Pular para o conteúdo principal

O Mundo Fantástico de Pandora em "AVATAR (2009)"

Depois do sucesso arrasador de “Titanic” em 1997, onde o cineasta James Cameron transformou uma trágica história real num conto romântico, entre os personagens dos então jovens Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, ele se ausentou por 12 anos para nos trazer a scifi “Avatar” em 2009. Assim como o Criador da saga Star Wars George Lucas, criou um mundo com uma riqueza de detalhes de se dar inveja até para J.R.R. Tolkien. Juntamente com o caprichado apuro técnico de seus filmes. Vide o exemplo citado anteriormente e “Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1993)” e adicionando o efeito 3D aliado com a então recente “captura de movimento”. Onde temos todo um ecossistema, criaturas selvagens até o vagalume em cena chamam nossa atenção. 

Assim conhecemos Pandora. Num futuro próximo, a raça humana já é capaz de viajar e explorar o espaço infinito. Conhecemos o ex-fuzileiro naval paraplégico Jake Sully, interpretado por Sam Worthington. Ele está indo à Pandora para substituir seu irmão gêmeo Tommy. Este um cientista que trabalhava para uma empresa contratada para extrair as riquezas naturais do planeta e mais tarde, leva-las para a Terra. No caso, o minério Unobtainium. 

Ao mesmo tempo, seu irmão estudava a raça local, os Na’vi. Espécie humanoide com três metros de altura, pele azul e profundamente conectados com a natureza do planeta. Segundo sua ideologia, a energia vinda de Pandora é sua força motriz e traz o equilíbrio para todos os seres vivos de lá. Sua atmosfera é formada por dióxido de carbono, metano e amônia.

Tóxicos para seres humanos, por isso eles usam máscaras de oxigênio na mineração ou participam do programa que dá nome à película. Para aqueles que desejam interagir com os Na’vi e pesquisarem a zona ambiental do planeta. Pela sua identidade genética semelhante, Jake assume o avatar do irmão para trabalhar com chefe de ciências Grace Agustine (a eterna Ripley Sigourney Weaver). Não vendo com bons olhares a vinda de Jake, já que seu irmão possuía o treinamento necessário e conhecia os hábitos dos Na’vi. Ele também se encontra com o responsável pela segurança do local, o coronel Miles Quaritch (Stephen Lang, o cego da franquia “O Homem das Trevas”). Ele vem com uma proposta. 

Se Jake conseguir convencer o clã Na’vi Omaticaya a sair de sua morada, o santuário A Árvore da Vida, lhe conseguirá uma cirurgia que recupera o movimento de suas pernas. Isso com o consenso do CEO Parker Selfridge (Giovanni Ribisi, do seriado “Sneaky Pete“, 2015 a 2019). Pois lá possui o maior reservatório de Unobtainium, que garantiria o enriquecimento dos envolvidos. Servindo como segurança de Grace e o biólogo Norm Spellman (Joel David Moore) numa pesquisa de campo. São atacados e Jake se separa deles. Perdido na floresta, monta um abrigo com seus conhecimentos militares e volta a ser atacado pela fera. Sendo salvo por Neytiri (a guardiã da galáxia Gamora Zoe Saldana). O que de início seria mais uma missão, Jake vai se aproximando da cultura local. 

Em especial de Neytiri. No começo, ela não gosta dele. Com a convivência imposta, Neytiri faz com que Jake se encante por Pandora e ambos engatam um romance. Sentindo que encontrou seu lugar no universo, passando a lutar pela cultura e o modo de vida dos Na’vi. O coronel descobre que Jake mudou de lado. Contrariado, o desconecta de seu avatar e inicia um ataque direto à Árvore da Vida. Daí o mote inicial de “Avatar”. O filme é um deslumbre visual. Onde o virtual e o real se misturam perfeitamente. Quase impossível distinguir qual é qual. A captura de movimento está espetacular. Assim como o Smeagol da saga do Anel, os atores que interpretam os Na’vi estão perfeitos. Além da performance, sentimos sua respiração e seus movimentos se mostram naturais. Sam e Zoe transmitem isso. O efeito 3D completa essa sensação. 

Com uma história no melhor estilo ficção cientifica, recheada de detalhes tecnológicos e um mundo fantástico criado por CameronLiteralmente estamos em Pandora ao lado de Jake e Neytiri. Somada ao discurso ecológico do diretor, como a interferência humana afeta nosso meio ambiente. Tendo sua relevância nos dias de hoje, com a busca da humanidade em cuidar melhor da floresta amazônica e preservar a natureza do mundo todo. 

Acabar com a dependência de combustíveis fosseis, o petróleo, e a busca por captar fontes de energia alternativas que não agridam o nosso planeta azul. Como a eólica por exemplo. A empreitada deu tão certo, que se tornou a maior bilheteria do cinema de todos os tempos. Só em 2019 com "Vingadores Ultimato", "Avatar" foi superado. Depois da grande expectativa feita pelo próprio Cameron, teremos a continuidade das aventuras de Jake e Neytiri em "Avatar: O Caminho da Água", com estreia prometida para 15 de dezembro deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c