A história do rock no Brasil, bem como da musica popular brasileira, estão entrelaçados. E recentemente um dos seus maiores representantes celebra 40 anos de existência. No caso, o power trio “Os Paralamas do Sucesso” formado por Herbert Vianna (Voz & Guitarras), Bi Ribeiro (Contrabaixo) e João Barone (Bateria). Para comemorar temos o documentário “Os Quatro Paralamas (2020)” dirigido por Roberto Berliner & Paschoal Samora. O primeiro registra a história da banda desde seus primórdios como o primeiro show no Circo Voador (RJ) em 1983. Formado em 1981, os três falam como iniciaram na musica e a duvida fica no ar, por que “Os Quatro Paralamas”?
A resposta é o empresário José “Zé” Fortes, ele é o Quarto Paralama. Amigo de faculdade de Herbert, um grande apreciador de musica. Como o próprio diz no documentário, sem qualquer tipo de aptidão para tocar um instrumento, aceitou o convite de Vianna para gerenciar o recém-formado grupo. Com total consentimento de Joao e Bi. A amizade surgiu na carona dada por José a Herbert. No aparelho de som instalado no carro, eles ouviam as fitas cassetes gravadas por Zé e perceberam que tinham muito em comum musicalmente.
Assim vemos um forte vinculo de amizade que dura ate hoje. Indo além do profissionalismo, nas palavras de Zé: “Nunca pensei em ver a banda acabar. Nem no acidente do Herbert. Os nossos maiores amigos entre nós quatro somos nós quatro. Isso é raro. Nós vivemos juntos mais do que uma família”. A qualidade das imagens da época registradas por Berliner deixar um pouco a desejar, gravadas via VHS. Unida com os vídeos clips oficiais como “Alagados” e a mítica apresentação na primeira edição do Rock in Rio em 1985. Que impulsou a carreira do trio, onde excursionaram por todo o país.
E se apresentariam bastante na terra dos Hermanos, Argentina. Num papo aberto e franco, no quarto que ensaiam na casa de Bi. Os quatro deixar a conversa fluir, relembrando os altos e baixos de sua carreira. Ao remexerem o baú de lembranças, fotos do começo. Tiradas pelo próprio Bi e Mauricio Valladares, que se tornou o fotografo oficial deles. Com imagens registradas em todos os álbuns da banda, órgãos de imprensa e redes sociais. Junto a ele, temos o tecladista João Fera. Que dá seu testemunho ao lado dos Paralamas. Roberto é respeitoso ao falar sobre o acidente que vitimou a esposa de Herbert, Lucy Needham. Ao mesmo tempo, deixou sequelas em Vianna como a paralisia nas pernas.
O documentário deixou seu recado nos festivais que esteve presente em 2020, mesmo com a pandemia da Covid 19. Transmitido online nas plataformas streaming e agora disponibilizado no canal das redes sociais Netflix. Em “Os Quatro Paralamas” temos um testemunho honesto de uma amizade duradoura, que apesar de todos os percalços que viveram, só a deixaram ainda mais forte e os momentos de alegria vindos dela, a ratificam.
Comentários
Postar um comentário