O criador George Lucas jamais imaginou que sua ópera especial crescesse como cresceu nos últimos anos. Seja com a trilogia que encerrou a saga da família Skywalker e os filmes que adicionam um novo ponto de vista sobre Star Wars, “Rogue One: Uma História Star Wars (2016)” e “Solo: Uma História Star Wars (2018)”. Livros e Hq’s também trouxeram outra perspectiva para a saga.
E um campo que tem se mostrado o novo caminho para a continuidade de Star Wars, são as series em formato streaming. Uma prova disso é o sucesso arrebatador das duas temporadas de “The Mandalorian (2019 e 2020)” e a primeira de “O Livro de Boba Fett (2022)”. Esta última finalmente sabemos o que houve com o lendário caçador de recompensas, após ser engolido pelo Sarlacc em “O Retorno de Jedi (1983)”. Sem deixar de mencionar as animações “Rebels (2015 a 2018)”, “Resistance (2018 a 2020)”, “The Bad Batch (2021)”, Star Wars Visions (2021)” e a conclusão de “Clone Wars (2008 a 2014, 2020)”.
Agora chegou a vez da serie de um dos personagens mais queridos e emblemáticos personagens de Star Wars, o mestre jedi Obi-Wan Kenobi. Interpretado pelo veterano Alec Guiness na Trilogia Clássica e em sua versão mais jovem na Prelogia por Ewan McGregor. Os rumores que ele teria sua história contada eram grandes. Ainda mais quando Ewan participou de “O Despertar da Força (2015)”, na sequência em que a sucateira Ray (Daisy Ridley) tem uma visão ao tocar o sabre de luz de Anakin Skywalker. Ouve-se a voz de Guiness chamando por ela e ao final a frase:” Estes são seus primeiros passos”.
Entoada por McGregor. Após o grande sucesso de “O Despertar da Força” e “Rogue
One”, imaginou-se um filme sobre Obi-Wan. Mas que foram alterados com a
baixa repercussão de “Solo” e o
segundo filme da nova trilogia, “Os
Últimos Jedi (2017)”. Por isso a Disney com a Lucasfilm anunciaram os
planos de lançar uma serie contando o pós dos eventos vistos em “Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith
(2005)”. Mais exatamente dez anos depois.
Com Ewan reprisando o papel e as vestimentas jedi, com um toque levemente diferente do que foi visto anteriormente. Já que agora ele está sendo caçado, e outros como ele. Relembrando o final de “A Vingança dos Sith”, Ben, como Obi-Wan se chama agora, ficou em Tatooine para proteger Luke. Que está sob a tutela dos tios Owen e Beru Lars, que traz de volta Joel Edgeton e Bonnie Plesse respectivamente. Já Leia está em Alderaan e foi adotada por Bail, com o retorno de Jimmy Smits ao papel, e Breha Organa (Simone Kessell).
Vivendo como um aldeão em Tatooine, Ben segue à margem da sociedade local. Sem chamar muita atenção para si. A distância, fica de olho em Luke (Grant Feely), que auxilia Owen nos afazeres diários da fazenda. Ao mesmo tempo, já sonha uma vida de aventuras. Enquanto isso, vemos Leia (Vivien Lyra Blair) com dez anos. já mostrando a atitude da princesa destemida em “Uma Nova Esperança (1977)”.
Por isso, sempre se mete em confusões e é advertida pela mãe Breha. Até que em uma delas é sequestrada por um caçador de recompensas chamado Vec Nokru, interpretado pelo tresloucado Flea dos Red Hot Chili Peppers. Ele foi contratado pela inquisidora Reva / Terceira Irmã (Moses Ingram), que busca conquistar a posição do Grande Inquisidor (Rupert Friend). Ela deseja a estima do Lorde Sombrio da Força Darth Vader (Hayden Christensen). Eles estão atrás de Obi-Wan a mando dele. Contam com o auxílio da Quarta Irmã (Rya Kihlstedt) e do Quinto Irmão (Sung Kang, o Han da franquia “Velosos & Furiosos”).
Por isso, Bail recorre à Ben, para salvar a
filha. É a única pessoa que ele confia a tarefa. De inicio, recusa e diz que já
não é mais o cavaleiro jedi daqueles tempos. Porem a chama ainda queima dentro
de Obi-Wan. Mesmo contrariado, vai até o deserto e desenterra seu sabre de luz
e o de Anakin. Para assim, lutar mais uma vez contra o mal que beira pela
galáxia. Daí o mote inicial de “Obi-Wan Kenobi”.
McGregor com a competência de sempre, mostra porque ele é o mestre jedi de Anakin Skywalker. Sendo o substituto certo para Alec Guiness, não só pela semelhança e ter capturado os trejeitos de seu antecessor. Ewan McGregor é Obi-Wan Kenobi! Assim como bem fez Mark Hamill em “Os Últimos Jedi (2017)”, Ben carrega todo peso nas costas por ter falhado como mestre de Anakin. Por não ter acompanhado mais de perto e orienta-lo a seguir os caminhos da Força.
Ter sido mais atento ao que ele estava passando. A falta da mãe Shmi e as visões de Anakin sobre a morte de Padmé. Ewan exibe toda essa dor e a sentimos quando olhamos para seus olhos no primeiro embate com Anakin, agora como Darth Vader. Onde temos o prazer de ouvir mais uma vez, James Earl Jones, como a voz onipotente do Lorde Sith.
Hayden também está presente, como fez o saudoso David Prowse, sendo o corpo e a alma de Vader. Em determinados momentos, o padawan está de volta para aprender mais uma lição com seu mestre, visto em “Episódio II: Ataque dos Clones (2002)”. A serie trouxe boas surpresas e citações. Como a espiã Tala (Indira Varma), que auxilia Obi-Wan no resgate de Leia, o vigarista de bom coração Haja Estree (o Eterno Kingo Kumail Nanjiani) e a fagulha da Rebelião representada por Roken (O’Shea Jackson).
O cavaleiro jedi Quinlan Von é mencionado quando Tala leva Obi-Wan e Leia para seu esconderijo no planeta de mineração Mapuzo. Na parede há uma mensagem dele: “Somente quando os olhos estão fechados você pode realmente ver”. Ela lhes diz que lá é um refúgio para os jedi, de lá são levados para um local seguro, chamado de “O Caminho”.
Assim conhecemos mais a galáxia dominada pelo Império Galáctico de Palpatine. Em busca de pistas do paradeiro de Leia, Obi-Wan chega ao planeta Daiyu. Formado por contrabandistas e ladrões. No seu caminho, uma jovem lhe oferece especiarias. Ele recusa e pede informações, responde que há outras como ela e que pode acontecer o mesmo com Leia. A menina é interpretada pela filha de Ewan, Esther Rose McGregor.
Como é de praxe na saga, há participações especiais como Temuera Morrison, ele é o clone trooper que se tornou mendigo de rua
após as Guerras Clônicas, e o para sempre C3PO Anthony Daniels dá o ar da graça, brevemente.
A trilha sonora musical foi feita por Natalie Holt. A primeira mulher a compor para a saga. Além deles, duas surgem para emocionar a todos. Ian McDiarmid retorna como Imperador e finalmente vemos Liam Neeson como espirito da Força, o mestre Qui-Gon Jinn. Este último aparece agora para Ben dizendo que estava sempre por perto, ouvindo suas preces.
Só surgindo
no capitulo final, após ver que ele amadureceu e agora está pronto para ser o jedi
que conhecemos em “Uma Nova Esperança”.
Já Ian como holograma, mandando um recado direto para seu aprendiz. Deixar de lado
qualquer vínculo como Anakin Skywalker e ser o Lorde Sith implacável que vimos
na Trilogia Clássica.
Comentários
Postar um comentário