Pular para o conteúdo principal

"LICORICE PIZZA" de Paul Thomas Anderson

Paul Thomas Anderson se destacou com os dramas “Boggie Nights: Prazer Sem Limites (1997)”, que se baseou na vida do lendário ator pornô John Holmes, e “Magnolia (1999)”, este trazendo histórias de pessoas que não tinham nada em comum e que se conectam ao final da película. Desde então, Anderson nos trouxe um leque de trabalhos como o romântico “Embriagado de Amor (2001)”, e focando em nossas virtudes e falhas como ser humano em “Sangue Negro (2007)”, “O Mestre (2012)” e “A Trama Fantasma (2017)”. Ele é um dos poucos cineastas que ainda fazem o chamado “cinema de autor”. 

Isto é, escreve e dirige o que imaginou, lhe conferindo um estilo próprio. Estética e visão pessoal sobre o que é visto. Assim chegamos ao seu novo filme, “Licorice Pizza (2021)”. Com sua história ambientada nos anos 70, mais precisamente em San Fernando Valley (Califórnia). Onde temos os jovens Gary Valentine, feito por Cooper Hoffman, este é filho do finado Philip Seymour Hoffman, e Alana Kane, interpretada por Alana Haim. Ela é assistente de fotografia, ainda não se encontrou pessoalmente e profissionalmente na vida.  Eles se conhecem na escola que Gary estuda e Alana está ajudando o fotografo local a tirar fotos dos estudantes. Ele se encanta por ela, já Alana vê graça nisso e dá corda quando Gary marca um encontro com ela.

Deixando bem claro a diferença de idade entre os dois. Gary prestes de completar 16 anos e Alana com seus vinte e poucos anos, de família judia e a mais nova das irmãs. Com encontro marcado no restaurante que Gary frequenta com a mãe e o irmão mais novo, ali iniciam uma amizade. Ele é ator amador e deseja ser famoso. Para isso, vai a uma viagem para participar de uma apresentação ao lado de Lucy Doolittle (Christine Ebersole, uma alusão à Lucille Ball). A mãe não pode acompanha-lo, assim pede à Alana para irem juntos. Já que ela é maior de idade. Apesar dos dois interagirem, Alana se encanta por Lance (Skyler Gisondo).Até engatam um namoro, que terminou como começou, num piscar de olhos. 

Enquanto isso, Gary vislumbra uma chance de ser bem sucedido financeiramente, vender colchas d’agua. Pede que Alana seja sua sócia. Ela concorda de imediato e dai o clima entre os dois começa a esquentar. Ele alimenta um amor por Alana, já ela se sente em uma duvida sobre isso. Fora a diferença de idade. Entre idas e vindas, os dois não se declaram um para o outro. Assim temos o conto de “Licorice Pizza”. Aqui Anderson tem a chance de exibir o amadurecimento de Gary da adolescência para a vida adulta. De modo leve e bem real, vemos como o jovem interprete se enxergando com otimismo o próprio futuro. Vislumbrando o amor de sua vida, Alana.


Esta se destaca sendo ela mesma. Sua naturalidade em cena chama a atenção do espectador. Tanto Alana quanto Cooper são estreantes no cinema.  Os dois exibem uma sintonia juntos. Alana possui uma história engraçada. Sua mãe Donna foi professor de artes de Paul Thomas. Inclusive ela, o marido Moti e as irmãs dela Danielle & Este estão no filme sendo os próprios. Com elas formam o power trio Haim, que inclusive teve clips dirigidos por Anderson e dai a ideia para escrever o roteiro de “Licorice Pizza” com Alana como atriz principal.  

Seu titulo é uma homenagem à loja de vinil em San Fernando Valley (Califórnia), bairro onde o cineasta nasceu e foi criado. Uma clara referencia pessoal. Bem como Gary. É baseado em seu amigo de infância que como o personagem atuou com Lucille em “Os Meus, Os Seus e Os Nossos (1968)”. Para acompanhar a jornada de Gary & Alana temos o melhor do rock daqueles tempos como “Let Me Roll It (Paul McCartney & Wings)”, “Life on Mars (David Bowie)”, "Lisa, Listen to Me (Blood, Sweat & Tears)" e “Peace Frog (The Doors)”.


Licorice Pizza” tem as participações especiais de Sean Penn e Tom Waits como Jack Holden (aka William Holden) e Rex Blau (aka Mark Ronson) respectivamente. Em uma sequencia impagável que recriou a cena do filme que trabalharam juntos, “As Pontes de Toko-Ri (1954)”. DETALHE: num campo de golfe. Junto a eles, temos o galã Bradley Cooper como o produtor Jon Peters, namorada de Barbra Streisand. Ele tem que se encontrar com a cantora. Há um porém, os EUA vivem uma crise no petróleo. Assim os postos de gasolina de lá estão passando por racionamento. Uma pessoa eloquente e bem inconveniente. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c