George Lucas sempre deixou bem claro que sua opera especial “Star Wars” é o que é hoje graças ao “molho secreto (palavras dele)” do maestro John Williams. Sua icônica trilha sonora musical marcou e marca até hoje gerações. Após a 20th Century Fanfare, o silencio em tela e a frase “Em uma galáxia muito, muito distante”, eis que surge o poderoso tema principal de Star Wars estourando as caixas de som das salas de cinema. Assim mais um capítulo da história do cinema estava sendo escrito. Em 2015, o maestro foi chamado de volta para compor a música da nova trilogia iniciada com “O Despertar da Força”. Mais uma vez, encantou a todos com um trabalho brilhante. O tema composto para a jovem sucateira Rey, "Rey’s Theme”, é pura emoção.
Aproveitando o sucesso da empreitada, a Disney anunciou os spin-off “Rogue One: Uma História Star Wars (2016)” e “Han Solo: Uma História Star Wars (2018)”. Suas trilhas musicais foram compostas por Michael Giacchino e John Powell respectivamente. Apesar do material autoral deles, a música de Williams é a base de tudo. Inclusive o tema do contrabandista mais charmoso da galáxia foi composto por ele, “The Adventures of Han”.
Em meio a isso, a Disney aproveitou com o lançamento de seu canal nas plataformas digitais para nos trazer series baseados no universo de Star Wars. Como a conclusão da aclamada animação “Clone Wars (2008 a 2014)” em 2018 e trazendo novas como “Star Wars: Rebels (2014 a 2018)”, “The Bad Batch (desde 2021)” e “Resistance (2018 a 2020)”. As duas primeiras têm música de Kevin Kiner e a segunda de Michael Tavera.
Junto a elas, as series live action do mestre jedi Obi-Wan Kenobi (2022) e as ovacionadas “The Mandalorian (desde 2019)” e “The Book of Boba Fett (2021)”. Para a música do recluso jedi em Tatooine foi chamada Natalie Holt. A primeira mulher a compor para a saga. Ao lado dela, o maestro John compôs seu último tema relacionado a Star Wars, “Obi-Wan”. Já em “The Mandalorian” e “The Book of Boba Fett”, temos Ludwig Goränsson. Conhecido por trabalhar ao lado de Ryan Coogler em “Creed: Nascido para Lutar (2015)” e nos filmes do herói de Wakanda Pantera Negra. Ele trouxe um frescor ao cancioneiro da saga.
Onde não há referência ao material composto anteriormente, sendo totalmente inédito e marcante. Ampliando os horizontes musicais de Star Wars. Assim chegamos a Nicholas Britell. Conhecidos por trabalhos como na serie HBO “Sucession (desde 2018)” e a parceria com Adam McKay em “A Grande Aposta (2015)”, “Vice (2018)” e “Não Olhe Para Cima (2021)”. Agora ele compõe a trilha sonora musical da serie “Andor (desde 2022)”.
Suas principais influências são Philip Glass, Gershwin e Dr. Dre. Assim como Goränsson, ele nos traz um trabalho autoral, sem se basear no que foi feito antes. Daí uma textura musical mais moderna, onde os instrumentos de cordas e sopro ganham a companhia da música eletrônica. Britell faz isso com perfeição. É algo que Hans Zimmer já faz em seus trabalhos como a trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan e mais recentemente na scifi “Duna (2021)”.
Acompanhando a jornada sinuosa de Cassian Andor, antes dele se juntar a Aliança Rebelde. Trazendo um clima de suspense crescente e momentos de reflexão com a insurgente rebelião, orquestrada nos bastidores pela senadora Mon Mothma. E nos campos de batalha pelo renegado Luthen Rael, que recruta Cassian. Este busca informações sobre a irmã, já que foram separados na infância. Desde então ele foi criado por Maarva e Clem Andor.
Ao
contrário do que já se ouviu na saga, Nicholas adiciona jazz, som industrial e
pop ao repertorio musical de “Star Wars”. Enquanto Ludwig trouxe
sons mais tribais aliados à música clássica, bits eletrônicos com banda tocando
e interlúdios orquestrados para termos a mesma sensação, quando Cassian está em
cena. Seja sentindo medo, raiva, tristeza e os pouquíssimos momentos de alegria. A
fagulha se inflama com a morte de Maarva em seu tocante tema “Your
Mother Is Dead”. Já que as duras penas, descobre que seu papel na
vindoura luta contra o Império Galactico de Palpatine está apenas começando, “The
Rebellion Suite” é uma boa amostra disso. Já “Niamos (Morlana Club Mix)” reflete os novos tempos em “Star Wars”. Musicalmente falando.
VOLUME I
Andor
(Main Title Theme) – Episode 1
WE
BEGIN (Time Grappler)
Niamos!
(Morlana Club Mix)
Morlana
Drop
Pre-Mor
Shakedown
B2
Rix
Road
Bix
Caleen
Kenari
Council
Bix
Has a Secret
Kenari
Male Wanted for Questioning
The
Cassian Way
Andor
(Main Title Theme) – Episode 2
End of
Day
Who
Else Knows?
Luthen
Rael
The
Kenari War Cry
The
Night Before
Pilgrim
Andor
(Main Title Theme) – Episode 3
Mirror
Corpos
In
Their House / Who Are You?
The
Reckoning
Past /
Present Suite
Andor
(Main Title Theme) – Episode 4
I Came
for You
ISB
Blue
Kyber
Where’s
My Starpath Unit?
Luthen
of Coruscant
Syril
Suite
Mon
Mothma
END OF
DAY (Time Grappler)
VOLUME II
Andor
(Main Title Theme) – Episode 5
If I
Was Them
The
Valley
Tomorrow
Andor
(Main Title Theme) – Episode 6
Get
Down!
No
Turning Back
The
Vault – Parts 1 and 2
The
Vault – Parts 3 and 4
The
Rono Trawler
Climb!
The
Morning After
Andor
(Main Title Theme) – Episode 7
Fuel
Purity
Kleya
Thought
He’d Be Here
Niamos!
(Coruscant Lounge Mix)
Maarva’s
Rebellion
Niamos!
(Galaxy Mix)
Tourists
Don’t Run
Six
Year Sentence
Andor
(Main Title Theme) – Episode 8
Move!
Narkina
5
Unit
5-2-D
Thirty
Shifts Later
Shut
It Down
VOLUME III
Andor
(Main Title Theme) – Episode 9
Cousins
Ulaf
Fading
Never
More Than Twelve
Andor
(Main Title Theme) – Epsisode 10
Make
It Look Good
One
Way Out – Parts 1-4
One
Way Out – Parts 5-7
One
Way Out – Part 8
My
Name Is Kino Loy
Heroes
Andor
(Main Title Theme) – Episode 11
Tell
Me They’re Leaving/Bee
The
Daughters of Ferrix
Dewi
and Freedi Pamular
Full
Fondor
Your
Mother Is Dead
Andor
(Main Title Theme) – Episode 12
Dedra
in Ferrix
Come
Away From the Window
Clem’s
Stone
Manifesto
Forming
Up/Unto Stone We Are
Eulogy
Battle
Cassian
Will Find Us
Kill
Me
The
Rebellion Suite
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