Pular para o conteúdo principal

A história verídica "TREZE VIDAS: O RESGATE"

A vida como ela é. Num passeio à caverna Tham Luang, que é um ponto sagrado da província Chiang Rai na Tailândia, doze jovens e seu técnico de um time de futebol juvenil ficaram presos lá após uma torrencial chuva que atinge o local. Eles foram tão adentro da caverna, que ela inundou. Conseguiram refúgio em um dos poucos pontos que a agua não chegou. Eles estavam ali para celebrar o aniversário de 17 anos de um deles. Isso é um habito comum na região, seus habitantes irem à caverna para explora-la e descobrir mais sobre as lendas que ela possui. Como sua guardiã, a princesa adormecida. 

Isso ocorreu em 23 de junho de 2018, as autoridades da província entram em contato com o governo e mais tarde, o drama vivido pelos pais dos jovens ganha comoção mundial. Onde mais de 17 países enviaram voluntários para o resgate. Entre eles temos os mergulhadores profissionais Rick Stanton e John Vonlanthen, vão à Chiang Lai. Com sua experiência de mergulho em cavernas subterrâneas, buscam meios para chegar aos meninos e seu técnico. Daí a trama inicial de “Treze Vidas: O Resgate (Thirteen Lives, 2022)”.

Produzido pelo canal Amazon Prime Video e dirigido por Ron Howard de “Han Solo: Uma História Star Wars (2018)”. Howard, opta por trazer o ponto de vista de quem está de fora da caverna. O governador da província com o auxílio do grupo Navy Seals da marinha da Tailândia, tentam chegar nos meninos. Apesar da experiência em mergulho em mar aberto, não estão acostumados às adversidades de mergulhar dentro de uma caverna inundada e a correnteza formada com a forte chuva. No começo, não aceitam as sugestões de Stanton e Vonlanthen, aqui vividos por Viggo Mortensen (o eterno Aragon da Saga do Anel) e Collin Farrell (o Pinguim de “Batman, 2021”) respectivamente. 


Eles atingem o ponto que os Navy Seals conseguiram chegar, mais à frente há muitos obstáculos. O que dificulta as buscas. Apesar da experiência adquirida em “Apolo 13: Do Desastre ao Triunfo (1995)”, onde os astronautas tiveram que sobreviver ao ambiente claustrofóbico dentro do modulo lunar para conseguirem voltar para Terra, Ron evidencia o drama vivido pelos pais das crianças. Sem noticia das autoridades e tentando acompanhar o que os Navy Seals estão tentando fazer para salvar seus filhos. A chuva constante é um fator que só atrapalha isso e o esforço de um engenheiro nascido em Bangkok, que pede auxilio para os aldeões de um vilarejo próximo. 


Eles precisam inserir canos nas bifurcações da montanha e vazar agua dos seus riachos, bem como da chuva continua. É um meio de ajudar os meninos, a equipe de resgate e os mergulhadores. Ao mesmo tempo, os costumes e a religiosidade do país dão o tom da película. O respeito dos estrangeiros com os ritos locais como as preces e a solidariedade para juntos trazerem os rapazes de volta com vida e sãos. Somada as tentativas de Stanton e Vonlanthen em encontrarem meios disso acontecer. Em uma ideia arriscada, eles acreditam que possam salva-los com o auxílio do mergulhador e anestesista de profissão Richard Harris (Joel Edgerton, o Owen Lars da série “Star Wars: Obi-Wan Kenobi, 2022)”.  

Como o caminho debaixo d’agua é longo e muito apertado. Com jovens inexperientes, o risco era grande de tudo dar errado. Porem fortemente sedados e amarrados, há uma chance de sucesso para o resgate deles. É uma sequência muito tensa e Howard prende a atenção até do espectador mais desatento. E ainda consegue prender sua respiração como se estivéssemos com eles em cena. Rick Stanton e Jason Mallinson (feito por Paul Gleeson) que participaram do resgate, prestaram seus serviços como consultores para o filme. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c