Passado quase três anos da pandemia da Covid 19 e a situação mundial se estabilizando, o jovem comediante Jonah Hill e o eloquente Eddie Murphy retornaram aos sets de filmagens na comedia com tons dramáticos “Certas Pessoas (You People, 2023)”. Produzida pelo canal das redes sociais Netlflix com direção do criador da sitcom “Blackish (2014 a 2022)” Kenya Barris, que escreveu o roteiro ao lado de Hill, para juntos nos trazerem o personagem vivido pelo segundo, o corretor imobiliário de origem judia Ezra Cohen. Que nas horas vagas produz um podcast sobre a sociedade e a cultura nos dias de hoje com sua melhor amiga Mo (Sam Jay). Confessando para ela, sobre sua dificuldade em encontrar a pessoa certa para namorar. Na saída do trabalho, Ezra pede um Uber.
Ao ver o carro que costumar chamar para sua surpresa, vê outra pessoa no volante, Amira Mohammed (Lauren London). Esta se assusta, achando que Ezra vai ataca-la. Após a confusão, ele explica que Amira se parece com a motorista e ela vê certa semelhança. Antes disso, saiu da casa do ex-namorado e estava perdida para chegar ao seu novo apartamento. Os dois conversam, Ezra se oferece em ajuda-la a chegar ao seu destino. Ao mesmo tempo, combinam um encontro. Ezra e Amira se conectam, percebem que tem muito em comum. Por isso, resolvem morar juntos e é a hora de conhecer os pais deles. Só um pequeno detalhe: Ezra é judeu, Amira é negra e muçulmana.
O encontro é com os pais de Ezra, Shelley e Arnold. Aqui feitos por Julia Louis-Dreyfuss (a Valentina A. de Fontaine do Universo Cinematográfico Marvel) e o eterno Fox Mulder de Arquivo X David Duchovny respectivamente. Ao lado deles a irmã de Ezra, Liza (Molly Gordon). Há um certo desconforto no ar, mas sua eloquente mãe deixa bem claro que gostou de Amira. Ezra vai pedi-la em casamento, pede para Shelley não estragar tudo. Logo em seguida, ele marca um almoço com os pais de Amira, Akbar e Fatima, com Eddie Murphy e Nia Long nos papeis. Para fazer uma media, eles vão a um restaurante no bairro deles. Ele deseja sua aprovação, antes de oficializar o pedido com Amira.
Um almoço pouco amistoso, já que Akbar tem duvidas sobre as intenções de Ezra. Contrariado, ele dá sua benção. Ezra corre até Amira, para enfim ratificar a união deles. Porem, isso é só o começo da trama em “Certas Pessoas”. Pegando emprestado o tom familiar da franquia “Entrando Numa Fria”, Kenya Barris traz o tom social que marcou seus trabalhos. O encontro de duas religiões distintas, a judia e a muçulmana. É tocado de forma natural sem forçar a barra. Isso se deve também a ótima interação em cena entre Hill e London. Apesar das diferenças religiosas, isso é colocado de lado. Onde suas personalidades fortes se complementam. Literalmente “O Amor Está no Ar”.
Murphy, ao contrario do que vemos normalmente em suas atuações, o exemplo perfeito é “Um Príncipe de Nova York 2 (2021)”. Em um papel mais contido, mas que deixa bem claro sua força dramática. Akbar se mantem firme como muçulmano, tem muitas restrições a Ezra. E ele por ser judeu, só piora a situação entre os dois. Dreyfuss também se destaca como a mãe judia sem noções, que exibe Amira como se fosse uma abertura cultural e social da parte dela. Quando na verdade, não sabe lidar com o que está vivenciando, apesar do amor incondicional a Ezra. Assim “Certas Pessoas” mostra que o amor pode nos unir, apesar de todas nossas diferenças. Sejam de raça, credo, cor e religião.
Comentários
Postar um comentário