A pandemia da Covid 19 parou o mundo literalmente. A classe artística teve suas atividades interrompidas por isso. Muitos artistas usaram as redes sociais para se manter ativos. Enquanto isso, outros resolveram respeito às medidas de distanciamento social e as novas normas de higiene pessoal. Um dos deles foi incansável Jack White, o empreendedor musical e guitar hero da nova geração, se enclausurou em seu estúdio Third Man Studio (Nashville, EUA) para produzir os álbuns “Fear of Dawn” e “Entering Heaven Alive”.
Lançados em abril e junho deste ano respectivamente. Em “Fear of Dawn (2022)”, Jack mantem a pegada rock’n’roll característica e experimentando outros sons, como é de praxe. Abrindo os trabalhos com “Taking Me Back”, rock explosivo, que é tema do game “Call of Duty: Vanguard (2021)”. A faixa título, rock acelerado e psicodélico. Em “The White Raven” é cheio de referencias do passado com os White Stripes e da sua recente carreira solo, onde une o eletrônico com orgânico.
Já “Hi De Ho”, ele descontrói a canção de Cab Calloway ao lado do rapper Q-Trip do A Tribe Called Quest. Para nos levam a uma viagem musical experimental recheada de swingue. Com dois trazendo a tona seus respectivos estilos musicais. “Eosophobia”
é experimental, psicodélica com sua sonoridade padrão. Já “Into the Twilight” é um
jazz rock ao estilo de Jack. “Dusk”
é a introdução para “What’s The Trick”, melódica e pesada
na medida certa. “That Was Then, This Is Now”, é um blues rock que emula o inicio
de carreira de Jack. “Eosophobia
Reprise” é como seu titulo bem diz.
“Morning, Noon and Night” é um puro rock com uma pitada blues. “Shedding My Velvet” encerra os trabalhos, emanando os velhos mestres do blues como Muddy Waters e Robert Johnson, um blues das antigas com a assinatura musical de Jack White. O saldo final é positivo, com Jack nos brindando um trabalho que reúne a sonoridade dos seus álbuns individuais, bem como dos White Stripes, The Racounters e Dead Weather, sem perder o que está rolando ao seu redor. Mesclando isso ao som de sua guitarra e se mantendo fiel aos seus ideais.
Taking Me Back
Fear of the Dawn
The White Raven
Hi-De-Ho (com Q-Tip)
Eosophobia
Into The Twilight
Dusk
What’s The Trick?
That Was Then (This Is Now)
Eosophobia Reprise
Morning, Noon and Night
Shedding My Velvet
Como havia sido previamente divulgado “Entering Heaven Alive (2022)”, teria uma proposta diferente. É um disco acústico, onde Jack pôde ir além do som que acostumamos ouvir. Isso é evidenciado na canção de abertura “A Tip From You to Me”. Voz, piano e violão em perfeita sincronia nesta balada.
Voz e o dedilhar no violão de “All Along The Way”, traz na memoria Robert Johnson na encruzilhada da estrada 66. “Help Me Along”, momento balada country. “Love is Selfish”, uma doce balada acústica e primeiro single do disco. O jazz e o soul se fazem presentes em “I’ve Got You Surrounded (With My Love)”, destaque para o pianista Quincy McCracy. “Queen of Bees”, nos faz sentir que estamos nas boates noturnas de Nova Orleans.
“A Tree on Fire from Within”, “If I Die Tomorrow” e “Please God, Don’t Tell Anyone” trazem a pegada country music característica de Jack. A bossa nova com ares jazzisticos de “A Madman From Manhattan” e a versão vaudeville de “Taking Me Back (Gently)”, fecham o álbum. Exibindo um lado pouco ouvido de Jack, uma sonoridade mais intimista e arranjos mais elaborados, ao contrario do “barulho (no melhor sentido da palavra)” que ele produziu em “Blunderbuss (2012)”, “Lazaretto (2014)” e “Boarding House Reach (2018)”.
É visível seu prazer ao explorar a música. Seja no padrão musical que marca sua carreira, seja se aventurando em outros gêneros como o rap e a música eletrônica por exemplo. Sem esquecer, sua habilidade nas seis cordas da sua guitarra ou violão, não se limita ao seu estilo musical característico. Há pitadas de punk, heavy metal e os mencionados anteriormente.
A Tip From You To Me
All Along The Way
Help Me Along
Love Is Selfish
I’ve Got You Surrounded (With My Love)
Queen Of The Bees
A Tree On Fire From Within
If I
Die Tomorrow
Please God, Don’t Tell Anyone
A Madman From Manhattan
Taking Me Back (Gently)
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