Teve início na ultima quinta-feira (20 de outubro de 2022), a maratona cinematográfica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em sua 46ª edição, com pandemia da Covid 19 melhor controlada e a população mundial sendo vacinada. Juntamente com a flexibilização das regras de higiene pessoal e distanciamento social. E aproveita a pegada digital da 45ª edição, teremos parte dos filmes sendo exibidos nas plataformas do Sesc e Spcine Play. Incluindo sessões em Realidade Virtual de curtas-metragens. Encerrando suas atividades no feriado de finados (02 de novembro).
Como é de praxe da Mostra, temos diversas produções dos mais variados países ao redor do globo. Contando com mais de 200 produções e que participaram e/ou venceram os principais festivais do cinema internacional. Como o ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano, “Triangulo da Tristeza (Triangule of Sadness, 2022)” de Ruben Ostlund, o Prêmio da Crítica Internacional "Os Irmãos de Leila (Leila's Brothers, 2022)", e o Premio do Júri “As Oito Montanhas (Le Otto Montagne, 2022)” da dupla Felix Van Groeningen & Charlotte Vandermeersch, por exemplo.
O Urso de Ouro do Festival de Berlim “Alcarràs (2022)” da espanhola Carla Simón também será exibido. Pelo Festival de Veneza teremos o português “Lobo e Cão (2022)” de Cláudia Varejão, vencedor como Melhor Filme da categoria Jornada dos Autores. Entre os brasileiros o destaque fica o suspense “Carvão (2022)” de Carolina Markowicz e o drama “Regra 34 (2022)” de Julia Murat. Este ultimo, ganhou o Leopardo de Ouro do Festival de Locarno.
Entre os homenageados teremos Arnaldo Jabor e Jean-Luc Godard. O cronista falecido em fevereiro deste ano e o cineasta da Nouvelle Vague que veio a falecer no mês de setembro passado respectivamente. Jabor ganha à exibição do clássico do cinema nacional dos anos 80 “Eu Te Amo (1980)”. Já com Godard, temos o documentário “Até Sexta, Robinson (À Vendredi, 2022)” de Mitra Farahani. Que mostra a troca de correspondência entre ele e o diretor iraniano Ebrahim Golestram. Dois grandes mestres de cinema discutem suas visões sobre a sétima arte e o impacto de suas obras.
Ainda teremos a estreia do novo filme de Alejandro G. Inárritu (vencedor do Oscar como Melhor Diretor por “O Regresso, 2015”) “Bardo, Falsa Crónica de Unas Cuantas Verdades (2022)” produzido pelo canal das redes sociais Netflix. Com lançamento previsto para 16 de dezembro deste ano na plataforma.
Para
maiores informações no site oficial: https://46.mostra.org/
Comentários
Postar um comentário