A saga Star Wars marcou gerações. A ópera espacial de seu Criador George Lucas, desde que ele passou seu legado cinematográfico para a Disney, tem ganhado novos contornos. Bem como mantido sua chama acesa, ao aproveitar os conceitos estabelecidos por Lucas. Tanto no universo dos filmes quanto no expandido. Neste caso, livros e HQ’s por exemplo.
Apesar de uma diretriz da Disney comunicar que um novo cânone se iniciaria com “O Despertar da Força” em 2015. Assim tudo o que foi feito antes, se tornaria “Lendas” e perderia o caráter oficial. Imaginou-se que o “Universo Expandido” como era conhecido e o que foi criado além dos filmes da saga, seria descartado. Isso caiu por terra, pois acabou sendo utilizado nas series streaming como “Star Wars Rebels”, "Star Wars: The Clone Wars" e “The Mandalorian”.
Em junho deste ano, a esperadíssima serie do mestre jedi Obi-Wan Kenobi estreou no canal Disney +. Trazendo de volta seu interprete na Prelogia Ewan McGregor. Que faz a versão mais jovem do personagem visto pela primeira vez em “Episódio IV: Uma Nova Esperança” em 1977. Onde foi feito pelo veterano ator inglês Alec Guiness. Na serie vemos o pós dos eventos de “Episódio III: A Vingança dos Sith” de 2005. Passados dez anos, os jedis remanescentes são caçados pelos Inquisidores comandados por Darth Vader.
Obi-Wan (McGregor), agora se chama Ben, está escondido e protegendo Luke no planeta deserto Tatooine. Sua rotina muda quando um velho amigo precisa da sua ajuda. O senador Bail Organa (Jimmy Smits) o alerta que sua filha, Leia Organa (Vivien Lyra Blair) foi sequestrada. E que só confia nele para resgata-la. Assim Ben precisa se recuperar e voltar a ser o cavaleiro jedi que já foi um dia. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2022/06/a-serie-obi-wan-kenobi.html
O canal disponibilizou o documentário “Obi-Wan Kenobi: O Retorno do Jedi (Obi-Wan Kenobi: A Jedi’s Return, 2022)”, com os bastidores da produção do seriado e sua concepção. Com a showrunner e diretora Deborah Chow, relatando o fascínio em dar continuidade a história de Obi-Wan. Bem como a de Anakin Skywalker, onde vemos como se tornaram os míticos personagens que conhecemos em “Uma Nova Esperança”. Ben, o sábio mestre jedi. Já Anakin, como o impiedoso Lorde Sith Darth Vader.
Ewan comenta sua alegria ao voltar a usar suas vestimentas jedi e empunhar o sabre de luz, depois de 16 anos. Relembrou o primeiro dia no estúdio em Londres (Inglaterra) para filmar “Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)”. Nos primeiros ensaios do seriado, ele vê o modelo usado por Guiness em “Uma Nova Esperança” e o que ele usou em “A Vingança dos Sith”. Seu espanto, ao descobrir que o sabre estava guardado desde então.
Chow comenta a importância em trazer de volta Hayden Christensen como Anakin. Posteriormente Darth Vader em “A Vingança dos Sith”. Que carrega dentro de si o ódio e a raiva crescente. Hayden diz que a Prelogia fez e faz parte da sua vida. Seu rosto em um dos personagens mais emblemáticos do cinema. Se mostrando agradecido por isso e especialmente em voltar a atuar com Ewan. Relembrando a interação dos dois em “Ataque dos Clones (2002)” e “A Vingança dos Sith”. O sentimento de irmandade entre eles.
McGregor também
ficou muito feliz ao saber do retorno de Christensen
ao set de filmagem. Este no seu primeiro dia, chamou pelo velho amigo e foi
prontamente respondido com um aceno a distância.
Acreditando que ele está morto. O primeiro reencontro dos dois, sentimos o ódio e a raiva de Anakin / Darth Vader. Quando Obi-Wan lhe diz “O que você se tornou?”. O Lorde Negro responde: “No que Você me Transformou!”. E no embate final, Obi-Wan finalmente entende que seu amigo se foi realmente, quando tenta pedir desculpas. A figura de Anakin surge com seu capacete parcialmente danificado pelo sabre de Kenobi, respondendo: “Eu não sou sua falha, Obi-Wan! Você não matou Anakin Skywalker. Eu o matei!”.
Assim vislumbramos como Obi-Wan superou sua dor e seguiu em frente. Não mais como o cavaleiro jedi, apenas uma pessoa comum. Seguindo a orientação do mestre Qui-Gon Jinn (Liam Neeson). Deixando para os desígnios da Força, se o jovem Luke será ou não um jedi. Ficando próximo quando for necessário. Já Anakin abraçando definitivamente a persona de Darth Vader. Como o braço direito do Imperador Palpatine, para juntos ratificarem o domínio da galáxia pelo Império.
Comentários
Postar um comentário