Pular para o conteúdo principal

Liam Gallagher conta sua história no documentário "AS IT WAS (2019)"

O movimento conhecido como BritPop marcou o mundo da musica nos anos 90. Em especial pelas bandas Blur de Damon Albarn e o Oasis dos irmãos Noel & Liam Gallagher. Onde se criou uma rivalidade entre os grupos por causa dos Gallagher. Mesmo assim, deixou sua marca na terra da Rainha e bem como no globo terrestre. Além da rixa com o Blur, o que marcou o BritPop foi a briga constante entre Noel e Liam. Em especial pela língua solta do segundo, juntamente com seus momentos como se fosse o últimos dos rockstars. Até que em 2009, eles resolveram se separar e encerrar as atividades do Oasis. Mesmo assim, até hoje a animosidade entre os dois continua. Com isso em mente, temos o documentário “As It Was (2019)”.

Dirigido por Gavin Fitzgerald & Charlie Lightening, eles nos trazem como Liam Gallagher se tornou o que é hoje e como adquiriu a imagem de “garoto enxaqueca” no auge da fama ao lado do Oasis e pós com o fim da banda. Juntamente com a formação do Beady Eye com os remanescentes do Oasis. Posteriormente o inicio de sua carreira solo com a gravação do álbum “As You Were”. Ao mesmo tempo, fala abertamente da relação com o irmão Noel e ate hoje não se falam. Confessando que deseja se reconciliar, sente sua falta e não tem mais raiva dele. Porem o irmão não exibe abertura para isso acontecer.


Isso é exemplificado no documentário, quando Liam vai visitar a mãe Peggy. Noel é avisado pelo outro irmão deles, Paul, assim eles não se encontram. Já Liam fala sobre os tempos de juventude quando dividiam o quarto e um dos motivos da briga eterna. Ao voltar de uma balada, depois de cochilar na sua cama acaba acordando para ir ao banheiro. Na verdade, ele mija no som estéreo de Noel. Junto a isso, a admiração pela mãe que criou a família sozinha. Sempre que tem tempo, vai vê-la. Eles foram abandonados pelo pai. Já Peggy, diz que o filho sempre demonstrou a atitude de ser uma estrela.

Liam comenta sobre o ápice do sucesso com o Oasis e que se arrepende do seu jeito de ser na época. Era apenas um jovem deslumbrado com o que conseguiu ao lado do grupo e que o uso abusivo de álcool só agravaram isso. Dai a imagem de “garoto enxaqueca”, por causa de suas atitudes destemperadas. Frases de efeito como “Eu canto melhor que o Elvis Presley”, “Este é o melhor emprego do mundo. Ainda mais quando você é a maior estrela do rock. Eu sou o melhor cantor de rock que este país já teve”, “Com certeza, os Beatles foram melhores. Qual foi o último disco decente que Deus lançou?” e por aí vai.


Comenta abertamente que o fim do Oasis em 2009 e mesmo com o Beady Eye, se sentiu perdido. Ainda mais quando BE terminou em 2014, sozinho e em crise existencial. Resolveu virar a mesa, se reabilitando do vicio em álcool e reconstruir sua carreira musical. Com o auxilio de sua empresaria e companheira Debbie Gwyther, Liam voltou a tocar ao vivo em 2017. Se contrariando, já que em 2015 disse que não iria iniciar uma carreira na musica sozinho. O que marcou seu retorno definitivo foi à participação no concerto beneficente “One Love Manchester”. Tocou “Rock’n’Roll Star”, “Wall of Glass” e “Live Forever”, esta ultima ao lado de Chris Martin e Johnny Buckland do Coldplay.

Somada as gravações de seu primeiro disco solo “As You Were”, marcou a retomada de Liam no mundo da música. Elogiado pela crítica e celebrado pelos fãs e até aqueles que não conheciam a fundo seu trabalho no Oasis. Durante a turnê de promoção, Liam usando as redes sociais fala com muita alegria o sucesso do álbum. No caso, o mais vendido nas paradas musicais. Detalhe: para superar o vício em álcool, ele faz exercícios diários. No caso, uma corrida atravessando a ponte Golden Gate em San Francisco (EUA).  

O ar de arrogância e superioridade estão continuam, são características dele. Porem em uma escala bem menor do que era antes. Liam diz que a família lhe completa. Sente muita falta dela quando está em turnê. Em especial os filhos Gene e Lennon. Comenta que eles lembram o relacionamento com Noel, com uma diferença. A animosidade é substituída pelo respeito e amor entre os dois. Assim como o pai, eles formaram uma banda. 


A filha Molly também é mencionada e por ela, tem um carinho especial. E Debbie, é a mulher perfeita para ele nas suas palavras. O aceitando como é e puxa sua orelha quando necessário. Faz questão de dizer que deseja fazer as pazes com Noel, a única resposta que recebe é o silencio do irmão. Seja pelo celular, email e/ou contato com pessoas próximas. Noel foi convidado pela produção do documentário e até o fim das filmagens, não obtiveram uma resposta. 

As It Was” nos traz um retrato honesto e visceral de Liam. Uma pessoa que amadurece com o passar dos anos e percebendo que a postura de outrora como uma diva do rock não ia durar muito tempo. Como toda ação, ela tem suas consequências. Se arrepende de muitas delas e hoje aprendeu para ser uma pessoa melhor. Até se critica e ri de si mesmo, por ter dito ou feito algum.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

A Primeira Temporada de "STAR WARS VISIONS"

Poucos imaginavam que a saga Star Wars do seu Criador George Lucas pudesse ir tão longe quanto neste momento. O próprio foi pego de surpresa com o sucesso arrebatador do primeiro filme “ Guerra Nas Estrelas: A Nova Esperança ”, quando estreou em 25 de maio de 1977. Que gerou a antológica trilogia formada por “ O Império Contra-Ataca (1980)” e “ Retorno de Jedi (1983)”. O resto é história. No aniversário pelos 20 anos de “ Uma Nova Esperança ”, Lucas resolveu remasterizar sua “ Opera Espacial (como ele gosta de chama-la)”, já que os frames originais estavam se deteriorando com o tempo. Imagem  e som ganharam nova roupagem e daí tivemos as “ Edições Especiais ”.  Junto a isso, a inserção de novas cenas e a reedição de sequencias.  A desculpa de George , é que na época, não tinha disponível a tecnologia que possuía em 1997. O que causou certo tremor na Força, já que algumas alterações irritam os fãs xiitas da saga. Mesmo assim, “ Star Wars ” voltava a ficar em evidenci...