Desde que a serie de livros de J.K. Rowking do jovem bruxo Harry Potter se iniciou em 1997 com “Harry Potter & A Pedra Filosofal”. O sucesso do primeiro volume foi arrebatador, para logo em seguida Rowling vender os direitos de filmagem para o produtor David Heyman. Este ofereceu a ideia para Warner Bros que assumiu empreitada. Assim tivemos a versão de “A Pedra Filosofal” para o cinema em novembro de 2001. No mês de dezembro de 2021, tivemos a celebração dos 20 anos do seu lançamento em uma edição remasterizada para aqueles que não tiveram oportunidade de presenciar este evento único dentro de uma sala de cinema. Somada atividades interativas no site oficial, "Wizard World".
Aproveitando o momento a HBO em parceria com a Warner, lançou em sua plataforma streaming “HBO MAX”, o documentário “20 Anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts (20th Anniversary: Return to Hogwarts, 2022)”. Ele foi exibido na virada de ano, 2021 para 2022, assim vislumbramos o Salão Comunal de Grifinória reconstruído e colocar frente a frente o trio formado por Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Ronny Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger). A última vez que eles estiveram juntos foi no set de filmagem de “Harry Potter & As Relíquias da Morte Parte II” em 2011. A emoção vai à flor de pele.
Junto a eles, retornam Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange), Gary Oldman (Sirius Black), Tom Felton (Draco Maffoy), Matthew Lewis (Neville Longbottom) e Robbie Coltrane, que interpretou o gigante e protetor de Harry, Hagrid, receberam um convite especial para participar da ocasião. O diretor David Yates, que assumiu a saga do bruxo em “Harry Potter & A Ordem da Fênix” em 2007. Hoje está à frente de outro conto baseado no mundo magico de HP, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” desde 2016. O novo filme “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” tem estreia prometida para abril deste ano. Ao lado dele, Chris Columbus que dirigiu “A Pedra Filosofal” e “A Câmara Secreta (2002)”; Alfonso Cuarón que realizou “O Prisioneiro de Azkaban (2004)” e Mike Newell em “O Cálice de Fogo (2005)”, também deixam seu relato sobre sua participação na saga. Cada um com seu ponto de vista sobre HP.
O maestro John Williams se faz presente com “Hedwig’s Theme”. Voltando ao jovem mago, em “De Volta a Hogwarts”, temos a oportunidade de ver mais de perto o trio. Desde os primeiros testes de cenas, as duvidas e as certezas, durante o processo ao se tornarem personagens tão icônicos e como os encaram nos dias de hoje. E como isso foi marcante para seu amadurecimento pessoal e artístico. Fora o vinculo entre os três, com Rupert dizendo a Emma que eles são família. Ela comentou sobre o momento que chegou a pensar em abandonar o papel que marcou sua carreira. Um dos melhores momentos é quando Helena conversando com Daniel. Diz entusiasmada com a sequência dentro do banco Gringotts em “As Relíquias da Morte Parte II”, que precisou ser Hermione travestida de Bellatrix, e que guardou os dentes pobres da personagem como recordação.
O
especial foi gravado no parque temático “The
Wizard World” no Universal Studios (Orlando, EUA), com parte dos cenários usados
na saga estão lá. Como o Beco Diagonal, a Plataforma do trem em direção à
Hogwarts, por exemplo. Ainda presta um tributo para aqueles que nos deixaram
como Richard Harris; Richard Griffiths que interpretou o tio
trouxa de Harry, Vernon Dursley; John
Hurt (Sr. Olivander), Helen McCrory,
a mãe de Draco, Narcisa e o saudoso Alan
Rickman como o Professor Severus Snape. Aqui o Voldemort Ralph Fiennes conta como foi chamado
para viver o personagem e que sua irmã Martha foi enfática para aceita-lo. Ao
mesmo tempo, explica o processo para encarna-lo. O tom de voz, jeitos e olhares.
Faz uma homenagem a Rickman, diz que
a interatividade em cena era uma troca de experiências e que aprendeu muito com
ele.
O melhor momento fica para o momento muito esperado pelos fãs, o beijo entre Rony e Hermione. Onde vemos na saga, o crescente amor entre eles. Porem nunca demonstram. Até que chegou a hora. Na câmara secreta em Hogwarts, o casal precisa destruir uma das Horcruxes de Voldemort. Eles conseguem, com a tensão vivida, finalmente eles se declaram um para o outro. David Yates explica que Rupert e Emma precisam se concentrar. Mas para os dois é uma situação complicada. O que viveram nos dez anos dentro dos sets de filmagem na saga, criaram um vinculo de irmãos. Depois várias risadas, brincadeiras e cortes de cena, finalmente “O Beijo” acontece.
J.K. Rowling surge em entrevistas gravadas em
2019. Ela não aceitou participar do documentário e por causa de suas
declarações polemicas nas redes sociais sobre transfobia. Porem ela é citada
por todos como uma pessoa apaixonada e carinhosa. Mandando mensagens ou bilhetes
de incentivo para o elenco. Daniel, Emma e Rupert reiteram a força da amizade deles e o clima familiar dentro
da saga. Onde um cuidava do outro. Tanto elenco quanto a equipe da produção.
Tendo a noção de que participaram que deixou sua marca na sétima arte.
Comentários
Postar um comentário