitada cômica nas suas ações.
Exemplificada na sequência em que Orson invade a mansão de um mafioso russo que vai participar do leilão e derrota um a um seus capangas. Audrey diz a que veio e comprovando ser um dos novos talentos da comedia norte-americana. Já Hugh exibe uma nova faceta, agora que não é mais o galã atrapalhado de “Quatro Casamentos & Um Funeral (2004)”. Mais velho, não tem vergonha de se mostrar mais canastrão do que nunca. Como bem vimos em “Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022)” e “Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões (2023)”.
Ritchie aproveita as referências do agente com licença para matar, como as viagens pelo mundo. Indo de Londres passando por Madrid e Cannes, tendo seu ato final na Turquia. Adicionado um tom mais humorístico com a presença de Plaza, um misto de Q com certo sex appeal. Josh está ótimo como o abestalhado ator de filmes de ação que se encanta com a postura de Greg. Que o inspira para seu próximo filme e tendo como diretor Guy. Piada pronta ao seu estilo.
Comentários
Postar um comentário