Pular para o conteúdo principal

"POR BAIXO DO CAPACETE: O LEGADO DE BOBA FETT"

A mitologia em volta da saga Star Wars de seu “CriadorGeorge Lucas é algo imensurável. Algo que nem ele próprio imaginaria em seus sonhos. O que era para ser uma opera espacial sobre um rapaz que deixa de ser apenas um rapaz que cuidava da fazenda do tio no planeta deserto Tatooine para se tornar o Último Jedi e restaurar a liberdade na galáxia. Uma ordem de guardiões que cuidava da paz na Velha República antes da Era Negra do Império Galáctico de Palpatine com bem diz um envelhecido cavaleiro jedi Obi-Wan Kenobi ao jovem Luke em “Uma Nova Esperança (1977)”. Assim tinha inicio a saga que bem conhecemos hoje.

O Lorde Negro da Força Darth Vader, a Princesa Leia Organa, o contrabandista charmoso Han Solo, o wookie Chewbacca e os adoráveis C3PO & R2D2 são alguns dos personagens que marcaram a história da saga, bem como a da sétima arte. São nomes estão definitivamente marcados. E um dos poucos que conseguiu chegar próximo disso, é o caçador de recompensas Boba Fett. Até então surgido como aquele que leva Han Solo congelado em carbonite para Jabba The Hutt, por causa de uma recompensa pela cabeça de Solo, vivo ou morto. 


Uma breve aparição e poucas falas em “O Império Contra-Ataca (1981)”, foram suficientes para cativar os fãs e assim criarem as mais variadas teorias sobre ele e suas origens. A aura criada em volto dele, deixou Lucas e o pessoal da Lucasfilm surpresos. Deixando sua participação em “Retorno de Jedi (1983)” ainda mais impactante. Quando Luke e seus amigos vão encalço de Han, sob o poço que é a morada do monstro Sarlacc. Conseguem salva-lo, porem ele atinge sem querer o jetpack de Boba. Que sai voando sem direção e bate na nave de Jabba, a Sail Barge, caindo direto na boca do monstro. A dúvida pairou no ar por mais de quarenta anos: se o intrépido caçador de recompensas conseguiu ou não sobreviver ao trágico destino? O próprio George deixou a resposta no ar por esse tempo, até ser respondida recentemente. 

Ao final do primeiro episodio da Segunda Temporada de “The Mandalorian (2020)”, eis que surge Boba Fett. Interpretado por Temuera Morrison, que retorna já fez o pai do personagem Jango Fett em “Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)”. Dai temos o documentário “Por Baixo do Capacete: O Legado de Boba Fett (Under The Helmet: The Legacy of Boba Fett, 2021)”, lançado no Disney Day pelo seu canal streaming Disney Plus. Aqui vemos sua origem através do olhar de Lucas, Joe Johnston, que fez os primeiros desenhos, e Dwayne Dunham, assistente de edição. 


Este último vestiu a primeira versão da armadura do caçador de recompensa. Com direito a apresentação do engenheiro de som, o mítico Ben Burtt. Mais tarde seu protótipo se tornaria uma das mais raras e procuradas action figures entre os colecionadores. No caso, ela era totalmente branca. De acordo com Johnston, a ideia inicial de Lucas era uma tropa de stormtroopers mais aprimorada do que a bem que conhecemos. Mas devido ao orçamento reduzido, acabou sendo a um. Dai a duvida, o que fazer com ele? 

George decidiu que ele se tornaria o caçador de recompensas conhecido mundialmente. Tendo a ideia de testa-lo em uma parada na cidade em que morava na época, San Anselmo (Califórnia). Ao lado de Darth Vader, rouba a atenção dos presentes.  Antes disso, foi introduzido no infame especial de natal, “The Star Wars Holiday Special (1978)”. Sendo inserido nos filmes e ganhando notoriedade pelo mistério envolta à sua persona. O próprio Lucas, e Johnston concordam, não era necessário em se aprofundar na sua história. 


Foi interpretado por Jeremy Bulloch. Ele obteve o papel por intermédio de seu meio-irmão Robert Watts, produtor de “O Império Contra-Ataca”. Ganhando notoriedade e participando de várias convenções de fãs da saga até nos deixar em 17 de dezembro de 2020. Ele sofria da doença de Parkinson e faleceu no hospital que estava sendo tratado ao lado da família. Mais tarde, foi desenvolvida em “Ataque dos Clones” com o pai de Boba, feito por Temuera Morrison, Jango Fett e Daniel Logan fazendo o papel como o clone que não foi alterado geneticamente. As lendas em torno do personagem estavam de volta e agora com os fãs ansiosos em saber o que houve com ele após os eventos vistos em “Retorno de Jedi” no mar de dunas em Tatooine. 

Respondida com sua participação em “The Mandalorian”. Agora saberemos mais sobre ele na serie “O Livro de Boba Fett (The Book of Boba Fett, 2021)”, que estreia 29 de dezembro deste ano. Como bem vimos na cena pós credito do ultimo capitulo da segunda temporada de “The Mandalorian”, ele assume o trono de Jabba. Ao abater Bib Fortuna, que acreditava ser o novo rei do crime da galáxia. Ledo engano, agora será Bobba que dará as cartas e a caçadora de recompensas Fennec Shand (Ming-Na Wen, a agente Melinda May de “Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., 2013 a 2020”) como guarda-costas e conselheira. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c