Na noite de domingo, 20 de novembro de 2022, um dos maiores artistas do planeta de despediu dos palcos na terra do tio Sam. Estamos falando de sir Elton John com sua turnê “Farewell Yellow Brick Road”. Anunciada como sua última viagem com shows ao redor do globo terrestre. Iniciada em setembro de 2018, ela foi interrompida em 2020 devido à pandemia da COVID-19. Sendo retomada aos poucos em 2021 e atingindo seu ápice recente com a apresentação no Dodger Stadium em Los Angeles (Califórnia). Esta foi transmitida pelo streaming Disney+, porque foi o show derradeiro de sir Elton nos EUA.
Ele se apresentou lá em 1975 e se tornou um dos maiores da sua carreira. Se tornou antológico porque Elton usou o uniforme do time de beisebol da casa, os LA Dodger. Repetindo o gesto nesta última apresentação. O evento foi precedido pelo documentário “Goodbye Yellow Brick Road: The Final Elton John Performances and the Years That Made His Legend”, um balanço geral da sua carreira. Dirigido pela dupla D.J. Cutler & David Furnish, fazem um balanço sobre a persona de Elton. Contando com imagens inéditas dos ensaios e shows passados. Somadas com material do seu arquivo pessoal e entrevistas exclusivas.
Para abrir o show temos a climática “Bennie and the Jets” com Elton martelando, no bom sentido, seu piano a clássica introdução da canção. Logo na sequencia tivemos “Philadelphia Freedom”, “I Guess That’s Why They Call it the Blues” e “Border Song”. Em “Tiny Dancer” e “Rocket Man (I Think It’s Going to be a Long, Long Time)”, emocionam o público. Entre as canções, Elton relembra a revelação próxima que tem com a Cidade dos Anjos (Los Angeles). Seu primeiro show nos EUA foi na mítica casa de shows Troubadour, localizada na West Hollywood, em 25 de agosto de 1970. E reproduzida de acordo com memória de Elton em seu filme autobiográfico “Rocketman (2020)”. E cinco anos depois nos dias 25 e 26 de outubro no Dodger Stadium, com ingressos esgotados.
Contando com as participações especiais de Brandi Carlile em “Don’t Let The Sun Go Down on Me” (que trouxe na memória o icônico dueto com o saudoso George Michael em 1991), uma volta ao passado com “Don’t Go Breaking My Heart”, que contou com o retorno de Kiki Dee e Dua Lipa em “Cold Heart”. Esta última na parte final do show, após uma breve pausa, com Elton vestido com o uniforme dos Dodgers de outrora hora. Que se encerrou perfeitamente com as clássicas “Your Song” e “Goodbye Yellow Brick Road”. Pouco antes, Bernie Taupin é chamado para subir ao palco. É ovacionado e a emoção vai à flor da pele. Ele e Elton abraçados, agradecem o carinho dos presentes.
Elton John: Farewell Yellow Brick Road - 20.11.2022, Dodger Stadium (LA)
1. Bennie and the Jets
2. Philadelphia Freedom
3. I
Guess That’s Why They Call It the Blues
4. Border Song
5. Tiny Dancer
6. Have Mercy on the Criminal
7. Rocket
Man (I Think It's Going to Be a Long, Long Time)
8. Take Me to the Pilot
9. Someone Saved My Life Tonight
10. Levon
11. Candle in the Wind
12. Funeral for a Friend / Love Lies Bleeding
13. Burn Down the Mission
14. Sad Songs (Say So Much)
15. Sorry Seems to Be the Hardest Word
16. Don’t Let the Sun Go Down on Me
17. The Bitch Is Back
18. I’m Still Standing
19. Don’t Go Breaking My Heart
20. Crocodile Rock
21. Saturday Night’s Alright For Fighting
22. Cold Heart
23. Your Song
24. Goodbye Yellow Brick Road
Comentários
Postar um comentário