O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “Titane (2021)”. Ela se destacou no primeiro trabalho “Grave” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo. Agora com “Titane”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.
Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simplesmente o abraça e o beija logo em seguida. De repente um corte, estamos em uma instalação de arte. Na pista, carros espalhados e com mulheres dançando no seu entorno e em cima deles. De longe, uma linda mulher loira fazendo sua performance em um Cadillac. Mais perto descobrimos que é Alexia adulta. Aqui feita por Agathe Rousselle. Extremamente sexy chama atenção de todos e quando vemos na pessoa que se tornou, o choque é imediato.
Violenta e sem qualquer tipo de emoção. Ao conversar com um dos seus admiradores, de início amistosa. Para logo em seguida, ela o mato sem dó. Joga o corpo no banco de trás do carro e indo tomar um banho. Ao sair do chuveiro, ouve uma batida. Ela sente que o Cadillac está a chamando. Ao entrar, ele começa a pular. A câmera em sua direção e pelo teto solar, vemos Alexia se relacionando intimamente com o automóvel. Uma transa fugaz e plenamente satisfatória para Alexia. Mais tarde se encontra sua amiga dançarina Justine (Garance Marrilier).
As duas possuem um relacionamento. Vão para casa dela e Alexia sente que sua barriga está crescendo junto a um mal-estar. Faz o teste rápido e descobre que está gravida. Ela simplesmente surta, mata a amante e todos que moram com ela. Voltando para a própria casa, coloca fogo nas roupas que a incriminam. Ao mesmo tempo, se alastra por toda residência e Alexia tranca os pais no quarto. Ela foge com a polícia no seu encalço. Na estação de trem, vê anúncios de pessoas desaparecidas e lá enxerga uma alternativa. Uma criança procurada pelo pai e com os traços faciais semelhantes aos de Alexia, quando adulta. Ela corre contra o tempo para ficar parecida e notificar as autoridades e o pai, o socorrista e bombeiro Vincent (Vincent Lindon).
Este
corre para o posto e vê Alexia como o filho Adrien. Ela se disfarçou muito bem,
escondendo os seios e a barriga proeminente. Vincent tenta se aproximar, mas
Alexia exibe repulsa. Enquanto isso, sozinho injeta hormônios para esconder a
idade e adquirir volume corporal. Porem sem reconquistar a força física de
quando era mais jovem. Ele integra Alexia à equipe de socorristas, já o cadete
Rayane (Lais Salameh) desconfia
sobre sua verdadeira identidade. Dai o mote inicial de “Titane”. Onde Ducournau dilacera o intimo das
pessoas. Alexia, além da personalidade forte possui sangue frio para se livrar
das pessoas que não lhe fazem bem, as descartando com a maior facilidade.
Já Vincent é o típico indivíduo que não
aceita a própria idade e se idealiza como nos tempos de sua juventude. Sem perceber
com o que toma, está prejudicando sua saúde física e mental. A película pode
causar certo incomodo com a franqueza de seus interpretes em cena. Como a cena
de sexo entre Alexia e o Cadillac, bem como a violência e a frieza dela contra
aqueles que lhe desagradam. Ao mesmo tempo, é sagaz ao usa-las para beneficio próprio.
Ou seja, o pior do ser humano. Tendo como referencia o cinema fantástico de
horrores de David Cronenberg, a transformação de Alexia com o passar do tempo é
de arrepiar. O menino com feições femininas, onde precisa esconder a gravidez
cada vez mais aparente. O momento que Alexia tem o bebê é de assustar os mais
desavisados. Assim “Titane” foi o grande vencedor da Palma de Ouro no ultimo
Festival de Cannes.
Comentários
Postar um comentário